EDUCAÇÃO - Seduc Abre Inscrições para Exame de Certificação de Jovens e Adultos



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Educação de Jovens e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), realiza, a partir desta terça-feira (15) até o dia 16 de junho, as inscrições para Certificação nas etapas Fundamental e Médio, realizadas nas especificações: Exames de Educação de Jovens e Adultos por área e candidatos pendentes em disciplinas do Exame Supletivo.
Para se inscrever, o candidato deve ser maior de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e maior de 18 anos, para o Ensino Médio, e apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência (original e xerox) e duas fotos 3x4.
As inscrições podem ser realizadas no horário das 8h às 11h e das 14h às 21h, no Ceja, situado à Avenida Barão de Itapary, s/nº Camboa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (98) 3231-3004.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), e, tem como objetivo, avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada.
O candidato participante é submetido a uma prova e, alcançando o mínimo de pontos exigido, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é opcional.
As informações são da Secom do governo do Estado.

POLÍTICA - Vereador Orlando Mendes Declara Apoio ao Pré Candidato a Prefeito Ribamar Alves





O vereador Orlando Mendes do PDT na sessão de hoje (11), leu um documento encaminhado para o diretório do PDT de 

Santa Inês, onde o presidente é o vereador. Leia parte do 

documento.

"...a Comissão Executiva determina ao diretório municipal de 

Santa Inês o cumprimento da resolução e recomenda à 

candidatura do Deputado Federal Ribamar Alves do Partido 

Socialista Brasileiro - PSB, partido que historicamente 

compõe  o bloco de oposição ao grupo dominante no 

Maranhão..."

O documento foi assinado pelo presidente do PDT Julião 

Amin e diz ainda que o Partido Democrático Trabalhista não 

poderá coligar com candidato a prefeito de partido que seja 

da base de apoio ao governo do estado, comandada pela 

oligarquia Sarney. 

Orlando disse  após ter lido o documento que irá respeitar a 


decisão do partido e que sempre será amigo do prefeito que 


ai esta no poder. Disse que esta resolução só tem a fortalecer 


os partidos de esquerda no Maranhão. Ele lembrou que na 


ultima eleição por ter decidido votar em Bringel teve 


algumas divergências com o diretório estadual e pediu a 


compreensão dos colegas vereadores, assim como o respeito. 


Pra finalizar o vereador divulgou  que dia  31 deste mês 


haverá um encontro com toda militância do PDT de Santa 


Inês.





POLÍTICA - PMDB Maranhense Pode Ter dois Nomes Novos na Câmara Federal






O PMDB maranhense poderá ter dois nomes na 


câmara federal, trata-se de Ricardo Archer e 


Paulo Marinho Júnior. A entrada de Archer é 


fruto de uma aliança do deputado federal 

Cleber Verde (PR) que assumirá a Secretária 
Estadual de Pesca; já a entrada de Paulo será 
por conta de um possível afastamento do 
deputado federal José Vieira também do PR que 
irá cuidar de sua 
saúde. 

ARARI - Juiz Determina a Prisão de Eleitores por Transferência Irregular de Títulos



O Juiz da 27ª ZE, Dr. Gladiston Luis Nascimento Cutrim, decretou na quarta-feira, (09), a prisão temporária de três eleitores acusados de transferência fraudulenta e adulteração de documento para fins eleitorais. A decisão foi tomada em atendimento ao pedido do Delegado de Polícia Domingos Cartaxo, que, após ouvir as informações do Chefe de Cartório Walter Castelo Branco Pinheiro Júnior, da 27ª Zona de Arari, resolveu solicitar a prisão temporária dos eleitores para aprofundar as investigações sobre os fatos.Ao verificar a documentação apresentada pelos eleitores, o servidor da justiça eleitoral suspeitou que se tratava de documentos adulterados e ao solicitar os originais, os mesmos não foram apresentados. Em seguida, foi solicitado pelo Juiz Eleitoral o fornecimento das segundas vias das contas d'àgua junto ao SAAE municipal, onde se constatou a adulteração dos documentos.Em sua decisão, o Juiz Gladiston Cutrim afirma que "pela documentação apresentada, foram adulterados os nomes que constam na identificação do consumidor de cada conta, retirando-se o nome verdadeiro do proprietário da Unidade Consumidora e fazendo constar no documento o nome dos representados, o que caracteriza uma forma de burlar a legislação eleitoral e transferir eleitor ilegalmente para esta Zona Eleitoral. Os delitos são graves, mormente às vésperas do período Eleitoral".As transferências seriam feitas da Cidade de São Luís/MA, para o Município de Arari/MA. Segundo o magistrado, será verificada a participação de outras pessoas nessa investida criminosa, porém, ressaltou que não existe nenhum indício de transferência em massa de eleitores, considerando as diligências tomadas pelo Cartório Eleitoral.Em Igarapé do Meio muitos realizaram transferência de titulo eleitoral e recebemos a informação de que um pré candidato a vereador foi pego com pessoas de outro município para transferir o “voto”. Assim como um povoado de Igarapé do Meio, segundo fomos mais uma vez informado, tem 12 pessoas que foram transferidas para votar em Santa Inês. Estamos apurando o caso.






