ESSA É DE LASCAR ...

Após quase 3 anos do escabroso governo do seu afilhado Zé Filho o ex-prefeito Antônio Berto Carreiro, tenta dissuadir a população Igarapeense que não cogita mais votar no seu grupo político por que não quer mais ser enganada e esta cansada das falsas promessas que já perduram por mais de uma década “chega” diz o povo, porém ABC que diga-se de passagem afundou o governo do afilhado em dividas, atrasos de pagamento de funcionários, calote no comercio, descrédito junto a aliados e outras mazelas mais, que se eu fosse falar isso iria virar um livro. ABC transformou isso tudo em uma tática para ele voltar ao poder que por vias de fato ele nunca o deixou. Mas isso tudo pode ter sido um enorme tiro que saíra pela culatra e agora ele pode estar em maus lençóis.
Segundo ABC do alto de sua empáfia só ele e somente ele seria o salvador da pátria em Igarapé do Meio, como prefeito se eleito colocaria as coisas nos eixos e Igarapé do Meio iria prosperar coisas que nunca aconteceu em nossa cidade. Ele sem duvida nenhuma se acha “O Intocável”, só lembrando da lei da ficha limpa, da qual ABC diz não ter nenhum medo pois ele tem as costa quentes com os “Sarneys” e que tem gente mexendo os “pauszinhos” por ele lá dentro dos tribunais (TCE,TCU,STF) pense num homem articulado.
Depois de ter jogado o nome do afilhado na lama, já tentou emplacar o nome da mulher, do filho, de um sócio, de um babão particular e agora por ultimo até do seu laranja (citado em processos investigado pela policia federal por denuncias feitas por Sandro Nobre lembram-se dele?), e nada de ninguém decolar nas pesquisas. Enquanto isso a oposição espera atônita pela definição da “situação” para ai sim decidir quem vai disputar com quem.
O que é de lascar mesmo é que só entende a relação de Antônio Berto com seu afilhado Zé Filho quem já assistiu ao filme – O poderoso Chefão (THE GOODFATHER) Parte I,II,III.O cara fica assistindo o “PADIM” dele detonando seu mandato e sua honra e não faz nada, ou por temer ou por gratidão e quanto ao povo esse sim ele destila toda sua ingratidão.

Texto Retirado do facebook de "Caligula"

Conselhos Tutelares Resgatam Criança em Igarapé do Meio

Uma criança de apenas 03 meses, de pais separados, acabou sendo levada para Igarapé do Meio pelo pai ontem (27), e o caso acabou sendo caracterizado como sequestro.

Através de mandado da justiça a Polícia Militar de Igarapé do Meio foi acionada e acompanhou o conselho tutelar de Monção, juntamente com o conselho tutelar de Igarapé do Meio, a casa de parentes do acusado ao bairro Vila Ubiratam, aonde estava a criança.

Segundo informações o motivo do feito seria pelo fato de constantemente os pais brigarem; acredita-se que por causa da criança.
O pai esta foragido até o momento.

mais informações na edição impressa
 

Editorial - PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO TENTA DENEGRIR REDATOR CHEFE DO JORNAL 'A CORDA'


Um certo pré-candidato a prefeito de Igarapé do Meio esta tentando denegrir a imagem do redator e fundador do Jornal 'A CORDA'. Ele anda falando pela cidade que o Jornal dependia dele e que o dono do mesmo Jornal estaria passando fome quando o conheceu. Segundo soubemos, ele fala ainda que dava dinheiro dentre outras coisas. Estamos apurando os comentários e reunindo algumas testemunhas para abrir um processo na justiça contra o pré-candidato a prefeito.
O Jornal 'A CORDA' irá completar neste ano de 2012, 4 anos que leva ao povo de Igarapé do Meio informação seria e verdadeira. Hoje temos a certeza de que nosso trabalho é bem aceito pelas comunidades e prova disso foi a aproximação de politicos, empresários, lideres de comunidades, bem como o povo em geral. Lamentamos profundamente o fato de muitos que estão inseridos na política local não entender que nosso trabalho não diz respeito a político A ou B; este político que pansa assim em nosso entendimento, não merece ter oportunidade neste município.   
Exigimos respeito, pois todos sabem que trabalhamos com seriedade e repudiamos qualquer tipo de ataque pessoal. Pedimos que o senhor pré-candidato faça o seu trabalho que faremos o nosso, onde simplesmente é de informar o povo.

A Redação

É Tempo de Pomposas Inaugurações

É tempo de grandes obras e de pomposas inaugurações. É tempo de campanha política. É ano de eleições municipais. Portanto, se você é prefeito e quer sair bem na foto, pegue aquela obra parada desde o início do mandato e termine-a agora! Não perca tempo! 

Caso não tenha (por algum motivo perfeitamente justificável) verba suficiente para concluir essa obra inacabada, use aquela outra que foi inaugurada sem festa e passe uma mão de cal. Depois, o principal, anuncie em carros de som, em jornais impressos e na televisão. Se preferir pode anunciar neste blog. O que não pode é ficar no anonimato a essa altura do campeonato. 

