Esporte - Maranhão é Campeão do Brasileiro de Seleções Sub-15



A Seleção Maranhense Sub-15 conquistou, ontem, domingo (13), o título do 
Campeonato Brasileiro de Seleções, competição promovida pela Confederação 
Brasileira de Futebol de Salão. Com um futsal de altíssimo nível, o invicto 
Maranhão não deu chances para o Mato Grosso do Sul e, com grande atuação 
de Gabriel Barros, autor de três gols, os maranhenses soltaram o grito de 
campeão ao vencer a partida por 4 a 2, em jogo realizado no Ginásio Aecim 
Tocantins, em Cuiabá (MT). A decisão de ontem pôs frente a frente as duas 
únicas equipes que ainda estavam invictas na competição nacional. O Mato 
Grosso do Sul assustou a equipe maranhense logo aos 6min28 com Zé Ricardo 
marcando 1 a 0. Mas o Maranhão nem sentiu a desvantagem porque, aos 
6min38, Marcus Paulo deixou tudo igual no marcador.
O jogo era bom. As duas equipes criavam oportunidades, mas o 1 a 1 
persistiu no primeiro período. Na volta do intervalo, os comandados do técnico 
Chicão Castelo Branco impuseram um ritmo forte. A marcação era eficiente, 
mas faltava o gol da virada.
Mas, aos 25min19, Gabriel Barros tratou de marcar o segundo gol do time 
maranhense. E o gol desestabilizou o time sul-mato-grossense que se viu 
obrigado a ir em busca do empate.
Melhor para o Maranhão que dominava o jogo. Aos 27min12, Gabriel Barros 
fez o terceiro e, aos 29min29, ele marcou o gol do título nacional: 4 a 1. E 
ainda deu tempo para Zé Ricardo diminuir para o Mato Grosso do Sul, mas o 
gol de nada adiantou. O Maranhão é campeão do Campeonato Brasileiro de 
Seleções de forma invicta.
Campanha
O Maranhão teve uma campanha espetacular no Brasileiro de Seleções. Os 
maranhenses terminaram a fase de grupos na liderança com duas vitórias e 
dois empates. Na semifinal, um jogaço diante do Rio Grande do Sul e vitória 
de virada e na raça somente na prorrogação.
E, na decisão, a Seleção Maranhense foi perfeita. Vitória incontestável sobre o 
Mato Grosso do Sul e título assegurado.
Outras informações do futsal maranhense você confere no site oficial da 
Federação de Futsal do Maranhão. O endereço é o www.fefusma.com.br
JOGOS DO MARANHÃO
08/05 – Mato Grosso 0 x 1 Maranhão (1ª fase)
09/05 – Maranhão 5 x 5 Espírito Santo (1ª fase)
10/05 – Amazonas 2 x 2 Maranhão (1ª fase)
11/05 – Maranhão 6 x 3 Alagoas (1ª fase)
12/05 – Maranhão 3 x 2 Rio Grande do Sul (semifinal)
13/05 – Mato Grosso do Sul 2 x 4 Maranhão (final)

fonte imirante

Igarapé do Meio - Zé Filho Poderá Anunciar Hoje que é Candidato a Reeleição


Hoje o povo de Igarapé do Meio vive a grande incerteza se o atual prefeito José Soares Filho será realmente candidato a reeleição. Dias atrás o ex-prefeito Antônio Berto havia convidado Zé Filho para uma reunião, segundo informações na casa da mãe do ex-prefeito; tudo seria para definir quem realmente seria candidato. Com isso a cidade ficou "cheia" que o candidato seria Antônio Berto, porém o prefeito não afirmou isso e, nem disse que seria candidato; ficando desta forma a grande duvida. 
Este posicionamento neutro do jovem prefeito gerou alguns atritos na câmara de vereadores e muitos de seus aliados estão eufóricos e desejando que o prefeito sai candidato. Recebemos a informação que no evento realizado neste domingo (13) às 15h pela prefeitura, Zé Filho irá anunciar que é candidato e não abre.
Dizem pela cidade que Antônio Berto disse para seu afilhado que em uma eleição o mesmo gastou um boi e que nesta gastaria uma fazendo. Se realmente o afilhado decidir enfrentar o padrinho, você fazendeiro pode se preparar pra comprar muitas cabeças de gado.
Fiquem ligados também no facebook, pois daqui a pouco estaremos no retorno a espera deste tal pronunciamento.

