Morre, aos 94 anos, o ex-deputado federal Neiva Moreira


Jacksom e Neiva


SÃO LUÍS – Morreu na madrugada desta quinta-feira (10), por volta de 1h, o jornalista e ex-deputado federal, Neiva Moreira. Ele deu entrada no Hospital UDI, na noite do dia 30 de março, com uma infecção respiratória. O quadro de saúde era grave segundo informações da assessoria do hospital. l.
História
José Guimarães Neiva Moreira nasceu em Nova Iorque, no dia 10 de outubro de 1917. Órfão de pai aos seis anos, quando a família já se mudou para Barão de Grajaú, ele fez o primário nesta aquela cidade e iniciou o curso ginasial em Floriano, continuando-o no Liceu Piauiense, de Teresina, e no Liceu Maranhense, de São Luís.
Ao se transferir para São Luís, foi acolhido por Nascimento Moraes, que lhe propiciou moradia e lhe deu apoio no jornal Pacotilha. No início de 1942, Neiva Moreira viajou para o Rio de Janeiro, decidido a atuar na grande imprensa nacional, o que de fato conseguiu. Após trabalhar, como repórter free lance, no Diário de Notícias, ingressou nos Diários Associados, onde pertenceu aos quadros do Diário da Noited’O Jornal e da revista O Cruzeiro, fazendo a carreira de repórter político, destacado para diversas missões no Brasil e no exterior. Ainda no Rio de Janeiro colaborou em A VanguardaO Semanário, e fundou O Panfleto.
Em abril de 1950, ele voltou para São Luís e fundou e dirigiu o Jornal do Povo, do qual se tornou proprietário em outubro de 1952. Nesse mesmo ano de 1950, Neiva Moreira foi eleito deputado estadual, com votação consagradora, notadamente do eleitorado da capital, iniciou uma carreira que lhe conferiu, a contar de 1954, três mandatos consecutivos de deputado federal. Por sua atuação em diversas comissões, na liderança da Minoria, na Frente Parlamentar Nacionalista e na Mesa da Câmara, Neiva Moreira projetou-se como um dos mais combativos parlamentares brasileiros. Além disso, ele desempenhou papel fundamental na transferência da Câmara dos Deputados para Brasília.
Período militar
Cassado e preso em 1964, Neiva Moreira foi, inesperadamente, posto em liberdade, por decisão de um chefe militar. Em seguida, asilou-se na Embaixada da Bolívia, de onde, protegido por salvo-conduto diplomático, viajou para La Paz, iniciando um exílio de 15 anos, que o levou a residir no Uruguai, na Argentina, no Peru e no México. Em todos esses países, que ia deixando compelido pelo autoritarismo das ditaduras militares triunfantes, teve destacada participação na imprensa. Esteve, em missões jornalísticas, na Europa, na África e no Oriente Médio, oportunidades em que conheceu e entrevistou numerosos líderes políticos, e em que assistiu às festas de independência de Moçambique e de Angola.
Na Argentina (setembro de 1974), fez circular o primeiro número da revista Tercer Mundo, reintitulada Cuadernos del Tercer Mundo a partir do Nº 10 (publicado em julho de 1977, no México), e que até hoje mantém em circulação, com o título em português, sendo o mais antigo periódico brasileiro consagrado à causa dos povos pobres e excluídos.
Com o advento da anistia, retornou ao Brasil, fazendo seu reencontro com a pátria pelo Maranhão. De volta à política, filiou-se ao PDT - Partido Democrático Trabalhista, de cuja organização nacional e regional (no Maranhão) participou ativamente. Ele não foi eleito deputado federal em 1982, nem senador em 1986. Ainda assim, candidatou-se a deputado federal em 1990, conquistando uma suplência que lhe permitiu voltar à Câmara Federal, por algum tempo. Novamente candidato em 1990, obteve a primeira suplência da coligação PDT-PT e assumiu, como titular, o mandato de deputado federal em fevereiro de 1997.
Neiva Moreira, ainda, foi eleito deputado federal em outubro de 1998, com votação muito expressiva.
Produção intelectual
Grande parte da produção de Neiva Moreira se encontra nos periódicos nos quais trabalhou. Ele publicou: Fronteiras do mundo livre, em 1949; O Exército e a crise brasileira, em 1968; Modelo peruano, em 1973 (este livro foi reeditado em diversos países); Brasília, hora zero, em 1988 (depoimento sobre a transferência da Capital Federal para Brasília, trabalho em que o autor exerceu decisivo papel).
fonte imirante

Servidores da UFMA Aderem a Paralisação Hoje e Amanhã




Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão em paralisação hoje (09) e amanhã (10). Eles decidiram aderir à parada nacional convocada pela Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras), em assembleia geral da categoria realizada no dia 8 de maio.
A paralisação de advertência ocorre em virtude da inércia das negociações com o Governo Federal. Segundo o presidente do Sintema, Mariano Azevedo, os representantes do Governo na mesa de negociação vêm adiando sucessivamente o encaminhamento da pauta reivindicatória. 
As negociações acontecem desde o final do ano passado, quando os trabalhadores - a pedido do governo - suspenderam a greve com a promessa denegociação. De acordo com eles, até a presente data nenhum avanço concreto foi obtido.