com informações blogdoabimaelcosta com algum acréscimo Jornal 'A CORDA' 


Morre, aos 94 anos, o ex-deputado federal Neiva Moreira


Jacksom e Neiva


SÃO LUÍS – Morreu na madrugada desta quinta-feira (10), por volta de 1h, o jornalista e ex-deputado federal, Neiva Moreira. Ele deu entrada no Hospital UDI, na noite do dia 30 de março, com uma infecção respiratória. O quadro de saúde era grave segundo informações da assessoria do hospital. l.
História
José Guimarães Neiva Moreira nasceu em Nova Iorque, no dia 10 de outubro de 1917. Órfão de pai aos seis anos, quando a família já se mudou para Barão de Grajaú, ele fez o primário nesta aquela cidade e iniciou o curso ginasial em Floriano, continuando-o no Liceu Piauiense, de Teresina, e no Liceu Maranhense, de São Luís.
Ao se transferir para São Luís, foi acolhido por Nascimento Moraes, que lhe propiciou moradia e lhe deu apoio no jornal Pacotilha. No início de 1942, Neiva Moreira viajou para o Rio de Janeiro, decidido a atuar na grande imprensa nacional, o que de fato conseguiu. Após trabalhar, como repórter free lance, no Diário de Notícias, ingressou nos Diários Associados, onde pertenceu aos quadros do Diário da Noited’O Jornal e da revista O Cruzeiro, fazendo a carreira de repórter político, destacado para diversas missões no Brasil e no exterior. Ainda no Rio de Janeiro colaborou em A VanguardaO Semanário, e fundou O Panfleto.
Em abril de 1950, ele voltou para São Luís e fundou e dirigiu o Jornal do Povo, do qual se tornou proprietário em outubro de 1952. Nesse mesmo ano de 1950, Neiva Moreira foi eleito deputado estadual, com votação consagradora, notadamente do eleitorado da capital, iniciou uma carreira que lhe conferiu, a contar de 1954, três mandatos consecutivos de deputado federal. Por sua atuação em diversas comissões, na liderança da Minoria, na Frente Parlamentar Nacionalista e na Mesa da Câmara, Neiva Moreira projetou-se como um dos mais combativos parlamentares brasileiros. Além disso, ele desempenhou papel fundamental na transferência da Câmara dos Deputados para Brasília.
Período militar
Cassado e preso em 1964, Neiva Moreira foi, inesperadamente, posto em liberdade, por decisão de um chefe militar. Em seguida, asilou-se na Embaixada da Bolívia, de onde, protegido por salvo-conduto diplomático, viajou para La Paz, iniciando um exílio de 15 anos, que o levou a residir no Uruguai, na Argentina, no Peru e no México. Em todos esses países, que ia deixando compelido pelo autoritarismo das ditaduras militares triunfantes, teve destacada participação na imprensa. Esteve, em missões jornalísticas, na Europa, na África e no Oriente Médio, oportunidades em que conheceu e entrevistou numerosos líderes políticos, e em que assistiu às festas de independência de Moçambique e de Angola.
Na Argentina (setembro de 1974), fez circular o primeiro número da revista Tercer Mundo, reintitulada Cuadernos del Tercer Mundo a partir do Nº 10 (publicado em julho de 1977, no México), e que até hoje mantém em circulação, com o título em português, sendo o mais antigo periódico brasileiro consagrado à causa dos povos pobres e excluídos.
Com o advento da anistia, retornou ao Brasil, fazendo seu reencontro com a pátria pelo Maranhão. De volta à política, filiou-se ao PDT - Partido Democrático Trabalhista, de cuja organização nacional e regional (no Maranhão) participou ativamente. Ele não foi eleito deputado federal em 1982, nem senador em 1986. Ainda assim, candidatou-se a deputado federal em 1990, conquistando uma suplência que lhe permitiu voltar à Câmara Federal, por algum tempo. Novamente candidato em 1990, obteve a primeira suplência da coligação PDT-PT e assumiu, como titular, o mandato de deputado federal em fevereiro de 1997.
Neiva Moreira, ainda, foi eleito deputado federal em outubro de 1998, com votação muito expressiva.
Produção intelectual
Grande parte da produção de Neiva Moreira se encontra nos periódicos nos quais trabalhou. Ele publicou: Fronteiras do mundo livre, em 1949; O Exército e a crise brasileira, em 1968; Modelo peruano, em 1973 (este livro foi reeditado em diversos países); Brasília, hora zero, em 1988 (depoimento sobre a transferência da Capital Federal para Brasília, trabalho em que o autor exerceu decisivo papel).
fonte imirante