Igarapé do Meio - Mães São Homenageadas no CRAS

Em homenagem ao DIA DAS MÃES, os alunos, monitores e demais funcionários do Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS do município de Igarapé do Meio organizou um café da manhã recheado com muitas homenagens e sorteios de presentes. 
Mães no CRAS 
O prefeito Zé Filho e sua esposa estavam presentes nesta festa realizada com todo carinho para as mães dos alunos do CRAS.
Prefeito Zé Filho e a Primeira Dama compondo a mesa

Além desta festa que as mães tiveram pela manhã, a prefeitura irá sortear a partir das 15h no retorno vários prêmios.

Funcionários que Organizaram o Evento
  












               

Igarapé do Meio - Resumo da Sessão na Câmara



Igarapé do Meio - A sessão ontem (11) iniciou com a leitura do projeto do Fundo para a Infância e Adolescência - FIA. Este fundo é um recurso que existe desde 1994, ele funciona como um suporte ao Estatuto da Criança e do Adolescente e é gerido pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. É também um instrumento que permite a arrecadação dos recursos destinados ao atendimento das crianças e adolescentes carentes. Os recursos que o formam provêm de doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas, dedutíveis do Imposto de Renda.
As doações são aplicadas em projetos sociais públicos ou privados, projetos de pesquisa e obras que possibilitam a recuperação, tratamento ou readaptação social de crianças e jovens carentes.
Depois de encaminhado o projeto para suas comissões a palavra foi franqueada por 10 minutos ao vereador que assim o desejasse; como sempre o vereador Viana foi o primeiro a falar e já iniciou dizendo que Antônio Berto fala mal de vereador. Falou também que o ex-prefeito depois de sua reeleição passou a não ouvir o grupo, passando a ser desta forma um ditador. Colocou ainda que Antônio Berto quer voltar ao poder e não aceita que Zé Filho seja o candidato. "Todos sabem que quem manda é Antônio Berto e hoje Zé Filho governa mal porque tem pessoas atrapalhando." disse Viana. O vereador pede ainda que a câmara apoie uma candidatura própria. Viana falou também que a secretária de finanças paga uns funcionários e outros não. "Não estou ofendendo ninguém, apenas estou me posicionando." finalizou Viana.
O vereador Gilberto foi o próximo escrito a falar e foi logo dizendo que ainda fazia parte da base do governo. "Tenho certeza que tanto o prefeito, quanto o ex-prefeito tenham coragem de falar para os vereadores que são ou não candidatos a prefeito." colocou Gilberto. "Não custa nada o ex prefeito dar um votinho pagando os três que damos a ele." completa o vereador. Gilberto falou ainda que tem pessoas no governo de Zé Filho torcendo pra não dar certo e concordou com o vereador Viana quando ele disse que tem uns funcionários recebendo e outros não e, completou colocando que não próxima não irá ficar calado.
O vereador Riba do Anjo disse que a câmara tem de saber quem fez pedido de emprego para deixar a folha de pagamento encharcada. Viana pediu a palavra pra dizer que esta tudo desorganizado na secretária de finanças e Riba tomou a palavra pra desejar um feliz dia das mães.
A vereadora Sandra ocupou a tribuna para desejar, assim como a vereadora Izenilde, um feliz dia das mães.
O vereador Cleber foi inscrito para segundo ele, ofender aos colegas; coisa que na verdade caiu sobre ele mesmo.


O discurso do vereador Cleber será editado já já amigos.  

Sindicato dos Pescadores Realiza Solenidade de Inauguração


Igarapé do Meio - Foi inaugurado na manhã de hoje (12/05) o Sindicato dos Pescadores Profissionais, Artesanais e Criadores de Peixe de Igarapé do Meio. A cerimônia aconteceu na câmara municipal e contou com a presença de diversas lideranças, entre elas estava o Presidente da Confederação Maranhense dos Pescadores Ancelmo Freitas Silva, representantes Brejo das Flores, amigos e simpatizantes dos sindicalizados. 
Apesar do sindicato ser muito recente já chega ao número de quase 150 filiados.

mais informações na edição impressa.