Reivindicações



Uma das principais reivindicações é o aumento do piso salarial para um valor correspondente a três salários mínimos (cerca de R$ 1,9 mil). Hoje o piso é de apenas R$ 1.034,59. 

Além disso, a categoria reivindica também o reajuste do auxílio-alimentação e valorização da carreira (alteração de vários pontos do Plano de Carreiras o PCCTAE, entre eles, racionalização dos cargos, reposicionamento dos aposentados, step constante, entre outros).

fonte o imparcial

SEÇÃO NA CÂMARA DOS VEREADORES DE IGARAPÉ DO MEIO - CONFIRA

Ambulância Largada Atrás do Hospital

Ontem (04) a seção na Câmara de Igarapé do Meio começou com um projeto no qual homenageava uma moradora do povoado Fazenda União. O nome da escola do povoado Fazendo União a partir daquele momento ficará sendo Mariana Alves Ferreira de Sousa.
Depois de aprovado o projeto e não tendo mais nada para ser discutido, a palavra foi “oferecida” para aquele vereador que assim deseja-se. O vereador Viana relatou que o fato seu grupo esta indeciso, ele ainda continua na posição de pré candidato a prefeito e com apoio da “casa”; logo em seguida disse que ao visitar a comunidade Larges Comprida foi criticado por no povoado não ter assistência médica e com isso frisou em cima dos R$ 50 MIL destinados para o pagamento de parte do pessoal da saúde. Por que não tem médico? Foi à pergunta que o vereador fez. O vereador Gilberto pediu a “palavra” para dizer que o problema seria falta de transporte e criticou que em ano eleitoral sempre aparecia carro; disse ainda que o médico não tem obrigação de colocar seu carro a disposição do município. “É obrigação do município”. diz Gilberto. O vereador (gilberto) falou ainda que muitos enfermeiros colocam seus carros a disposição do município na tentativa de ajudar.
Após Viana ter encerrado a palavra foi concedida a vereadora Izenilde (mulher do vice prefeito carambanja): “no povoado que moro, São Vicente, ninguém trabalha. Não vejo um agente de saúde trabalhando.” disse a vereadora. “Se constar na folha de pagamento da prefeitura que tem dentista no povoado São Vicente, pode tirar que é marajá”, falou mais uma vez a mulher do vice prefeito. Gilberto pediu para a vereadora a “palavra” e disse que dos 36 agentes de saúde que Igarapé do Meio teria, tem os que trabalham e os que não. Izenilde rebateu dizendo: “Estou falando do “meu povoado”, vereador.” Viana também pediu a “palavra”: “É falta de comando do prefeito Zé Filho.” falou Viana.
O vereador Nona finalizou este debate dizendo que o prefeito deveria erguer sua cabeça, pois tem muitas obras executadas em sua administração.
Estiveram presentes: Nona, Viana, Antônio do Anastácio, Sandra, Cleber, Gilberto e Izenilde.
Faltaram: Riba do Anjo e Pinô
A vereadora Sandra e o Vereador Cleber não falaram nada.

DOMINGO TEM ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR EM BELA VISTA



Neste Domingo dia 06 de maio, haverá eleição para eleiger os primeiros Conselheiros Tutelares de Bela Vista do Maranhão.
Os candidatos São:
ALDILENE - 13
ALBANIZA - 20
ANDRÉ - 31
CLEANE - 25
DOGI - 16
FRANCISCA - 15
GILVAN - 28
ILDENÊ - 33
POJIM - 10
KEILA - 12
ROSA - 24
RONILSON - 11
WILLIAME - 44
A eleição iniciará as 8h e irá terminar as 17h, nos seguintes locais
ESCOLA UNIDADE 01 SEÇÃO
ESCOLA ENSINO MEDIO 01 SEÇÃO
ESCOLA LOURIVAL 01 SEÇÃO
ESCOLA CARLOS PAULO 01 SEÇÃO (BELA VISTA DE BAIXO)
ESCOLA ELIEZER MOREIRA 01 SEÇÃO (POVOADO ARATAUIESCOLA NEUZA PINTO XAVIER 01 SEÇÃO (CURVA DA MATA DO BOI)
ESCOLA DO CENTRO DO LULU 01 SEÇÃOESCOLA DA RIZINGA 01 SEÇÃO

Com Informações de Derleon.