Servidores da UFMA Aderem a Paralisação Hoje e Amanhã




Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão em paralisação hoje (09) e amanhã (10). Eles decidiram aderir à parada nacional convocada pela Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras), em assembleia geral da categoria realizada no dia 8 de maio.
A paralisação de advertência ocorre em virtude da inércia das negociações com o Governo Federal. Segundo o presidente do Sintema, Mariano Azevedo, os representantes do Governo na mesa de negociação vêm adiando sucessivamente o encaminhamento da pauta reivindicatória. 
As negociações acontecem desde o final do ano passado, quando os trabalhadores - a pedido do governo - suspenderam a greve com a promessa denegociação. De acordo com eles, até a presente data nenhum avanço concreto foi obtido.


Reivindicações



Uma das principais reivindicações é o aumento do piso salarial para um valor correspondente a três salários mínimos (cerca de R$ 1,9 mil). Hoje o piso é de apenas R$ 1.034,59. 

Além disso, a categoria reivindica também o reajuste do auxílio-alimentação e valorização da carreira (alteração de vários pontos do Plano de Carreiras o PCCTAE, entre eles, racionalização dos cargos, reposicionamento dos aposentados, step constante, entre outros).

fonte o imparcial

SEÇÃO NA CÂMARA DOS VEREADORES DE IGARAPÉ DO MEIO - CONFIRA

Ambulância Largada Atrás do Hospital

Ontem (04) a seção na Câmara de Igarapé do Meio começou com um projeto no qual homenageava uma moradora do povoado Fazenda União. O nome da escola do povoado Fazendo União a partir daquele momento ficará sendo Mariana Alves Ferreira de Sousa.
Depois de aprovado o projeto e não tendo mais nada para ser discutido, a palavra foi “oferecida” para aquele vereador que assim deseja-se. O vereador Viana relatou que o fato seu grupo esta indeciso, ele ainda continua na posição de pré candidato a prefeito e com apoio da “casa”; logo em seguida disse que ao visitar a comunidade Larges Comprida foi criticado por no povoado não ter assistência médica e com isso frisou em cima dos R$ 50 MIL destinados para o pagamento de parte do pessoal da saúde. Por que não tem médico? Foi à pergunta que o vereador fez. O vereador Gilberto pediu a “palavra” para dizer que o problema seria falta de transporte e criticou que em ano eleitoral sempre aparecia carro; disse ainda que o médico não tem obrigação de colocar seu carro a disposição do município. “É obrigação do município”. diz Gilberto. O vereador (gilberto) falou ainda que muitos enfermeiros colocam seus carros a disposição do município na tentativa de ajudar.
Após Viana ter encerrado a palavra foi concedida a vereadora Izenilde (mulher do vice prefeito carambanja): “no povoado que moro, São Vicente, ninguém trabalha. Não vejo um agente de saúde trabalhando.” disse a vereadora. “Se constar na folha de pagamento da prefeitura que tem dentista no povoado São Vicente, pode tirar que é marajá”, falou mais uma vez a mulher do vice prefeito. Gilberto pediu para a vereadora a “palavra” e disse que dos 36 agentes de saúde que Igarapé do Meio teria, tem os que trabalham e os que não. Izenilde rebateu dizendo: “Estou falando do “meu povoado”, vereador.” Viana também pediu a “palavra”: “É falta de comando do prefeito Zé Filho.” falou Viana.
O vereador Nona finalizou este debate dizendo que o prefeito deveria erguer sua cabeça, pois tem muitas obras executadas em sua administração.
Estiveram presentes: Nona, Viana, Antônio do Anastácio, Sandra, Cleber, Gilberto e Izenilde.
Faltaram: Riba do Anjo e Pinô
A vereadora Sandra e o Vereador Cleber não falaram nada.