Compre fogos de artifício, contrate um banda de pagode e swingueira e outra de forró. Convoque todos os puxa-sacos para ladeá-lo. Mas, não esqueça do sorteio de brindes. Vá até aquela loja do companheiro e consiga uns ventiladores, batedeiras, sanduicheiras e outros trecos para sortear. Depois, basta enfeitar a obra com balões e uma faixa bonita. Pronto! Você é o cara! Tem muita criatividade, força de vontade e tempo a perder. Só não tem uma coisa: O meu voto!
Se precisar de exemplo para ajudar na imaginação, dá uma olhada na façanha que o prefeito de Caririaçu, no estado do Ceará, conseguiu fazer. Esse merece um oscar!
Prefeito Inaugurando Orelhão


 

fonte: notasdodanielaguiar


SANTA INÊS COMEMORA 45 ANOS DE EMANCIPAÇÃO


Santa Inês - Hoje é dia de muita alegria para Santa Inês, uma cidade classificada por muitos como princesa do vale do pindaré. Um ex-município "colônia" de Pindaré-Mirim e que hoje domina o comércio regional. Muitas autoridades, sejam elas politicas ou não, estão neste momento dando os parabéns a esta tão bem localizada cidade.
Pode até ser um momento de muita alegria para Santa Inês, porém muitos habitantes daquela cidade, buscam um pouco de respeito, emprego, saúde e um espaço nesta sociedade que só visa o lucro em cima daqueles que não tiveram oportunidade.

PARABÉNS SANTA INÊS E PARABÉNS MAIS AINDA A SEU POVO QUE RESITE AO DESCASO QUE A ANOS TU VENS SOFRENDO

Igarapé do Meio - SAÚDE PRECISA URGENTIMENTE DE TRATAMENTO

A saúde pública em Igarapé do Meio é uma questão que necessita de mais atenção dos órgãos competentes. A realidade nos mostra uma cidade desestabilizada onde as políticas públicas são incoerentes e desrespeitam a sociedade. É vergonhoso ver que mãe, pais ou avós saiem com crianças na madrugada embusca de atendimento médico ou odontológico e muitas das vezes não tem médico ou dentista.


Ambulância Largada Atrás do Hospital
Estamos diante de uma situação onde a vítima desse caos público somos nada mais, nada menos que nós mesmo, ou do povo oprimido? A falta de estrutura e de organização são um dos muitos problemas que afligem a saúde dos igarapeenses. Note na foto acima uma das ambulância largada nos fundos do Hospital Municipal José Liberato. 
Hoje (12/03/2012) muitas pessoas foram ao hospital publico para extrair um dente, porém por falta de organização, o povo que estava no hospital, muitos deles havia chegado as 4 da madrugada, foi mandado embora para que só a tarde pudessem ser atendido. O motivo do dentista Drº Neivaldo não ter atendido o povo foi simplesmente porque não apareceu ninguém para auxiliar-ló.
O profissional disse a nossa reportagem que havia um tipo de reversamento naquele dia (segunda dia 12 de março), mas que quando era uma funcionaria (não será dito seu nome) acontecia com frequência.
Será que uma reforma administrativa é essencial na saúde de Igarapé do Meio?
mais informações na edição impressa. 


A Incompetência do Governo Frente a Greve


Os professores de Monção estão em greve a quase uma semana.
O movimento cresce a cada dia, ganhando principalmente, o apoio popular.
Tarefa que convenhamos não seria muito difícil, já que o governo Paulinha (PV) anda bem desgastado.
Mesmo com a chegada do secretário Jesiel Araújo, as coisas não melhoraram. A prefeita continua nadando em um mar de rejeição.
E neste caso, a greve acaba ajudando a afundá-la ainda mais.
Não foi feito um único gesto do atual governo para que se evitasse o movimento.
Achou-se erroneamente que tudo estava controlado, e que os educadores aceitariam pacificamente a situação degradante que muitas escolas da cidade se encontram.
Também achou-se erroneamente, que a classe dos professores não reagiria frente a demora na questão do tal abono e de outras questões salariais.
O movimento no fim das contas, acaba sendo justo e válido. Claro, que alguns tiram um proveito eleitoral, mas a maioria está lutando mesmo por dias melhores.
E o governo incompetente, deixa o movimento crescer ainda mais, ganhar mais adesões, sem tomar uma única providência.
Ainda bem que existe prazo de validade em toda administração municipal, com chance de renovação.
Só que nesta administração, dificilmente será renovado.

fonte: blogdojp.com

Avenida Principal de Igarapé do Meio em Descaso Total

A Avenida Nagib Haickel no município de Igarapé do Meio encontra-se com muitos buracos e um dos lados foi interditado com britas, como mostra a foto abaixo.
repare que ao fundo da imagem você observa as britas.
 Este é o lado da avenida que fica um hotel e a casa que mora um vereador e a secretária do município. Repare nesta outra foto (abaixo) que de tanto os carros usarem o calçadão para se livrar dos buracos, acabou ficando assim:
buraco deixado pelos carros e assim mesmo ficou até agora (07/03/2012)
Agora mostraremos como esta o outro lado da Avenida. Não deixamos de notar que enfrente a um restaurante tem um buraco cheio de água. O outro lado desta mesma avenida também foi interditada com britas e por isso muitos motociclistas usam o calçadão como pista.
este buraco fica enfrente ao restaurante
 Esta poça d'água (foto acima) fica enfrente a um restaurante e próxima da secretária de meio ambiente. Agora veja a foto abaixo.
uma das entradas que dá acesso a Avenida
 Esta é uma das entradas que dá acesso a Avenida e, repare logo ao fundo que temos a prefeitura.
Umas imagens valem mais que milhões de palavras. na edição impresa mais informações. 