Pastor de Santa Inês Vai Ministrar Culto em Brasília

Deputado Ribamar Alves  com Deputado Paulo Freire e Deputado João Campos Presidente da Frente Parlamentar Evangelica no Congresso Nacional

Foi muito bem recebida pelos colegas da Frente Parlamentar Evangélica à sugestão apresentada pelo deputado federal Ribamar Alves para que o pastor Rayfran Batista, um dos principais representantes da Igreja Assembleia de Santa Inês, ministrasse um dos cultos que são realizados todas as quartas feiras no plenário da Câmara Federal em Brasília.

Além de frequentador da celebração Ribamar tem estreita ligação com a bancada evangélica no Congresso. Partiu do deputado maranhense o pronunciamento em defesa do pastor Silas Malafaia quando este foi acusado de homofobia após comentário feito em julho de 2011 no programa “Vitória em Cristo”, exibido pela TV Bandeirante.

Pastor Rayfran Batista


Rayfran Batista da Silva nasceu no município de Bom Jardim em 29 de maio de 1968. É filho de João Batista da Silva e Maria José Costa Batista da Silva. É casado com Iranilde dos Santos da Silva, com quem tem três filhas. É pastor titular da Assembleia de Deus em Santa Inês desde o dia 26 de dezembro de 2009. É o 2º Vice-Presidente da CEADEMA - Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão, pregador, mestre em Teologia, graduado em Letras e Filosofia e acadêmico de História. É autor de diversos livros entre eles.

BASTA - Ontem Foi Dércio e Amanhã?


Diante do fato de Décio Sá ter sido assassinado com tamanha brutalidade, me sinto IMPOTENTE! Pois vejo que o trabalho jornalístico neste “país das mentiras” é muito mais complicado do que pensava.
Não é o medo que corre por todo meu corpo, como se fosse uma descarga elétrica. É o sentimento de REVOLTA que me deixa repensar os fatos. Ontem (23/04/2012) foi o blogueiro Dércio Sá e amanhã? Qual será o jornalista?
Até quando vamos assistir este tipo de crime? Não contra apenas ao JORNALISMO, mas acima de tudo contra uma pessoa que tem sentimentos e família. Isso não precisa mais acontecer amigos, pois se o povo não tomar consciência que este é um problema público, iremos postar muitas e muitas vezes textos de IDIGNAÇÃO e com o pedido de JUSTIÇA.
Cabe ao povo deste “país das mentiras” escancarar as verdades, para que nenhum MARGINAL/PISTOLEITO venha a cometer este tipo de atrocidade. Digo isso na certeza de que a VERDADE irá de alguma forma AGRESIVA tocar “nos calos” dos grupos políticos “dinossauros” que ai estão assistindo a tudo isso sem sequer fazer nada.

Alex Carlos

Educadores de Pio XII entram em greve por tempo indeterminado



Educadores da Rede Municipal de Ensino de Pio XII

 entraram em greve por tempo indeterminado no 

último sábado (14), durante Assembléia Geral. A 

categoria reivindica aplicação do Piso salarial; 

regulamentação do INSS e garantia de 

aposentadoria; melhores condições de trabalho, 

entre outras reivindicações.



De acordo com os manifestantes, Pio XII necessita de uma educação mais séria e mais objetiva, por isso a luta da categoria foi abraçada pela comunidade em geral. Mais de 500 profissionais estão de braços cruzados.
Professores afirmam ainda que a merenda escolar não é servida com regularidade e, ainda assim, de baixa qualidade nutricional.
Na última semana em uma das muitas tentativas dos professores de se chegar a um acordo que evitasse a greve, a prefeitura teria informado aos grevistas não ter recurso suficiente para atender as reivindicações dos educadores.
Não é exclusividade de Pio XII, problemas relacionados à educação. Mas, neste caso, existem pontos peculiares, segundo professores, que vão desde a desvalorização do estudante ao total desrespeito às leis relacionadas à educação.
O movimento grevista se solidifica e ganha, a cada dia, mais apoio de entidades ligadas à sociedade civil.

fonte: notasdodanielaguiar

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK PODEM CARÁCTER IZAR CRIME CIBERNÉTICO

Muitas de nossas matérias postadas aqui nesta página social

são comentadas e ao nosso ver isso é muito bom. Todavia tem

 pessoas que não sabem argumentar e usam seus comentários

 para mostrar sua falta de conhecimento e de respeito para 

com o seu semelhante.