EDUCAÇÃO - Seduc Abre Inscrições para Exame de Certificação de Jovens e Adultos



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Educação de Jovens e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), realiza, a partir desta terça-feira (15) até o dia 16 de junho, as inscrições para Certificação nas etapas Fundamental e Médio, realizadas nas especificações: Exames de Educação de Jovens e Adultos por área e candidatos pendentes em disciplinas do Exame Supletivo.
Para se inscrever, o candidato deve ser maior de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e maior de 18 anos, para o Ensino Médio, e apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência (original e xerox) e duas fotos 3x4.
As inscrições podem ser realizadas no horário das 8h às 11h e das 14h às 21h, no Ceja, situado à Avenida Barão de Itapary, s/nº Camboa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (98) 3231-3004.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), e, tem como objetivo, avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada.
O candidato participante é submetido a uma prova e, alcançando o mínimo de pontos exigido, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é opcional.
As informações são da Secom do governo do Estado.

POLÍTICA - Vereador Orlando Mendes Declara Apoio ao Pré Candidato a Prefeito Ribamar Alves





O vereador Orlando Mendes do PDT na sessão de hoje (11), leu um documento encaminhado para o diretório do PDT de 

Santa Inês, onde o presidente é o vereador. Leia parte do 

documento.

"...a Comissão Executiva determina ao diretório municipal de 

Santa Inês o cumprimento da resolução e recomenda à 

candidatura do Deputado Federal Ribamar Alves do Partido 

Socialista Brasileiro - PSB, partido que historicamente 

compõe  o bloco de oposição ao grupo dominante no 

Maranhão..."

O documento foi assinado pelo presidente do PDT Julião 

Amin e diz ainda que o Partido Democrático Trabalhista não 

poderá coligar com candidato a prefeito de partido que seja 

da base de apoio ao governo do estado, comandada pela 

oligarquia Sarney. 

Orlando disse  após ter lido o documento que irá respeitar a 


decisão do partido e que sempre será amigo do prefeito que 


ai esta no poder. Disse que esta resolução só tem a fortalecer 


os partidos de esquerda no Maranhão. Ele lembrou que na 


ultima eleição por ter decidido votar em Bringel teve 


algumas divergências com o diretório estadual e pediu a 


compreensão dos colegas vereadores, assim como o respeito. 


Pra finalizar o vereador divulgou  que dia  31 deste mês 


haverá um encontro com toda militância do PDT de Santa 


Inês.





POLÍTICA - PMDB Maranhense Pode Ter dois Nomes Novos na Câmara Federal






O PMDB maranhense poderá ter dois nomes na 


câmara federal, trata-se de Ricardo Archer e 


Paulo Marinho Júnior. A entrada de Archer é 


fruto de uma aliança do deputado federal 

Cleber Verde (PR) que assumirá a Secretária 
Estadual de Pesca; já a entrada de Paulo será 
por conta de um possível afastamento do 
deputado federal José Vieira também do PR que 
irá cuidar de sua 
saúde. 

ARARI - Juiz Determina a Prisão de Eleitores por Transferência Irregular de Títulos