Deputado Federal Ribamar Alvez Não Desistirá da Disputa à prefeitura de Santa Inês

Deputado Ribamar Alvez

Saiu uma reportagem no Jornal o Estado do Maranhão, domingo (26/02) dando o ponto de vista de que o então Deputado Federal Ribamar Alvez (PSB) não seria candidato e que sua esposa Luana Alvez seria a candidatadando a disputar a prefeitura de Santa Inês.
         Alguns blogs comentaram a informação e ainda dizem que Ribamar Alvez esta sumido de Santa Inês. Ribamar Alvez esteve os dois dias de carnaval em Santa Inês e está em São Paulo acompanhando o irmão Luis Carlos que encontra-se doente.
Ribamar negou a informação e disse só não é candidato “se Deus não quisesse.”

VEJA FOTOS DO ARRASTÃO DE ONTEM DOMINGO DE CARNAVAL

Ontem domigo de carnaval, o povo de Igarapé do Meio foi as ruas para o arrastão. Confira as fotos.


5ª EDIÇÃO DO JOGO DAS ESTRELAS ACONTECEU EM BELA VISTA DO MA

A 5ª edição do jogo das estrela aconteceu nesta manhã na cidade de Bela Vista do Maranhão, por volta das 9h:30min. Participaram do jogo jogadores profissionais de vários estados como: Belém, Rio de Janeiro e Amapá; além de jogadores de Santa Inês, Igarapé do Meio, Pio XII e Bela Vista.
Segundo o organizador do evento Evaldo Silva, o jogo acontece todo sábado de carnaval.
O jogo terminou com o placar de 3 para o Estrala Branca e 2 para o Estrela Verde

Jogo das Estrelas
 

PREFEITO INAUGURA ESCOLA EM BELA VISTA

O prefeito Zé Augusto de Bela Vista do Maranhão, inaugurou na manhã de hoje (17/02/2012) uma escola que recebeu o nome de seu falecido irmão, Pedro Veloso. Na solenidade de inauguração estavam presentes parentes do prefeito, bem como seu primo o deputado federal, Alberto Filho.
Alberto Filho

      O deputado estadual J. Pinto esteve presente e em seu discurso falou de quando Bela Vista ainda estava se transformando e que foi o atual prefeito quem arrumou tudo.
J. Pinto
  A Escola Dep. Pedro Veleso tem laboratório de informática, laboratório de ciências e matemática, biblioteca e um espaço muito amplo.
laboratório de informática
  mais informações na edição impressa.

VEREADOR ANTÔNIO DO ANASTÁCIO LANÇARÁ UM CANDIDATO DA FAMILIA

O vereador Antônio do Anastácio do PMDB, não será candidato nesta eleição de 2012. Porém irá lançar um candidato a vereador da família.
Antônio do Anastácio
O vereador conta que “deixará” o cargo de vereador para uma pessoa da família, pois entende que é a vez de outra pessoa.
Antônio do Anastácio conta ainda que não deixará de ajudar os amigos e que a política sempre fará parte de sua vida. “Sempre Ajudei meus amigos, mesmo antes de ser vereador!”, afirma ele.
Só resta a população aguardar as convenções e ficar na curiosidade de quem será o nome lançado pelo Vereador Antônio do Anastácio.

DENUNCIA - Gado é Abatido em Matadouros sem Estrutura

Ontem por volta das 17h saimos pela cidade em busca de saber como o gado em Igarapé do Meio é abatido. Constatamos o que parte da população já sabia; não tem matadouro adequado para o abate.

A carne é transportada em uma carroça
  Como você pode observar a foto, a carne é transportada em uma carroça, que é forrada com palhas. Outra coisa que acontece neste matadouro é que parte do sangue e outros caem no Igarapé que fica bem próximo.

Repare que logo atrás esta o Igarapé

Em outro "matadouro", que fica bem próximo a BR 222, o gado é morto com um machado e chega em cima de uma caminhonete.

Gado chega em caminhonete
Depois que tiram ele da caminhonete, amarram no tronco e depois acertam o machado no bicho. O que mais impressiona é o fato de terem crianças assistindo tudo.
Conversamos com o presidente da câmara dos vereadores e ele falou que vários vereadores deram entrada com o pedido de construção do matadouro publico, isso desde a gestão passada. Resta agora ver o que o ministério público vai faver depois que olhar as imagens.


mais informações na edição impressa.

PRECONCEITO OU FALTA DE ORGANIZAÇÃO

Jogar em campeonatos em Igarapé do Meio é coisa pra homem; pelo menos é o que deixa claro a secretária de esportes, que esta no comando do Prof° Gil. Pois nestes 3 anos que o secretário se encontra a frente da secretária nunca foi organizado um campeonato femenino no município.
Os campeonatos organizado pela secretária de esportes e juventude, além de não incluir as mulheres, deixa de fora os amantes do futsal, volêi e outras modalidades.

mais informações na edição impressa

Blitz Realizada por PMs Aprende Arma de Fogo em Igarapé do Meio

Prefeito ao telefone


A policia  militar de Santa Inês, juntamente com a força tática realizaram uma blitz ontem por volta das 12h na cidade de Igarapé do Meio. Logo na chegada da cidade os PMs encostaram em um bar e pediram para que as pessoas ficassem de pé e para que erguessem as mãos. No meio destes cidadões estava o então prefeito da cidade, que comemorava, o que tudo indicava, a vitoria de seu time minutos antes.
Na revista, sengundo informações, foi encontrada uma arma de fogo, que ainda não foi revelada para nossa equipe de quem seria. O prefeito assinou um documento, juntamente com outro senhor.