Ainda temos aqueles que criam um facebook só para chatear as pessoas; lançam palavras ofensivas, achando que o simples fato de ter o direito de ir e vir garantido em uma parte fragmentada da constituição brasileira, irá lhe livrar de alguma coisa futura. Estas ofensas (que alguns caracterizam como debates) pode ser consideradas "Crime Cibernético".
Mesmo que você caro amigo ache que mostrando a cara pode tudo, ledo engano. Para os que não mostram o rosto e acham que não podem ser descobertos: engano em dobro. Pedimos aos amigos que comentem nossas postagens respeitando o direito dos outros e deixar bem claro aqui, que nosso trabalho é informar os fatos, pois cabe a você que ler julgar se é certo ou errado e procurar os órgãos competentes para reclamar.

Raimundo da Lurdes e Kennedy Sousa Firmam União Contra Gestão Desgastada, em Igarapé do Meio.



O clima político do município de Igarapé do Meio parece começar a esquentar, pois os dois pré candidatos a prefeito Raimundo da Lurdes e Kennedy Sousa estavam reunidos ontem (16/04/2012) no objetivo de traçar planos para dias melhores ao povo de Igarapé do Meio. Segundo informações os dois candidatos de oposição se uniram e agora se tornaram “uma só força de oposição” contra as mazelas deixadas pela atual gestão e seus colaboradores.
Com esta união a aposição cresce muito mais e chega a se unir com mais de 5 partidos políticos, dezenas de comerciantes, representantes de associações de classe e lideranças comunitárias, tudo por considerarem que a atual situação administrativa do município é catastrófica.
Ainda não sabemos o nome que vai disputar as eleições, mas já teve um avanço.

mais informações na edição impressa

O Carcará e o Gavião

Carcará lá do sertão é um bicho que avoa que nem o avião... Carcará pega mata e come mais malvado do que home... E assim começa a celebre musica do saudoso João do Vale citei essa musica para referenciar a nossa ave de rapina que no caso é o GAVIÂO, cruel, ardiloso, perseguidor e traiçoeiro é assim que se comporta o nosso Gavião imaginem só que este bicho em questão devorador do dinheiro do povo e dos bens públicos, que já foi um político de esquerda mais na primeira oportunidade se corrompeu e aprendeu como ninguém a corromper hora usando dinheiro que não é dele, hora usando a maquina publica subordinando famílias inteiras com empregos ilegais ( muitas vezes 1 salário mínimo é dividido por 3 a 4 famílias) e de fins eleitoreiros que há mais de um década são as mesma ferramentas utilizadas em suas campanhas covardes, covardes por que esses empregos só duram o período da eleição ou do ano eleitoral, depois o nosso povo, sofrido povo voltam para suas vidas simples e difíceis com seus filhos em quanto os “gaviõezinhos” tiram onda em seus carrões e em farras bancadas com o dinheiro sagrado do contribuinte.
O poder do senhor Gavião já dura mais de 10 anos simplesmente com base nos seus 4 primeiros anos dos quais ele realmente fez muito, mas depois de sua reeleição acabou repare que tudo que tem em Igarapé do Meio foi construído de 2001 a 2004,(Hospital,Prefeitura,Praças,Escolas “menos o Jorge Moises que foi feito com recurso do governo estadual na gestão de Jackson Lago”,Postos de Saúde “mas nenhum funciona”, tem também a quadra aquática que a CAIXA não recebeu e por isso Antonio Berto está inelegível para sempre e ETC...).
Os votos monçonenses são um capitulo a parte da historia politica de Igarapé do Meio é com esses votos que o senhor Gavião vem a muito tempo se garantindo nas eleições municipais especulasse que já passam de 2 mil votos transferidos somente daquela cidade há uma disparidade gigante entre o numero de habitantes e o numero de eleitores em Igarapé do Meio é um absurdo chega a proporcionalidade de 89,99% da população Igarapeense que vota fica o questionamento cadê as crianças e adolescentes em idade menor de 16 anos seriam apenas 10,1% da população impossível questionar as autoridades sobre isso é verdadeiramente perda de tempo pois eles estão carecas de saber uma vez que essas informações são publicas no site do IBGE, enquanto não se faz nada ficamos nós nas mãos dos eleitores pagos e bem pagos oriundos de povoados como Mata-Boi, Barradas, Oitero, Vila Esperança, Agua Branca, Rita, Centro dos Maxilianos todos de Monção-Ma, tem um vereador que cansado de perder seguidas eleições acabou aderindo a esta pratica cogita-se que ele tenha algo em torno de 200 votos (transferidos) já ganhou uma molinho em 1º lugar e quer se garantir de novo fiquem de olho.
Não é de se admirar que o senhor Gavião votou a primeira vez em Igarapé do Meio na eleição de 2000 na qual era o candidato a prefeito a convite do já falecido srº LIMA,( lembra-se oque ele fez com a família desse senhor devorou todos politicamente por que se sentiu ameaçado por seus membros que não concordavam com seus desmandos).Por isso não tem idoneidade nenhuma para falar de quem é de fora pois ele é de Monção do povoado Andirobalzinho para ser mais preciso é por isso que traz seus conterrâneos para votar aqui.
Na próxima edição vamos ver uma sacanagem de uns 86 funcionários fantasmas que o Zé do Padim nem sabia, coitado...