O Juiz da 27ª ZE, Dr. Gladiston Luis Nascimento Cutrim, decretou na quarta-feira, (09), a prisão temporária de três eleitores acusados de transferência fraudulenta e adulteração de documento para fins eleitorais. A decisão foi tomada em atendimento ao pedido do Delegado de Polícia Domingos Cartaxo, que, após ouvir as informações do Chefe de Cartório Walter Castelo Branco Pinheiro Júnior, da 27ª Zona de Arari, resolveu solicitar a prisão temporária dos eleitores para aprofundar as investigações sobre os fatos.Ao verificar a documentação apresentada pelos eleitores, o servidor da justiça eleitoral suspeitou que se tratava de documentos adulterados e ao solicitar os originais, os mesmos não foram apresentados. Em seguida, foi solicitado pelo Juiz Eleitoral o fornecimento das segundas vias das contas d'àgua junto ao SAAE municipal, onde se constatou a adulteração dos documentos.Em sua decisão, o Juiz Gladiston Cutrim afirma que "pela documentação apresentada, foram adulterados os nomes que constam na identificação do consumidor de cada conta, retirando-se o nome verdadeiro do proprietário da Unidade Consumidora e fazendo constar no documento o nome dos representados, o que caracteriza uma forma de burlar a legislação eleitoral e transferir eleitor ilegalmente para esta Zona Eleitoral. Os delitos são graves, mormente às vésperas do período Eleitoral".As transferências seriam feitas da Cidade de São Luís/MA, para o Município de Arari/MA. Segundo o magistrado, será verificada a participação de outras pessoas nessa investida criminosa, porém, ressaltou que não existe nenhum indício de transferência em massa de eleitores, considerando as diligências tomadas pelo Cartório Eleitoral.Em Igarapé do Meio muitos realizaram transferência de titulo eleitoral e recebemos a informação de que um pré candidato a vereador foi pego com pessoas de outro município para transferir o “voto”. Assim como um povoado de Igarapé do Meio, segundo fomos mais uma vez informado, tem 12 pessoas que foram transferidas para votar em Santa Inês. Estamos apurando o caso.






com informações blogdoabimaelcosta com algum acréscimo Jornal 'A CORDA' 


Morre, aos 94 anos, o ex-deputado federal Neiva Moreira


Jacksom e Neiva


SÃO LUÍS – Morreu na madrugada desta quinta-feira (10), por volta de 1h, o jornalista e ex-deputado federal, Neiva Moreira. Ele deu entrada no Hospital UDI, na noite do dia 30 de março, com uma infecção respiratória. O quadro de saúde era grave segundo informações da assessoria do hospital. l.
História
José Guimarães Neiva Moreira nasceu em Nova Iorque, no dia 10 de outubro de 1917. Órfão de pai aos seis anos, quando a família já se mudou para Barão de Grajaú, ele fez o primário nesta aquela cidade e iniciou o curso ginasial em Floriano, continuando-o no Liceu Piauiense, de Teresina, e no Liceu Maranhense, de São Luís.
Ao se transferir para São Luís, foi acolhido por Nascimento Moraes, que lhe propiciou moradia e lhe deu apoio no jornal Pacotilha. No início de 1942, Neiva Moreira viajou para o Rio de Janeiro, decidido a atuar na grande imprensa nacional, o que de fato conseguiu. Após trabalhar, como repórter free lance, no Diário de Notícias, ingressou nos Diários Associados, onde pertenceu aos quadros do Diário da Noited’O Jornal e da revista O Cruzeiro, fazendo a carreira de repórter político, destacado para diversas missões no Brasil e no exterior. Ainda no Rio de Janeiro colaborou em A VanguardaO Semanário, e fundou O Panfleto.