mais informações na edição impressa

DENUNCIA: Igarapé do Galvão Esta Sendo Aterrado


O Igarapé do Galvão conhecido por algumas pessoas por Igarapé do Amadeus corre o risco de ficar extinto. O fato é que um dono de uma propriedade, localizado as margens da vicinal que liga Igarapé do Meio ao povoado Goiaba, esta desmatando a vegetação e jogando o lixo dentro do corrego do Igarapé.
Entremos em contato com o secretário de meio ambiente (ontem 31/01) que nos informou não ter conhecimento do caso e iria apurar, pois naquele momento estaria em Santa Inês. Tentamos falar com o secretário hoje e não atendia o telefone.

olhe mais fotos deste caso em nosso face

www.facebook.com/jornalacorda

mais informações na edição impressa 



PRECISAMOS FICAR DE OLHO

Nos últimos anos, graças à pressão de setores da sociedade civil organizada, o Brasil aumentou significativamente os recursos destinados à educação, mas ainda não conseguimos fiscalizar bem a aplicação correta dos repasses. Veja em 2011, o município de Igarapé do Meio recebeu do Fundeb R$ 10.548.997,21, e nos perguntamos? Por que os salários dos servidores estão saindo sempre com atraso? Por que com tantos recursos os professores não receberam abono? Não houve sobras??? Só a gestão publica municipal sabe. E o Conselho do Fundeb? Há vocês devem saber que em 2010, eu representando os professores fui escolhido membro desse conselho e fui eleito presidente do mesmo, mas na hora de analisar a prestação de contas ‘o parecer’ da mesma foi levado na residência de todos os demais membros menos na minha e todos assinaram sem sequer ver a papelada. Por que isso aconteceu? Só a gestão publica municipal sabe. Eu denunciei isso ao ministério público. Em 2011, pela primeira vez a gestão pública disponibilizou a papelada para o conselho, eu agora na condição de membro do conselho tive acesso à papelada, analisei apenas as receitas e gastos do mês de maio de 2011, pois a gestão pública abortou nossa reunião prometendo agendar outra que nunca mais foi marcada. Por que isso aconteceu? Só a gestão publica municipal sabe. Se for aprovada essa prestação de contas saibam, eu representados os servidores públicos da educação no conselho não assinei a mesma.

Professor Juca
 
texto publicado no grupo Igarapé do Meio Noticias no facebook por Eduardo Pontes

Mantida audiência de cassação de Roseana


 O juiz federal Nelson Loureiro, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, negou ontem (23) o pedido de adiamento da audiência de cassação da governadora Roseana Sarney, formulada semana passada pelo vice-governador Washington Oliveira, e manteve para o dia 27 próximo (sexta-feira) a audiência das testemunhas no processo em que ela é acusada de praticar abuso de poder político e econômico nas eleições nas 2010.
A justiça negou ainda o pedido para que a carta de ordem do Tribunal Superior Eleitoral voltasse ao juiz Sérgio Muniz, que havia permanecido com o processo por mais dois meses e não conseguiu marcar a audiência, como mandou o ministro Arnaldo Versianne, das testemunha de defesa da governadora.

Jornal pequeno on-line

CAMPANHA - AJUDE A MANTER O JORNAL NO AR

Com o objetivo de deixar sempre o povo informado, que nós do Jornal 'A CORDA' - Informação que Amarra; resolvemos dar inicio a campanha: "AJUDE A MANTER O JORNAL NO AR".
O objetivo desta campanha é pedir ajuda aos nosso leitores, tanto na internet como do Jornal Impresso, para que  continuemos a postar as informações no facebook e para que  você tenha informação rápida, estamos usando um celular.

Ajude a manter o Jornal 'A CORDA' no AR. Doe recarga em créditos de qualquer valor para o numero: 

 (98) 8869 - 8564 - Operadora é OI

toda ajuda é muito bem vinda
passe esta mensagem a diante e contribua

QUE OS MENTIROSOS NÃO ME PERDOEM, POIS A VERDADE É FUNDAMENTAL: O MAQUIAVELISMO VIVO E ATUANTE NA POLÍTICA PIODOZENSE.