Igarapeense Sofre Acidente de Moto em Lucas do Rio Verde e Passa Bem

Valdir Costa
Valdir Costa Siqueira, conhecido como DÉCO de Igarapé do Meio - MA sofreu um acidente de moto sábado na cidade de Lucas do Rio Verde - MT. Segundo informações um carro bateu em Valdir Siqueira que conduzia uma moto e quebrou a perna em 3 lugares; a vitima foi levada ao Hospital Regional de Sorriso na cidade vizinha, pois Lucas do Rio Verde esta sem ortopedista, mas já foi operado e encontra-se na UTI, fora de perigo, consciente e conversando com todos.
O acidente de Valdir teve uma repercussão muito grande, aonde algumas pessoas chegaram a colocar que o mesmo havia morrido. Porém não passou de um susto para o rapaz, amigos e familiares que moram em Igarapé do Meio.

Com informações de Marcos de Souza que se encontra em Lucas do Rio Verde - MT, e postou em nosso facebook.

CASAS DO POVOADO FAZENDA UNIÃO AINDA NÃO FORAM CONCLUIDAS

Quando você sai de Igarapé do Meio para Santa Inês e passa pelo Povoado Fazenda União sua visão das casas é assim (foto abaixo):

Casas do Povoado Fazenda União em Igarapé do Meio

  
Não se engane com o que vê, pois os moradores do povaodo estão morando nestas casas de projeto inacabadas que foram pintadas para tirar a péssima impressão dos que passam pela BR 222. Agora olhe a foto mais abaixo:

Estas ai ficam por trás das casas pintadas
 Segundo alguns moradores o descaso é total já que ninguém vai no povoado dar qualquer satisfação. Uma moradora disse que seu esposo esta viajando e ela esta com três filhas em casa, duas adolescentes e uma criança; usa a casa para dormir, mas cozinha neste local que você verá na foto abaixo.

Local onde moradora cozinha
A equipe da TV mirante esteve no local em fevereiro deste ano (2012); já estamos em abril e nada foi resolvido o povo ainda vive a espera que um dia eles possam morar em um lar.

Olha a janela e a porta! Casa na Fazenda União em Igarapé do Meio


mais informações na edição impressa.

ÔNIBUS ALUGADO PARA TRANSPORTAR ALUNOS VIVE QUEBRANDO


Ontem (09/042012) postamos no facebook que alunos do Povoado Juçaralzinho, município de Igarapé do Meio estava indo pra casa depois das aulas a pé. A postagem gerou alguns comentários contra o caso dos alunos estarem indo a pé para casa e ao mesmo tempo pedia para que nossa equipe apurasse o caso.
Fomos ao povoado Juçaralzinho (entrada do povoado fica enfrente a fribal na BR 222) hoje (10/04/2012) por volta das 6:30 da manhã e conversamos com pais e alunos. Segundo a delação de alunos e pais o que aconteceu foi que o ônibus (foto abaixo) alugado para transportar alunos da rede pública de ensino atolou quando estava a caminho do Povoado Cajazeira e os estudantes do Povoado Juçaralzinho tiveram que andar mais ou menos 1km até a BR 222. Quando estavam “trafegando” pela BR um senhor de moto se comoveu com as “crianças-aluno” e começou a leva-las de moto; lembrando aqui que iam duas crianças na moto e sem capacete em uma BR.
Um de nossos amigos no facebook colocou que este caso poderia ser isolado. Ficou claro para nossa equipe de reportagem que a causa de alunos terem ido a pé para casa foi simplesmente pelo fato do carro ter atolado por falta da manutenção da estrada vicinal do Povoado Cajazeira. Porém os moradores, bem como os alunos nos informaram não ser a primeira vez que são obrigados a voltar a pé ou a esperar pelo ônibus. Segundo eles (alunos) o veiculo só este ano quebrou 3 vezes, sem falar de alguns contratempos. “Ano passado meus filhos chegavam muito tarde da escola por conta destes problemas mecânicos.”, diz uma mãe.
Além destes alunos citados nesta reportagem, temos os alunos do Povoado Alto do Piquizeiro que segundo um morador nos informou, teem que vir a pé ou de bicicleta para estudarem por falta de transporte.
É preciso que o município tenha mais atenção com estes pequenos problemas que podem acabar se tornando grandes. Pois já pensou o risco que alunos (crianças e adolescentes) correm por falta de uma revisão no veiculo? Quanto será que o município paga por mês por um transporte assim? Será que não daria para comprar um? E cadê o ônibus escolar?
Fica agora esperar os amigos comentar se o caso é isolado ou não.