DOMINGO TEM ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR EM BELA VISTA



Neste Domingo dia 06 de maio, haverá eleição para eleiger os primeiros Conselheiros Tutelares de Bela Vista do Maranhão.
Os candidatos São:
ALDILENE - 13
ALBANIZA - 20
ANDRÉ - 31
CLEANE - 25
DOGI - 16
FRANCISCA - 15
GILVAN - 28
ILDENÊ - 33
POJIM - 10
KEILA - 12
ROSA - 24
RONILSON - 11
WILLIAME - 44
A eleição iniciará as 8h e irá terminar as 17h, nos seguintes locais
ESCOLA UNIDADE 01 SEÇÃO
ESCOLA ENSINO MEDIO 01 SEÇÃO
ESCOLA LOURIVAL 01 SEÇÃO
ESCOLA CARLOS PAULO 01 SEÇÃO (BELA VISTA DE BAIXO)
ESCOLA ELIEZER MOREIRA 01 SEÇÃO (POVOADO ARATAUIESCOLA NEUZA PINTO XAVIER 01 SEÇÃO (CURVA DA MATA DO BOI)
ESCOLA DO CENTRO DO LULU 01 SEÇÃOESCOLA DA RIZINGA 01 SEÇÃO

Com Informações de Derleon.

Pastor de Santa Inês Vai Ministrar Culto em Brasília

Deputado Ribamar Alves  com Deputado Paulo Freire e Deputado João Campos Presidente da Frente Parlamentar Evangelica no Congresso Nacional

Foi muito bem recebida pelos colegas da Frente Parlamentar Evangélica à sugestão apresentada pelo deputado federal Ribamar Alves para que o pastor Rayfran Batista, um dos principais representantes da Igreja Assembleia de Santa Inês, ministrasse um dos cultos que são realizados todas as quartas feiras no plenário da Câmara Federal em Brasília.

Além de frequentador da celebração Ribamar tem estreita ligação com a bancada evangélica no Congresso. Partiu do deputado maranhense o pronunciamento em defesa do pastor Silas Malafaia quando este foi acusado de homofobia após comentário feito em julho de 2011 no programa “Vitória em Cristo”, exibido pela TV Bandeirante.

Pastor Rayfran Batista


Rayfran Batista da Silva nasceu no município de Bom Jardim em 29 de maio de 1968. É filho de João Batista da Silva e Maria José Costa Batista da Silva. É casado com Iranilde dos Santos da Silva, com quem tem três filhas. É pastor titular da Assembleia de Deus em Santa Inês desde o dia 26 de dezembro de 2009. É o 2º Vice-Presidente da CEADEMA - Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão, pregador, mestre em Teologia, graduado em Letras e Filosofia e acadêmico de História. É autor de diversos livros entre eles.

BASTA - Ontem Foi Dércio e Amanhã?