Quem nunca ouviu falar em Nicolau Maquiavel, um eminente filósofo italiano nascido na segunda metade do século XV e morto no início do século XVI, cuja principal obra, O Príncipe, é uma das obras primas da literatura política mundial não se preocupe, pois em rápidas e contundentes pinceladas vamos apresentá-lo tendo como pano de fundo o modo de fazer política na cidade de Pio XII.
Maquiavel em seu Príncipe deixa bem claro que não escreve acerca do dever-ser da política, mas como ela o é. Desta feita, pontua que a moral cristã não se adéqua ao fazer político; pois, enquanto o cristianismo prega valores como o amor, a justiça, a verdade, a honestidade,... a política deve se guiar por leis que lhes são próprias a fim de que o principal interesse seja alcançado, a saber, o manter-se no poder. Para se manter no poder o príncipe, se assim o desejar, pode mentir, matar, enganar, roubar, omitir a verdade,...
Maquiavel revela a verdade nua e crua do modus operandi político de sua época. Mas não só. Ao que nos parece, mutatis mutandi, o fazer político não mudou muito de lá pra cá. Em Pio XII, por exemplo, vemos resquícios do princípio maquiavélico em plena ebulição. A atual administração visando a todo custo manter-se no poder não sente o menor remorso em brincar com a verdade segundo seus próprios interesses. E isto é fato. Há alguns meses o pré-candidato da oposição ao governo atual daquela cidade, Paulo Veloso, foi julgado em primeira instância pela juíza da 87ª zona eleitoral, Dra. Josane Araújo Farias Braga, que suspendeu os direitos políticos do reú; e, como em primeira instância, competia ao réu recorrer da decisão da magistrada, o que este o fez tão prontamente. Ocorre que a atual administração de Pio XII não possui um nome forte que emplaque politicamente; além disso, o grupo dominante, desgastado por oito anos de contendas e conflitos, vive um racha dramático (vez que o próprio atual vice-prefeito assume aos quatro ventos ser pré-candidato em oposição ao grupo que o elegeu). Desta feita, Paulo Veloso destaca-se nas pesquisas eleitorais elaboradas naquele município. Com a decisão da magistrada os correligionários da atual administração não pensaram duas vezes: vamos publicar. Até aí tudo bem, pois respeite-se a liberdade de imprensa. Contudo, um dos princípios do jornalismo, conforme a UNESCO é o “Direito das Pessoas de Retificar Informação”, ou seja, as pessoas e os indivíduos têm o direito de adquirir um quadro objetivo da realidade por meio de informação precisa e compreensiva. Mas não foi isso que aconteceu! Publicaram meia-verdade (se é que este termo existe). A intenção clara era afirmar que Paulo Veloso não seria candidato. Não noticiaram que este recorreu à decisão, cabendo a instâncias superiores decidirem o caso. Mas o mais gritante não está aí, ainda. Tendo seus bloggers publicado esta “meia-verdade” partiam para as comunidades da zona rural e mostravam as páginas publicadas para os menos informados e sofisticamente argumentavam que Paulo não era candidato e ponto final. Manipulavam maquiavelicamente a informação, contradizendo assim aquele princípio régio do jornalismo aqui citado.
Outro caso vem agora à tona. Tendo a Polícia Federal estado em Pio XII recentemente, alguns policiais que já conheciam a cidade da época em que Raimundo Nonato Jansen Veloso (pai de Paulo Veloso) foi prefeito daquele município, resolveram encostar em sua residência para uma visita de cortesia. Os blogueiros de plantão da atual administração souberam do fato e não hesitaram em publicá-lo dando o tom de que lhes aprazia, contradizendo novamente o princípio jornalístico aqui citado e, taciturnamente voltando a proceder maquiavelicamente.
De tudo isto pode-se depreender que, queiram ou não, o maquiavelismo impetrado pela manipulação ostensiva e corriqueira da verdade por parte do governo piodozense é fato. E como tal, tem como objetivo claro a manutenção do poder, mesmo que para tanto os princípios régios da moralidade como o zelo pela verdade dos fatos sejam subtraídos ou negados. Mas, parafraseando Vinícius de Moraes: os mentirosos que não me perdoem, pois a verdade é fundamental.

Muito Lixo e Coleta Muito Pouca

Praça serve como de lixão

O inverno chegou e caso o poder público municipal não tome uma atitude, a chuva abençoada por Deus pode trazer muitos problemas para a comunidade.
Observem (foto) que uma praça abandonada pela prefeitura, serve hoje para que as pessoas jogem lixo. Porém o problema não esta meramente nos que jogam lixo ali e, sim no governante da cidade de Igarapé do Meio, que por sua vez, não tem organização e não manda coletar com frequência o lixo das ruas.


mais informações na edição impressa 

POPULAÇÃO DE IGARAPÉ DO MEIO SOFRE COM ONDAS DE ASSALTOS

foto ilustrativa


Uma cidade com pouco mais de 11 mil habitantes, sofre a cada dia com a falta de segurança pública! Igarapé do Meio tem apenas 16 anos, mas já pode entrar para a lista das cidades com alto indice de criminalidade. A Polícia Militar de Igarapé do Meio prendeu na noite de quarta-feira (04/01/2012), cinco homens, entre eles um menor, acusados de cometerem vários assaltos na cidade; eles foram classificados como uma quadrilha que realizava vários assaltos. Porém a prisão destes não foi o bastante para controlar está prática no município.
Ontem (16/01/2012) pela madrugada houve vários roubos; isso por toda a cidade: Vila Ubiratan, Bairro Novo, Centro e Vila São Marcus, sem falar que eles quebraram o cadeado de uma loja de celulares, próxima a agência do bradesco e só não roubaram porque disparou o alarme. 
Os assaltantes levaram galinhas, bicicletas, máquina de lavar roupa, tesoura e roupas ... O policiamento da cidade é precario, pois temos apenas dois policias que ficam de plantão; no total são 5. Mas não ficm todos a semana toda.



mais informações na edição impressa 

ENCONTRO REGIONAL DO PMDB. Igarapé do Meio tem pré candidato a PREFEITO

Pré Candidato a Prefeito e o Deputado Federal do PMDB

O presidente do PMDB, Dr. Elias e os filiados do partido, participaram ontem (15/01/2012) no auditório da escola Adiventista do 7º dia do encontro regional do PMDB na cidade de Santa Inês. Neste encontro estavam mais de 17 municípios, convidados, deputados e o senador João Alberto.
Na oportunidade o senador João Alberto divulgou quais os municípios que teria pré candidaturas do partido e Igarapé do Meio foi uma das cidades anunciadas. 
Dr. Elias agora busca aliança com os grupos politícos da cidade.

mais informações na edição impressa.

Escolas estaduais serão fechadas no MA. Quantas? Onde?

Desde o início da semana fala-se muito no interior do Maranhão, principalmente nas Regiões do Vale do Pindaré e na Baixada Maranhense, sobre o fechamento de escolas estaduais.