Ônibus Alugado para Transportar Alunos de Igarapé do Meio

Ser ou Não Ser Vereador? Vai Saber ...

Em Igarapé do Meio tem alguns vereadores falam que vereador não pode executar obra; VERDADE! Dizem que vereador não faz projeto; MENTIRA! Eles dizem que só o prefeito pode trabalhar pelo município; MENTIRA! Vejam vocês que Igarapé do Meio não tem matadouro simplesmente porque nenhum vereador denunciou qualquer um dos prefeitos de Igarapé do Meio para o ministério publico.
A vereadora Sandra Aguiar denuncio ex-prefeito e o que ela houve seus colega falarem é que isso não irá dar em nada. Salário de funcionários atrasam e nenhum vereador denuncia ao ministério público. O vereador Gilberto denunciou que na farmácia ‘‘Mateus’’ estava sendo vendido remédio comprado com dinheiro publico; recentemente a policia estava na farmácia, será que averiguando o caso? Será que este caso vai surtir efeito, uma vez que o vereador era oposição quando denunciou, tendo até alguns de seus parentes afastados do emprego na época e hoje é situação.
Para que não esqueça aqui deste detalhe; vereador tem disso, ser ou não ser ... com o prefeito? Dos nove vereadores, uma não é com o prefeito. Os que foram eleitos em grupo de oposição estão com o prefeito. Mas você acredita que a culpa de o dentista não atender as segundas no hospital pela manhã, porque as vezes falta e outras falta um auxiliar, a culpa é só do prefeito? Claro que NÃO! O secretário tem muita culpa, porém é do vereador a culpa maior, pois cabe a eles fiscalizar e atuar. Como? Denunciando para a promotoria lá em Monção que a saúde do município vai de mal a pior. Dizer que os casos que poderiam ser resolvidos no próprio hospital, são encaminhados para Santa Inês ou São Luís.
E a educação, o que falta para os vereadores fiscalizar e apurar que alunos não tem onde sentar, a merenda é de má qualidade, os computadores de algumas escolas não funcionam ou até nem estão na escola, mais laboratório sim? Por que estes mesmos vereadores não cobram do gestor maior que as escolas tenham bibliotecas com livros literários, para assim ajudar nas pesquisas e no incentivo a leitura? 
Pode até que na próxima seção da câmara, algum vereador diga que quero ganhar dinheiro, como já falou o Riba do Anjo, uma vez dizendo que eu queria extorqui o município (engraçado que ele até esquece a discussão que travou com Gilberto de quem ganhou isso ou aquilo do prefeito); ou outro pode dizer que vai mandar me prender como falou uma vez Viana; quem sabe algum diga que foi aprovado um projeto, ou pedido deste ou daquele vereador. E por que não denunciam, já que a saúde esta mal das pernas, há lembro que falamos que um gato foi encontrado morto dentro de uma caixa de soro no hospital, o vereador Viana ficou rindo e ironizando  da matéria. Será que ele pelo menos foi no hospital saber se era verdade?
O povo precisa analisar com muita firmeza os vereadores que hoje estão no poder. Muitas pessoas também precisam parar com o pede pede, pois quando isso acontecer, muitos que estão na câmara não duram nem 4 anos. Infelizmente vai demorar isso acontecer; por enquanto, iremos assistindo cada dia que passa o sistema engolir os mais fracos.

acessem nosso facebook
 www.facebook.com/jornalacorda       

ESSA É DE LASCAR ...

Após quase 3 anos do escabroso governo do seu afilhado Zé Filho o ex-prefeito Antônio Berto Carreiro, tenta dissuadir a população Igarapeense que não cogita mais votar no seu grupo político por que não quer mais ser enganada e esta cansada das falsas promessas que já perduram por mais de uma década “chega” diz o povo, porém ABC que diga-se de passagem afundou o governo do afilhado em dividas, atrasos de pagamento de funcionários, calote no comercio, descrédito junto a aliados e outras mazelas mais, que se eu fosse falar isso iria virar um livro. ABC transformou isso tudo em uma tática para ele voltar ao poder que por vias de fato ele nunca o deixou. Mas isso tudo pode ter sido um enorme tiro que saíra pela culatra e agora ele pode estar em maus lençóis.
Segundo ABC do alto de sua empáfia só ele e somente ele seria o salvador da pátria em Igarapé do Meio, como prefeito se eleito colocaria as coisas nos eixos e Igarapé do Meio iria prosperar coisas que nunca aconteceu em nossa cidade. Ele sem duvida nenhuma se acha “O Intocável”, só lembrando da lei da ficha limpa, da qual ABC diz não ter nenhum medo pois ele tem as costa quentes com os “Sarneys” e que tem gente mexendo os “pauszinhos” por ele lá dentro dos tribunais (TCE,TCU,STF) pense num homem articulado.
Depois de ter jogado o nome do afilhado na lama, já tentou emplacar o nome da mulher, do filho, de um sócio, de um babão particular e agora por ultimo até do seu laranja (citado em processos investigado pela policia federal por denuncias feitas por Sandro Nobre lembram-se dele?), e nada de ninguém decolar nas pesquisas. Enquanto isso a oposição espera atônita pela definição da “situação” para ai sim decidir quem vai disputar com quem.
O que é de lascar mesmo é que só entende a relação de Antônio Berto com seu afilhado Zé Filho quem já assistiu ao filme – O poderoso Chefão (THE GOODFATHER) Parte I,II,III.O cara fica assistindo o “PADIM” dele detonando seu mandato e sua honra e não faz nada, ou por temer ou por gratidão e quanto ao povo esse sim ele destila toda sua ingratidão.