Diante do fato de Décio Sá ter sido assassinado com tamanha brutalidade, me sinto IMPOTENTE! Pois vejo que o trabalho jornalístico neste “país das mentiras” é muito mais complicado do que pensava.
Não é o medo que corre por todo meu corpo, como se fosse uma descarga elétrica. É o sentimento de REVOLTA que me deixa repensar os fatos. Ontem (23/04/2012) foi o blogueiro Dércio Sá e amanhã? Qual será o jornalista?
Até quando vamos assistir este tipo de crime? Não contra apenas ao JORNALISMO, mas acima de tudo contra uma pessoa que tem sentimentos e família. Isso não precisa mais acontecer amigos, pois se o povo não tomar consciência que este é um problema público, iremos postar muitas e muitas vezes textos de IDIGNAÇÃO e com o pedido de JUSTIÇA.
Cabe ao povo deste “país das mentiras” escancarar as verdades, para que nenhum MARGINAL/PISTOLEITO venha a cometer este tipo de atrocidade. Digo isso na certeza de que a VERDADE irá de alguma forma AGRESIVA tocar “nos calos” dos grupos políticos “dinossauros” que ai estão assistindo a tudo isso sem sequer fazer nada.

Alex Carlos

Educadores de Pio XII entram em greve por tempo indeterminado



Educadores da Rede Municipal de Ensino de Pio XII

 entraram em greve por tempo indeterminado no 

último sábado (14), durante Assembléia Geral. A 

categoria reivindica aplicação do Piso salarial; 

regulamentação do INSS e garantia de 

aposentadoria; melhores condições de trabalho, 

entre outras reivindicações.



De acordo com os manifestantes, Pio XII necessita de uma educação mais séria e mais objetiva, por isso a luta da categoria foi abraçada pela comunidade em geral. Mais de 500 profissionais estão de braços cruzados.
Professores afirmam ainda que a merenda escolar não é servida com regularidade e, ainda assim, de baixa qualidade nutricional.
Na última semana em uma das muitas tentativas dos professores de se chegar a um acordo que evitasse a greve, a prefeitura teria informado aos grevistas não ter recurso suficiente para atender as reivindicações dos educadores.
Não é exclusividade de Pio XII, problemas relacionados à educação. Mas, neste caso, existem pontos peculiares, segundo professores, que vão desde a desvalorização do estudante ao total desrespeito às leis relacionadas à educação.
O movimento grevista se solidifica e ganha, a cada dia, mais apoio de entidades ligadas à sociedade civil.

fonte: notasdodanielaguiar

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK PODEM CARÁCTER IZAR CRIME CIBERNÉTICO

Muitas de nossas matérias postadas aqui nesta página social

são comentadas e ao nosso ver isso é muito bom. Todavia tem

 pessoas que não sabem argumentar e usam seus comentários

 para mostrar sua falta de conhecimento e de respeito para 

com o seu semelhante.


Ainda temos aqueles que criam um facebook só para chatear as pessoas; lançam palavras ofensivas, achando que o simples fato de ter o direito de ir e vir garantido em uma parte fragmentada da constituição brasileira, irá lhe livrar de alguma coisa futura. Estas ofensas (que alguns caracterizam como debates) pode ser consideradas "Crime Cibernético".
Mesmo que você caro amigo ache que mostrando a cara pode tudo, ledo engano. Para os que não mostram o rosto e acham que não podem ser descobertos: engano em dobro. Pedimos aos amigos que comentem nossas postagens respeitando o direito dos outros e deixar bem claro aqui, que nosso trabalho é informar os fatos, pois cabe a você que ler julgar se é certo ou errado e procurar os órgãos competentes para reclamar.

Raimundo da Lurdes e Kennedy Sousa Firmam União Contra Gestão Desgastada, em Igarapé do Meio.



O clima político do município de Igarapé do Meio parece começar a esquentar, pois os dois pré candidatos a prefeito Raimundo da Lurdes e Kennedy Sousa estavam reunidos ontem (16/04/2012) no objetivo de traçar planos para dias melhores ao povo de Igarapé do Meio. Segundo informações os dois candidatos de oposição se uniram e agora se tornaram “uma só força de oposição” contra as mazelas deixadas pela atual gestão e seus colaboradores.
Com esta união a aposição cresce muito mais e chega a se unir com mais de 5 partidos políticos, dezenas de comerciantes, representantes de associações de classe e lideranças comunitárias, tudo por considerarem que a atual situação administrativa do município é catastrófica.
Ainda não sabemos o nome que vai disputar as eleições, mas já teve um avanço.