Em Pinheiro seriam duas escolas que estariam sendo desativadas: Odorico Mendes e Elizabeto Carvalho. 

Em Santa Inês, as informações dão conta de que pelo menos 3 devem fechar as portas este ano: Seriam Josué Diniz, Inês Galvão e Marcony Farias.

Estudantes e pais de alunos se reuniram na frente do centro de ensino Marcony Farias, na vila Marcony, nesta semana, para manifestar a desaprovação da comunidade estudantil com relação à essa decisão do governo.

Uma TV local chegou a noticiar o desativamento das escolas em Santa Inês, mas a gestora da Unidade Regional estava viajando e, por isso, não houve confirmação oficial.

A Secretaria Estadual de Educação demorou pronunciar-se oficialmente sobre o assunto e, ainda assim, limitou-se a dar informações generalizadas, amplificando as especulações.

Sabe-se que escolas serão fechadas. O que não se tem certeza ainda é de quais municípios e quantas serão.

A Seduc divulgou, nesta quarta-feira (11), nota sobre a reorganização de espaços ociosos nas escolas públicas de todo o estado. Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no intuito de otimizar os espaços ociosos nos prédios escolares em todo o Maranhão, garantindo assim a oferta de um ensino de qualidade, está realizando uma reorganização de toda a rede pública estadual de ensino.

A medida visa aumentar a oferta de vagas de acordo com a capacidade dos colégios, melhorando os ambientes escolares e dotando-os de equipamentos e materiais pedagógicos necessários ao avanço da aprendizagem dos alunos.

Sendo assim, a Seduc está realizando esta reorganização com base em um planejamento logístico para que nenhum aluno fique sem estudar. As escolas da rede estadual que permanecerão em funcionamento no ano letivo de 2012 serão suficientes para o atendimento de toda a demanda da rede estadual, sem prejuízos de vagas, garantindo a oferta da educação pública com qualidade em nosso Estado".
 
fonte notasdodanielaguiar

Moradores de Pio XII convivem há quatro anos com obra "misteriosa" na principal praça da cidade

Os moradores da cidade de Pio XII (a 270 quilômetros de São Luis) iniciaram 2012 tendo que conviver com um "mistério" antigo: ninguém sabe dizer que obra é esta na praça principal da cidade (Praça do Gavião). A obra, iniciada em novembro de 2007, jamais foi concluída. Durante esses quatro anos, a prefeitura de Pio XII em nenhum momento explicou à população que obra estava sendo realizada.
Dois meses antes do início da obra, em 17 de setembro de 2007, o governo federal liberou 100 mil reais para a prefeitura de Pio XII realizar a "melhoria da Praça do Gavião", segundo o convênio nº 589094, estabelecido entre a administração do prefeito Mundiquinho Batalha e o Ministério do Turismo. No entanto, durante esses quatros anos, a Praça do Gavião não tem recebido as melhorias esperadas e uma obra "misteriosa" (e inacabada) permanece no centro da praça.
A obra é alvo dos mais diversos comentários, por parte dos moradores e das pessoas que visitam a cidade. O estudante Jason Alencar, de Teresina, disse já ter visitado Pio XII muitas vezes e ninguém jamais soube explicar o que era aquilo. "Se fosse na minha cidade, o povo ou já teria obrigado o prefeito a ajeitar a praça ou teria derrubado essa coisa aí", disse o estudante piauiense, referindo-se à obra "misteriosa". O comerciante João Ferreira, natural de Parauapebas, no Pará, disse visitar regularmente a cidade e acha estranho que ninguém saiba o que é a obra ou não cobre providências para a melhoria da praça. "Mas dizem que todo povo tem o governo que merece, né?", pergunta sorrindo o comerciante.
A obra tem sido motivo de comentários e piadas nas redes sociais (facebook) por parte dos moradores de Pio XII. Enquanto isso, a Praça do Gavião, na parte central da cidade de Pio XII, continua a oferecer aos seus visitantes um peculiar “cartão-postal”: uma obra que ninguém sabe o que é. 

noticiasdepioxii.blogspot.com

IFMA fará novas provas para todos os candidatos no dia 11 de março

Um acordo entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e o Ministério Público Federal (MPF) (que representa os candidatos prejudicados no seletivo do IFMA), mediado e homologado nesta pela Justiça Federal, institui a realização de novas provas do Processo Seletivo Unificado para cursos da Educação Profissional Técnico de Nível Médio para o ano de 2012, da instituição de ensino.
O teste, no entanto, será opcional para os candidatos que se submeteram à primeira avaliação, realizada no dia 11 de dezembro de 2011, e estará aberto para todos os faltosos do primeiro concurso. Desta forma, os 48.502 candidatos inscritos estão aptos a se submeterem ao seletivo. O edital complementar deverá ser divulgado em sete dias.
Pelo acordo, o IFMA abrirá um período para as inscrições dos interessados ao concurso e deverá aplicar novas provas no dia 11 de março. A divulgação do resultado e início do período de matrículas ocorreria até o dia 4 de abril. Apesar do atraso, o calendário letivo do IFMA poderá ser cumprido em sua totalidade em 2012.
De acordo com o reitor do IFMA, José Ferreira Costa, o acordo foi a opção mais razoável encontrada pelas partes, uma vez que não prejudica os alunos que já se submeteram ao teste e alcançaram um bom desempenho. "Esses alunos não serão obrigados a fazer nova prova, como aconteceria no caso de anulação total do processo seletivo. Somente fará a prova quem se sentir à vontade, além é claro, dos faltosos", disse.
Dever cumprido - Para o procurador da República Juraci Guimarães Júnior, que após receber denúncias de conflitos durante a realização do concurso ingressou com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal para pedir a anulação do processo seletivo do IFMA, o sentimento do MPF é de dever cumprido. "Toda vez que há um concurso como esse você nunca chega a uma decisão ideal, que vá agradar a todos. Mas acredito que a solução construída ao longo das audiências contempla todas as partes e chega muito perto daquilo que o MPF havia pedido", acrescentou.
Pelo acordo, proposto pelo juiz federal Clodomir Sebastião Reis, as novas provas serão abertas para todos os candidatos. Mas, aqueles que já se submeteram aos testes, poderão optar por não fazer o novo seletivo. O indivíduo, porém, que declarar a opção pelo novo teste, automaticamente invalida o resultado do primeiro (realizado 11 de dezembro). Desta forma, ele também poderá ser desclassificado do processo, caso tenha feito a primeira prova, opte pela segunda [que deverá ser realizada em março deste ano e falte no novo seletivo. "O candidato que optar pela nova prova deverá comparecer ao local e se submeter aos testes, pois a primeira prova será desconsiderada no processo", assegurou o reitor do IFMA.