Texto Retirado do facebook de "Caligula"

Conselhos Tutelares Resgatam Criança em Igarapé do Meio

Uma criança de apenas 03 meses, de pais separados, acabou sendo levada para Igarapé do Meio pelo pai ontem (27), e o caso acabou sendo caracterizado como sequestro.

Através de mandado da justiça a Polícia Militar de Igarapé do Meio foi acionada e acompanhou o conselho tutelar de Monção, juntamente com o conselho tutelar de Igarapé do Meio, a casa de parentes do acusado ao bairro Vila Ubiratam, aonde estava a criança.

Segundo informações o motivo do feito seria pelo fato de constantemente os pais brigarem; acredita-se que por causa da criança.
O pai esta foragido até o momento.

mais informações na edição impressa
 

Editorial - PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO TENTA DENEGRIR REDATOR CHEFE DO JORNAL 'A CORDA'


Um certo pré-candidato a prefeito de Igarapé do Meio esta tentando denegrir a imagem do redator e fundador do Jornal 'A CORDA'. Ele anda falando pela cidade que o Jornal dependia dele e que o dono do mesmo Jornal estaria passando fome quando o conheceu. Segundo soubemos, ele fala ainda que dava dinheiro dentre outras coisas. Estamos apurando os comentários e reunindo algumas testemunhas para abrir um processo na justiça contra o pré-candidato a prefeito.
O Jornal 'A CORDA' irá completar neste ano de 2012, 4 anos que leva ao povo de Igarapé do Meio informação seria e verdadeira. Hoje temos a certeza de que nosso trabalho é bem aceito pelas comunidades e prova disso foi a aproximação de politicos, empresários, lideres de comunidades, bem como o povo em geral. Lamentamos profundamente o fato de muitos que estão inseridos na política local não entender que nosso trabalho não diz respeito a político A ou B; este político que pansa assim em nosso entendimento, não merece ter oportunidade neste município.   
Exigimos respeito, pois todos sabem que trabalhamos com seriedade e repudiamos qualquer tipo de ataque pessoal. Pedimos que o senhor pré-candidato faça o seu trabalho que faremos o nosso, onde simplesmente é de informar o povo.

A Redação

É Tempo de Pomposas Inaugurações

É tempo de grandes obras e de pomposas inaugurações. É tempo de campanha política. É ano de eleições municipais. Portanto, se você é prefeito e quer sair bem na foto, pegue aquela obra parada desde o início do mandato e termine-a agora! Não perca tempo! 

Caso não tenha (por algum motivo perfeitamente justificável) verba suficiente para concluir essa obra inacabada, use aquela outra que foi inaugurada sem festa e passe uma mão de cal. Depois, o principal, anuncie em carros de som, em jornais impressos e na televisão. Se preferir pode anunciar neste blog. O que não pode é ficar no anonimato a essa altura do campeonato. 

Compre fogos de artifício, contrate um banda de pagode e swingueira e outra de forró. Convoque todos os puxa-sacos para ladeá-lo. Mas, não esqueça do sorteio de brindes. Vá até aquela loja do companheiro e consiga uns ventiladores, batedeiras, sanduicheiras e outros trecos para sortear. Depois, basta enfeitar a obra com balões e uma faixa bonita. Pronto! Você é o cara! Tem muita criatividade, força de vontade e tempo a perder. Só não tem uma coisa: O meu voto!
Se precisar de exemplo para ajudar na imaginação, dá uma olhada na façanha que o prefeito de Caririaçu, no estado do Ceará, conseguiu fazer. Esse merece um oscar!
Prefeito Inaugurando Orelhão


 

fonte: notasdodanielaguiar


SANTA INÊS COMEMORA 45 ANOS DE EMANCIPAÇÃO


Santa Inês - Hoje é dia de muita alegria para Santa Inês, uma cidade classificada por muitos como princesa do vale do pindaré. Um ex-município "colônia" de Pindaré-Mirim e que hoje domina o comércio regional. Muitas autoridades, sejam elas politicas ou não, estão neste momento dando os parabéns a esta tão bem localizada cidade.
Pode até ser um momento de muita alegria para Santa Inês, porém muitos habitantes daquela cidade, buscam um pouco de respeito, emprego, saúde e um espaço nesta sociedade que só visa o lucro em cima daqueles que não tiveram oportunidade.