mais informações na edição impressa

O Carcará e o Gavião

Carcará lá do sertão é um bicho que avoa que nem o avião... Carcará pega mata e come mais malvado do que home... E assim começa a celebre musica do saudoso João do Vale citei essa musica para referenciar a nossa ave de rapina que no caso é o GAVIÂO, cruel, ardiloso, perseguidor e traiçoeiro é assim que se comporta o nosso Gavião imaginem só que este bicho em questão devorador do dinheiro do povo e dos bens públicos, que já foi um político de esquerda mais na primeira oportunidade se corrompeu e aprendeu como ninguém a corromper hora usando dinheiro que não é dele, hora usando a maquina publica subordinando famílias inteiras com empregos ilegais ( muitas vezes 1 salário mínimo é dividido por 3 a 4 famílias) e de fins eleitoreiros que há mais de um década são as mesma ferramentas utilizadas em suas campanhas covardes, covardes por que esses empregos só duram o período da eleição ou do ano eleitoral, depois o nosso povo, sofrido povo voltam para suas vidas simples e difíceis com seus filhos em quanto os “gaviõezinhos” tiram onda em seus carrões e em farras bancadas com o dinheiro sagrado do contribuinte.
O poder do senhor Gavião já dura mais de 10 anos simplesmente com base nos seus 4 primeiros anos dos quais ele realmente fez muito, mas depois de sua reeleição acabou repare que tudo que tem em Igarapé do Meio foi construído de 2001 a 2004,(Hospital,Prefeitura,Praças,Escolas “menos o Jorge Moises que foi feito com recurso do governo estadual na gestão de Jackson Lago”,Postos de Saúde “mas nenhum funciona”, tem também a quadra aquática que a CAIXA não recebeu e por isso Antonio Berto está inelegível para sempre e ETC...).
Os votos monçonenses são um capitulo a parte da historia politica de Igarapé do Meio é com esses votos que o senhor Gavião vem a muito tempo se garantindo nas eleições municipais especulasse que já passam de 2 mil votos transferidos somente daquela cidade há uma disparidade gigante entre o numero de habitantes e o numero de eleitores em Igarapé do Meio é um absurdo chega a proporcionalidade de 89,99% da população Igarapeense que vota fica o questionamento cadê as crianças e adolescentes em idade menor de 16 anos seriam apenas 10,1% da população impossível questionar as autoridades sobre isso é verdadeiramente perda de tempo pois eles estão carecas de saber uma vez que essas informações são publicas no site do IBGE, enquanto não se faz nada ficamos nós nas mãos dos eleitores pagos e bem pagos oriundos de povoados como Mata-Boi, Barradas, Oitero, Vila Esperança, Agua Branca, Rita, Centro dos Maxilianos todos de Monção-Ma, tem um vereador que cansado de perder seguidas eleições acabou aderindo a esta pratica cogita-se que ele tenha algo em torno de 200 votos (transferidos) já ganhou uma molinho em 1º lugar e quer se garantir de novo fiquem de olho.
Não é de se admirar que o senhor Gavião votou a primeira vez em Igarapé do Meio na eleição de 2000 na qual era o candidato a prefeito a convite do já falecido srº LIMA,( lembra-se oque ele fez com a família desse senhor devorou todos politicamente por que se sentiu ameaçado por seus membros que não concordavam com seus desmandos).Por isso não tem idoneidade nenhuma para falar de quem é de fora pois ele é de Monção do povoado Andirobalzinho para ser mais preciso é por isso que traz seus conterrâneos para votar aqui.
Na próxima edição vamos ver uma sacanagem de uns 86 funcionários fantasmas que o Zé do Padim nem sabia, coitado...

Igarapeense Sofre Acidente de Moto em Lucas do Rio Verde e Passa Bem

Valdir Costa
Valdir Costa Siqueira, conhecido como DÉCO de Igarapé do Meio - MA sofreu um acidente de moto sábado na cidade de Lucas do Rio Verde - MT. Segundo informações um carro bateu em Valdir Siqueira que conduzia uma moto e quebrou a perna em 3 lugares; a vitima foi levada ao Hospital Regional de Sorriso na cidade vizinha, pois Lucas do Rio Verde esta sem ortopedista, mas já foi operado e encontra-se na UTI, fora de perigo, consciente e conversando com todos.
O acidente de Valdir teve uma repercussão muito grande, aonde algumas pessoas chegaram a colocar que o mesmo havia morrido. Porém não passou de um susto para o rapaz, amigos e familiares que moram em Igarapé do Meio.