Em abril de 1950, ele voltou para São Luís e fundou e dirigiu o Jornal do Povo, do qual se tornou proprietário em outubro de 1952. Nesse mesmo ano de 1950, Neiva Moreira foi eleito deputado estadual, com votação consagradora, notadamente do eleitorado da capital, iniciou uma carreira que lhe conferiu, a contar de 1954, três mandatos consecutivos de deputado federal. Por sua atuação em diversas comissões, na liderança da Minoria, na Frente Parlamentar Nacionalista e na Mesa da Câmara, Neiva Moreira projetou-se como um dos mais combativos parlamentares brasileiros. Além disso, ele desempenhou papel fundamental na transferência da Câmara dos Deputados para Brasília.
Período militar
Cassado e preso em 1964, Neiva Moreira foi, inesperadamente, posto em liberdade, por decisão de um chefe militar. Em seguida, asilou-se na Embaixada da Bolívia, de onde, protegido por salvo-conduto diplomático, viajou para La Paz, iniciando um exílio de 15 anos, que o levou a residir no Uruguai, na Argentina, no Peru e no México. Em todos esses países, que ia deixando compelido pelo autoritarismo das ditaduras militares triunfantes, teve destacada participação na imprensa. Esteve, em missões jornalísticas, na Europa, na África e no Oriente Médio, oportunidades em que conheceu e entrevistou numerosos líderes políticos, e em que assistiu às festas de independência de Moçambique e de Angola.
Na Argentina (setembro de 1974), fez circular o primeiro número da revista Tercer Mundo, reintitulada Cuadernos del Tercer Mundo a partir do Nº 10 (publicado em julho de 1977, no México), e que até hoje mantém em circulação, com o título em português, sendo o mais antigo periódico brasileiro consagrado à causa dos povos pobres e excluídos.
Com o advento da anistia, retornou ao Brasil, fazendo seu reencontro com a pátria pelo Maranhão. De volta à política, filiou-se ao PDT - Partido Democrático Trabalhista, de cuja organização nacional e regional (no Maranhão) participou ativamente. Ele não foi eleito deputado federal em 1982, nem senador em 1986. Ainda assim, candidatou-se a deputado federal em 1990, conquistando uma suplência que lhe permitiu voltar à Câmara Federal, por algum tempo. Novamente candidato em 1990, obteve a primeira suplência da coligação PDT-PT e assumiu, como titular, o mandato de deputado federal em fevereiro de 1997.
Neiva Moreira, ainda, foi eleito deputado federal em outubro de 1998, com votação muito expressiva.
Produção intelectual
Grande parte da produção de Neiva Moreira se encontra nos periódicos nos quais trabalhou. Ele publicou: Fronteiras do mundo livre, em 1949; O Exército e a crise brasileira, em 1968; Modelo peruano, em 1973 (este livro foi reeditado em diversos países); Brasília, hora zero, em 1988 (depoimento sobre a transferência da Capital Federal para Brasília, trabalho em que o autor exerceu decisivo papel).
fonte imirante