PARABÉNS SANTA INÊS E PARABÉNS MAIS AINDA A SEU POVO QUE RESITE AO DESCASO QUE A ANOS TU VENS SOFRENDO

Igarapé do Meio - SAÚDE PRECISA URGENTIMENTE DE TRATAMENTO

A saúde pública em Igarapé do Meio é uma questão que necessita de mais atenção dos órgãos competentes. A realidade nos mostra uma cidade desestabilizada onde as políticas públicas são incoerentes e desrespeitam a sociedade. É vergonhoso ver que mãe, pais ou avós saiem com crianças na madrugada embusca de atendimento médico ou odontológico e muitas das vezes não tem médico ou dentista.


Ambulância Largada Atrás do Hospital
Estamos diante de uma situação onde a vítima desse caos público somos nada mais, nada menos que nós mesmo, ou do povo oprimido? A falta de estrutura e de organização são um dos muitos problemas que afligem a saúde dos igarapeenses. Note na foto acima uma das ambulância largada nos fundos do Hospital Municipal José Liberato. 
Hoje (12/03/2012) muitas pessoas foram ao hospital publico para extrair um dente, porém por falta de organização, o povo que estava no hospital, muitos deles havia chegado as 4 da madrugada, foi mandado embora para que só a tarde pudessem ser atendido. O motivo do dentista Drº Neivaldo não ter atendido o povo foi simplesmente porque não apareceu ninguém para auxiliar-ló.
O profissional disse a nossa reportagem que havia um tipo de reversamento naquele dia (segunda dia 12 de março), mas que quando era uma funcionaria (não será dito seu nome) acontecia com frequência.
Será que uma reforma administrativa é essencial na saúde de Igarapé do Meio?
mais informações na edição impressa. 


A Incompetência do Governo Frente a Greve


Os professores de Monção estão em greve a quase uma semana.
O movimento cresce a cada dia, ganhando principalmente, o apoio popular.
Tarefa que convenhamos não seria muito difícil, já que o governo Paulinha (PV) anda bem desgastado.
Mesmo com a chegada do secretário Jesiel Araújo, as coisas não melhoraram. A prefeita continua nadando em um mar de rejeição.
E neste caso, a greve acaba ajudando a afundá-la ainda mais.
Não foi feito um único gesto do atual governo para que se evitasse o movimento.
Achou-se erroneamente que tudo estava controlado, e que os educadores aceitariam pacificamente a situação degradante que muitas escolas da cidade se encontram.
Também achou-se erroneamente, que a classe dos professores não reagiria frente a demora na questão do tal abono e de outras questões salariais.
O movimento no fim das contas, acaba sendo justo e válido. Claro, que alguns tiram um proveito eleitoral, mas a maioria está lutando mesmo por dias melhores.
E o governo incompetente, deixa o movimento crescer ainda mais, ganhar mais adesões, sem tomar uma única providência.
Ainda bem que existe prazo de validade em toda administração municipal, com chance de renovação.
Só que nesta administração, dificilmente será renovado.

fonte: blogdojp.com

Avenida Principal de Igarapé do Meio em Descaso Total

A Avenida Nagib Haickel no município de Igarapé do Meio encontra-se com muitos buracos e um dos lados foi interditado com britas, como mostra a foto abaixo.
repare que ao fundo da imagem você observa as britas.
 Este é o lado da avenida que fica um hotel e a casa que mora um vereador e a secretária do município. Repare nesta outra foto (abaixo) que de tanto os carros usarem o calçadão para se livrar dos buracos, acabou ficando assim:
buraco deixado pelos carros e assim mesmo ficou até agora (07/03/2012)
Agora mostraremos como esta o outro lado da Avenida. Não deixamos de notar que enfrente a um restaurante tem um buraco cheio de água. O outro lado desta mesma avenida também foi interditada com britas e por isso muitos motociclistas usam o calçadão como pista.
este buraco fica enfrente ao restaurante
 Esta poça d'água (foto acima) fica enfrente a um restaurante e próxima da secretária de meio ambiente. Agora veja a foto abaixo.
uma das entradas que dá acesso a Avenida
 Esta é uma das entradas que dá acesso a Avenida e, repare logo ao fundo que temos a prefeitura.
Umas imagens valem mais que milhões de palavras. na edição impresa mais informações.