Com informações de Marcos de Souza que se encontra em Lucas do Rio Verde - MT, e postou em nosso facebook.

CASAS DO POVOADO FAZENDA UNIÃO AINDA NÃO FORAM CONCLUIDAS

Quando você sai de Igarapé do Meio para Santa Inês e passa pelo Povoado Fazenda União sua visão das casas é assim (foto abaixo):

Casas do Povoado Fazenda União em Igarapé do Meio

  
Não se engane com o que vê, pois os moradores do povaodo estão morando nestas casas de projeto inacabadas que foram pintadas para tirar a péssima impressão dos que passam pela BR 222. Agora olhe a foto mais abaixo:

Estas ai ficam por trás das casas pintadas
 Segundo alguns moradores o descaso é total já que ninguém vai no povoado dar qualquer satisfação. Uma moradora disse que seu esposo esta viajando e ela esta com três filhas em casa, duas adolescentes e uma criança; usa a casa para dormir, mas cozinha neste local que você verá na foto abaixo.

Local onde moradora cozinha
A equipe da TV mirante esteve no local em fevereiro deste ano (2012); já estamos em abril e nada foi resolvido o povo ainda vive a espera que um dia eles possam morar em um lar.

Olha a janela e a porta! Casa na Fazenda União em Igarapé do Meio


mais informações na edição impressa.

ÔNIBUS ALUGADO PARA TRANSPORTAR ALUNOS VIVE QUEBRANDO


Ontem (09/042012) postamos no facebook que alunos do Povoado Juçaralzinho, município de Igarapé do Meio estava indo pra casa depois das aulas a pé. A postagem gerou alguns comentários contra o caso dos alunos estarem indo a pé para casa e ao mesmo tempo pedia para que nossa equipe apurasse o caso.
Fomos ao povoado Juçaralzinho (entrada do povoado fica enfrente a fribal na BR 222) hoje (10/04/2012) por volta das 6:30 da manhã e conversamos com pais e alunos. Segundo a delação de alunos e pais o que aconteceu foi que o ônibus (foto abaixo) alugado para transportar alunos da rede pública de ensino atolou quando estava a caminho do Povoado Cajazeira e os estudantes do Povoado Juçaralzinho tiveram que andar mais ou menos 1km até a BR 222. Quando estavam “trafegando” pela BR um senhor de moto se comoveu com as “crianças-aluno” e começou a leva-las de moto; lembrando aqui que iam duas crianças na moto e sem capacete em uma BR.
Um de nossos amigos no facebook colocou que este caso poderia ser isolado. Ficou claro para nossa equipe de reportagem que a causa de alunos terem ido a pé para casa foi simplesmente pelo fato do carro ter atolado por falta da manutenção da estrada vicinal do Povoado Cajazeira. Porém os moradores, bem como os alunos nos informaram não ser a primeira vez que são obrigados a voltar a pé ou a esperar pelo ônibus. Segundo eles (alunos) o veiculo só este ano quebrou 3 vezes, sem falar de alguns contratempos. “Ano passado meus filhos chegavam muito tarde da escola por conta destes problemas mecânicos.”, diz uma mãe.
Além destes alunos citados nesta reportagem, temos os alunos do Povoado Alto do Piquizeiro que segundo um morador nos informou, teem que vir a pé ou de bicicleta para estudarem por falta de transporte.
É preciso que o município tenha mais atenção com estes pequenos problemas que podem acabar se tornando grandes. Pois já pensou o risco que alunos (crianças e adolescentes) correm por falta de uma revisão no veiculo? Quanto será que o município paga por mês por um transporte assim? Será que não daria para comprar um? E cadê o ônibus escolar?
Fica agora esperar os amigos comentar se o caso é isolado ou não.


Ônibus Alugado para Transportar Alunos de Igarapé do Meio