Servidores da UFMA Aderem a Paralisação Hoje e Amanhã




Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão em paralisação hoje (09) e amanhã (10). Eles decidiram aderir à parada nacional convocada pela Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras), em assembleia geral da categoria realizada no dia 8 de maio.
A paralisação de advertência ocorre em virtude da inércia das negociações com o Governo Federal. Segundo o presidente do Sintema, Mariano Azevedo, os representantes do Governo na mesa de negociação vêm adiando sucessivamente o encaminhamento da pauta reivindicatória. 
As negociações acontecem desde o final do ano passado, quando os trabalhadores - a pedido do governo - suspenderam a greve com a promessa denegociação. De acordo com eles, até a presente data nenhum avanço concreto foi obtido.


Reivindicações



Uma das principais reivindicações é o aumento do piso salarial para um valor correspondente a três salários mínimos (cerca de R$ 1,9 mil). Hoje o piso é de apenas R$ 1.034,59. 

Além disso, a categoria reivindica também o reajuste do auxílio-alimentação e valorização da carreira (alteração de vários pontos do Plano de Carreiras o PCCTAE, entre eles, racionalização dos cargos, reposicionamento dos aposentados, step constante, entre outros).

fonte o imparcial

SEÇÃO NA CÂMARA DOS VEREADORES DE IGARAPÉ DO MEIO - CONFIRA

Ambulância Largada Atrás do Hospital

Ontem (04) a seção na Câmara de Igarapé do Meio começou com um projeto no qual homenageava uma moradora do povoado Fazenda União. O nome da escola do povoado Fazendo União a partir daquele momento ficará sendo Mariana Alves Ferreira de Sousa.
Depois de aprovado o projeto e não tendo mais nada para ser discutido, a palavra foi “oferecida” para aquele vereador que assim deseja-se. O vereador Viana relatou que o fato seu grupo esta indeciso, ele ainda continua na posição de pré candidato a prefeito e com apoio da “casa”; logo em seguida disse que ao visitar a comunidade Larges Comprida foi criticado por no povoado não ter assistência médica e com isso frisou em cima dos R$ 50 MIL destinados para o pagamento de parte do pessoal da saúde. Por que não tem médico? Foi à pergunta que o vereador fez. O vereador Gilberto pediu a “palavra” para dizer que o problema seria falta de transporte e criticou que em ano eleitoral sempre aparecia carro; disse ainda que o médico não tem obrigação de colocar seu carro a disposição do município. “É obrigação do município”. diz Gilberto. O vereador (gilberto) falou ainda que muitos enfermeiros colocam seus carros a disposição do município na tentativa de ajudar.
Após Viana ter encerrado a palavra foi concedida a vereadora Izenilde (mulher do vice prefeito carambanja): “no povoado que moro, São Vicente, ninguém trabalha. Não vejo um agente de saúde trabalhando.” disse a vereadora. “Se constar na folha de pagamento da prefeitura que tem dentista no povoado São Vicente, pode tirar que é marajá”, falou mais uma vez a mulher do vice prefeito. Gilberto pediu para a vereadora a “palavra” e disse que dos 36 agentes de saúde que Igarapé do Meio teria, tem os que trabalham e os que não. Izenilde rebateu dizendo: “Estou falando do “meu povoado”, vereador.” Viana também pediu a “palavra”: “É falta de comando do prefeito Zé Filho.” falou Viana.
O vereador Nona finalizou este debate dizendo que o prefeito deveria erguer sua cabeça, pois tem muitas obras executadas em sua administração.
Estiveram presentes: Nona, Viana, Antônio do Anastácio, Sandra, Cleber, Gilberto e Izenilde.
Faltaram: Riba do Anjo e Pinô
A vereadora Sandra e o Vereador Cleber não falaram nada.

DOMINGO TEM ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR EM BELA VISTA



Neste Domingo dia 06 de maio, haverá eleição para eleiger os primeiros Conselheiros Tutelares de Bela Vista do Maranhão.
Os candidatos São:
ALDILENE - 13
ALBANIZA - 20
ANDRÉ - 31
CLEANE - 25
DOGI - 16
FRANCISCA - 15
GILVAN - 28
ILDENÊ - 33
POJIM - 10
KEILA - 12
ROSA - 24
RONILSON - 11
WILLIAME - 44
A eleição iniciará as 8h e irá terminar as 17h, nos seguintes locais
ESCOLA UNIDADE 01 SEÇÃO
ESCOLA ENSINO MEDIO 01 SEÇÃO
ESCOLA LOURIVAL 01 SEÇÃO
ESCOLA CARLOS PAULO 01 SEÇÃO (BELA VISTA DE BAIXO)
ESCOLA ELIEZER MOREIRA 01 SEÇÃO (POVOADO ARATAUIESCOLA NEUZA PINTO XAVIER 01 SEÇÃO (CURVA DA MATA DO BOI)
ESCOLA DO CENTRO DO LULU 01 SEÇÃOESCOLA DA RIZINGA 01 SEÇÃO

Com Informações de Derleon.

Pastor de Santa Inês Vai Ministrar Culto em Brasília

Deputado Ribamar Alves  com Deputado Paulo Freire e Deputado João Campos Presidente da Frente Parlamentar Evangelica no Congresso Nacional

Foi muito bem recebida pelos colegas da Frente Parlamentar Evangélica à sugestão apresentada pelo deputado federal Ribamar Alves para que o pastor Rayfran Batista, um dos principais representantes da Igreja Assembleia de Santa Inês, ministrasse um dos cultos que são realizados todas as quartas feiras no plenário da Câmara Federal em Brasília.

Além de frequentador da celebração Ribamar tem estreita ligação com a bancada evangélica no Congresso. Partiu do deputado maranhense o pronunciamento em defesa do pastor Silas Malafaia quando este foi acusado de homofobia após comentário feito em julho de 2011 no programa “Vitória em Cristo”, exibido pela TV Bandeirante.

Pastor Rayfran Batista


Rayfran Batista da Silva nasceu no município de Bom Jardim em 29 de maio de 1968. É filho de João Batista da Silva e Maria José Costa Batista da Silva. É casado com Iranilde dos Santos da Silva, com quem tem três filhas. É pastor titular da Assembleia de Deus em Santa Inês desde o dia 26 de dezembro de 2009. É o 2º Vice-Presidente da CEADEMA - Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão, pregador, mestre em Teologia, graduado em Letras e Filosofia e acadêmico de História. É autor de diversos livros entre eles.