Lei Determina que Crianças usem Cartão Eletrônico em Ônibus

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís tem até fevereiro para colocar em prática a Lei do Cartão da Criança, que estabelece que crianças de 7 anos recebam um cartão eletrônico para ter passagem gratuita no transporte coletivo. Pelo menos 40 mil meninos e meninas serão beneficiados com o Cartão da Criança e não precisarão mais passar por baixo das catracas para ter acesso aos ônibus que fazem linha na capital.
O Projeto n° 010/2009, que deu origem à lei, é de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), foi publicado no Diário Oficial em 14 de dezembro de 2011. O projeto estava em trâmite desde 2009, ultrapassou o prazo para sanção e foi promulgado no fim do ano passado.
Para receber o cartão, as crianças deverão se cadastrar nas escolas onde estudam ou pontos de inscrição, ainda a serem definidos. Ainda não há, porém, previsão da Prefeitura de São Luís para o início da utilização do Cartão da Criança, apesar de ter prazo estabelecido pela lei de até em 14 de fevereiro ser implementado.
A recomendação do criador do Projeto de Lei é de que os cartões sejam elaborados por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET). O Estado procurou os dois órgãos, mas nenhum confirmou a existência de um acordo.
Segundo Luís Cláudio Siqueira, superintendente do SET, a fabricação de cada cartão eletrônico deverá custar R$ 4, o que acarreta aos cofres públicos cerca de R$ 160 mil, já que a expectativa de Ivaldo Rodrigues é de que pelo menos 40 mil crianças utilizem o serviço. "Esse valor não inclui os gastos com pessoal para recolher os dados das crianças", ressaltou Siqueira.
Beneficiadas - Serão beneficiadas apenas as crianças menores de 7 anos. Hoje já lhes é garantida por lei a passagem gratuita no transporte coletivo, mas, para terem acesso aos ônibus, precisam pular ou passar por baixo das catracas. A intenção do projeto é facilitar a passagem dos meninos e meninas.
A situação mudará, por exemplo, para João Vitor Diniz, de 4 anos. "É muito humilhante ele ter de passar por baixo da roleta. Os ônibus vivem imundos, sem falar que às vezes os cobradores não querem deixar a criança passar, mesmo sendo menor de 7 anos", disse o pai do menino, Jackson Ferreira.
Josilene Aldenora, a mãe de Tércio e José Silva, de 4 e 7 anos, respectivamente, disse que o cartão evitará constrangimentos às crianças. "O maior passa por baixo e o menor por cima e é sempre arriscado se machucarem. Além disso, sempre se sujam e não é higiênico, pois eles têm de colocar a mão no chão", contou.

fonte imirante.com

Juíza de Santa Quitéria é ameaçada de morte por assaltantes

A diretora-geral do Tribunal de Justiça, Sumaya Heluy, e a juíza da Comarca de Santa Quitéria, Elaile Silva Carvalho, reuniram-se ontem para discutir medidas de reforço da segurança pessoal da magistrada, que passou a receber ameaças após decretar a prisão do vereador Valdimar Carvalho dos Santos, o Mosquito, e de um ex-segurança do prefeito - ambos envolvidos em assalto a uma agência bancária local em fevereiro de 2011 e presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Por orientação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, a Secretaria de Segurança do Estado foi acionada para oferecer proteção à juíza durante 24 horas. Logo ao tomar conhecimento das tentativas de intimidação à magistrada, o presidente mobilizou a Diretoria de Segurança Institucional do TJMA, que tomou uma série de ações preventivas. As ameaças foram denunciadas por policiais que transportavam em viatura os dois assaltantes e presenciaram quando tocaram no assunto.

fonte jornalpequeno

VEJA O QUE O PRESIDENTE DO PCdoB DE IGARAPÉ DO MEIO ESCREVEU NO SEU FACEBOOK


Venha para minha cidade aqui coisas incríveis acontecem! A ultima foi que funcionários do único hospital de Igarapé do Meio tiveram que fazer uma "vaquinha" para que pudessem comprar um ar-condicionado para o centro cirúrgico que há muito não funcionava! Ps: cada um deu R$36,00.
texto tirado do facebook

Criança Pode ter Sido Devolvida

O Conselho Tutelar foi ao povoado Goiaba, zona rural de Igarapé do Meio, juntamente com a policia, verificar a informação de que Severiano havia devolvido a menina. Elizângela (11 anos) estava no poder de Severiano a mais de 8 dias. Ontem o Conselho juntamente com a policia de Santa Inês, ligaram para o acusado várias vezes para o acusado e não tiveram sucesso de seu paradeiro. Severiano segundo informação folou que devolveria a criança do dia seguinte.
Hoje pela manhã o Conselho Tutelar na tentativa de resgatar a criança foi ao encontro de uma pessoa conhecida do acusado e foi quando receberam a informação de que ele havia entregue a criança.

mais informações na edição impressa.

CRIANÇA ESTA DESAPARECIDA A MAIS DE 4 DIAS

Elizângela Moraes


Elizângela Moraes está desaparecida desde quinta-feira, (05/01/2012). De acordo com informações, a menor que tem 11 anos, foi levanda de sua residência localizada no povoado Goiaba, município de Igarapé do Meio. 
Segundo o pai Antonio Teixeira, sua filha estava com o amigo, Severiano, que chamou duas motos e levou a criança . Algumas testemunhas falam que o amigo de seu Antonio, falou ter levado a menina ao banco.
O caso foi encaminhado para o Conselho Tutelar.
mais informações na edição impressa

HOMENS ESTÃO PRESOS ACUSADOS DE ROUBO

Estão presos no DPM de Igarapé do Meio (à 22km de Santa Inês), dois homens suspeitos de assalto. Segundo informações, eles arrombaram algumas residências na cidade e foram pegos nesta madrugada.
O crime aconteceu ontem por volta das 22h. A policia está investigando.

Mais informações na edição impressa

BLOCO DA CAMISINHA ANO II

O Jornal 'A CORDA' - Informação que Amarra quer este ano dá continuidade ao BLOCO DA CAMISINHA. Para os idealizadores foi um desafio muito grande, porém o sucesso foi satisfatório. Chegamos a atingir a meta de 10 mil camisinhas entregues na cidade de Igarapé do Meio e seus povoados e em Santa Inês.
Este ano o objetivo é entregar no carnaval 20 mil preservativos aos foliões e será entregue na cidade de Bela Vista do Maranhão, Santa Inês, Monção e Igarapé do Meio e Povoados. Além das camisinhas a organização vai distribuir panfletos conscientizando a comunidade sobre o uso da camisinha.


Santa Quitéria oferece 481 vagas com salários de até R$ 4 mil

Com população de 29.191 habitantes, segundo dados do Censo 2010, o município maranhense de Santa Quitéria anunciou para o mês janeiro de 2012 a abertura de concurso público para o provimento de 481 vagas de nível Fundamental, Médio/Técnico e Superior.

De acordo com informações do edital, a remuneração prevista varia de R$ 545 a R$ 4 mil e a jornada de trabalho será de 20h ou 40h semanais, conforme necessidade de cada cargo.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 5 e 21 de janeiro de 2012, até as 23h59min, pelo site da responsável técnica pelo certame, a Fundação João do Vale. As taxas terão custo entre R$ 25, R$ 30, R$ 40 ou R$ 60.

A prova objetiva acontecerá no dia 12 de fevereiro de 2012, às 8h (horário local), para todos os cargos; prova discursiva para Procurador e prova de títulos para professores.

Cargos disponíveis
Fundamental - Auxiliar de Serviços Diversos, Agente de Endemias, Bombeiro Hidráulico, Eletricista e Motorista categorias B, C e D;

Médio - Agente Administrativo, Agente de Vigilância Sanitária, Digitador, Guarda Municipal, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Infantil, Professor do 1º ao 5º ano, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática;


Superior - Assistente Social, Coordenador e Orientador Pedagógico, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico - Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico, Médico Cardiologista, Médico Ginecologista, Médico Plantonista, Médico Ortopedista, Médico Veterinário, Médico Pediatra, Nutricionista, Odontólogo, Técnico Educacional -
Ação Social, Professor do 5º ao 9º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física e Filosofia, Psicólogo e Procurador.
 
fonte o imparcial

FELIZ ANO NOVO! PRA QUEM?

Dia 31 de dezembro de 2011 foi um dia muito comemorativo para muitas pessoas. Porém milhões de pessoas estavam tristes pelo simples fato de não ter o que dar para seus filhos comer; isso não é culpa das prefeituras e nem do congresso nacional; a culpa são das pessoas que comandam o que poderiamos chamar de distribuição de renda.

Enquanto muitos desejam feliz 2012 eu tento aqui buscar conscientizar as pessoas para que não votem em politiqueiros.
VEJA O COMENTÁRIO DE UMA PESSOA
Infelizmente essa é a realidade de nosso Estado, que é considerado o estado mais pobre do Brasil...e quem sofre são os mais fracos e desprovidos de uma renda fixa...
pensando bem não há motivos para festejar...
comentário tirado do facebook do jornal

VERGONHA OU FALTA DE RESPEITO COM O POVO?

A PREFEITURA DE IGARAPÉ DO MEIO NÃO PAGOU OS FUNCIONARIOS. PODERIAMOS CLASSIFICAR ISSO COMO UMA FALTA DE RESPEITO PARA COM O POVO OU SERIA SIMPLESMENTE UM PROBLEMA TÉCNICO?
ESTES R$ 2.365.622,56 NÃO FOI SUFICIENTE PARA PAGAR (ACREDITAMOS QUE 300) OS SERVIDORES?

VERIFIQUE O REPASSE

https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx
www17.bb.com.br

MAIS INFORMAÇÕES NA EDIÇÃO IMPRESSA