Igarapé do Meio - Foi Suspenso o Repasse do Programa Saúde da Família



O município de Igarapé do Meio faz parte dos 64 municípios maranhenses que deixarão de receber a transferência de dinheiro por parte do Ministério da Saúde para os programas Saúde da Família e Saúde Bucal. Além dos programas citados, foi bloqueado o pagamento de agentes comunitários de saúde que apresentaram duplicidade no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Igarapé do Meio está entre os 479 em todo o Brasil que tiveram os repasses suspensos pelo Ministério da Saúde ontem, segunda-feira (4), por apresentar irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Os agentes quebraram a regra para cadastramento de profissionais de saúde. Eles são proibidos de acumular mais de dois cargos ou empregos públicos e de se cadastrar em mais de uma equipe do programa. Segundo o ministério, as equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias em uma comunidade; atuam na promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, e na manutenção da saúde das comunidades.

Além dos 64 municípios do Maranhão, mais 415 cidades brasileiras apresentaram irregularidades. Elas estão divididas da seguinte forma: quatro do Acre, oito de Alagoas, cinco do Amazonas, um do Amapá, 75 da Bahia, 40 do Ceará, cinco do Espírito Santo, sete de Goiás, 62 de Minas Gerais, quatro de Mato Grosso do Sul, 12 de Mato Grosso, 19 do Pará, 22 da Paraíba, 35 de Pernambuco, 13 do Piauí, 20 do Paraná, nove do Rio de Janeiro, 15 do Rio Grande do Norte, um de Rondônia, dois de Roraima, 13 do Rio Grande do Sul, 13 de Santa Catarina, 13 de Sergipe, nove de São Paulo, e oito do Tocantins.

Veja a relação dos municípios maranhenses que tiveram os repasses suspensos:

Alcântara
Altamira do Maranhão
Araioses
Axixá
Bacabal
Bacabeira
Bacuri
Bacurituba
Bela Vista do Maranhão
Bom Jardim
Cantanhede
Capinzal do Norte
Central do Maranhão
Centro Novo do Maranhão
Cidelândia
Codó
Coroatá
Cururupu
Formosa da Serra Negra
Fortuna
Governador Archer
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Grajaú
Guimarães
Igarapé do Meio
Junco do Maranhão
Lago Verde
Matinha
Milagres do Maranhão
Miranda do Norte
Mirinzal
Monção
Olinda Nova do Maranhão
Paço do Lumiar
Palmeirândia
Pedreiras
Pedro do Rosário
Penalva
Peritoró
Pindaré-Mirim
Pinheiro
Pirapemas
Porto Franco
Presidente Dutra
Rosário
Santa Helena
Santa Inês
Santo Amaro do Maranhão
São Domingos do Maranhão
João Batista
São João do Carú
São João do Paraíso
São José de Ribamar
São José dos Basílios
São Luís
São Mateus do Maranhão
São Pedro da Água Branca
São Vicente Ferrer
Tuntum
Tu r i l â n d i a
Vila Nova dos Martírios
Vitória do Mearim
Zé Doca 


As informações são do Jornal O Imparcial

Igarapé do Meio - Secretaria de Esportes deu Inicio ao Campeonato 'Taça Cidade'



A prefeitura de Igarapé do Meio, através da Secretária de Esportes deu inicio na tarde de sábado (2) ao campeonato Taça Cidade 2013.

Na abertura estiveram presentes além dos desportistas, o prefeito Raimundo Damasceno, secretários e o deputado estadual Eduardo Braide.

Os times que participaram do jogo de abertura foram: Esportes, Cruzeiro, Flamengo e Portuguesa. No domingo (3) também tivemos jogo: Pela manhã jogou Santiago x Bairro Novo e pela tarde jogaram São Marcos x Guarani.



Sábado (2)

ESPORTE 1 X 4 CRUZEIRINHO
FLAMENGO 0 X 1 PORTUGUESA

DOMINGO (3)

SANTIAGO 4 X 1 BAIRRO NOVO
SÃO MARCOS 5 X 1 GUARANI

O prêmio para campeão será de R$ 1.500,00, o vice-campeão ganhará R$ 800,00 além de medalhas e troféus para todos os atletas campeões e vice-campeões da competição, R$ 200,00 para o goleiro menos vazado, R$ 100,00 para o artilheiro e R$ 50,00 para o atleta revelação da competição.

Neste fim de semana acontecerão os seguintes jogos:

Sábado (9)

Guarani X Flamengo 14 hors
Psv X são Marcos 16 horas

Domingo (10)

Santiago X Cruzeiro 14 horas
Portugueza X Bairro Novo 16 horas


Santa Inês - Caminhões da Prefeitura Distribuem Água a Moradores do Centro



Para não deixar a população do Centro da cidade sem água, a Prefeitura de Santa Inês está utilizando seis caminhões-pipas para fornecer o líquido precioso, já que a população do Centro está sem receber a água da Caema.
De acordo com o Diretor do departamento de água, Gleibson Câmara, esta medida visa minimizar o sofrimento dos moradores das ruas do Centro: “Pois é desumano deixar os moradores do município sem ter água para seus afazeres domésticos, para o banho e até para beber. Por isso, a Prefeitura disponibilizará água através de seus caminhões-pipa até que a Caema regularize seu fornecimento”, disse Gleibson.

O diretor da CAEMA, Cristóvão disse que uma maquina irá perfurar um poço de 300 metros para atender a população. Mas enquanto não é perfurado o poço, o departamento de água continua a atender as famílias que necessitam de água.

As informações são do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês
Fotos Jornal 'A CORDA'

Santa Inês - Prefeito Anunciará em Coletiva, Investimento de R$ 30 Milhões na Cultura



A assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Inês informou que hoje, segunda-feira (4) o prefeito Ribamar Alves participará de uma coletiva de 'imprensa', na qual o prefeito anunciará a alocação de recursos no valor de R$ 30 milhões para investimentos no setor da Cultura.

A coletiva está marcada para acontecer às 15 horas, no auditório da Prefeitura

Quer anunciar, criticar ou mandar sugestões? Envie uma mensagem de texto para o nosso número (98) 8869 - 8564, 9207 - 7993 ou 8224 - 4080.

As informações são do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês.

Santa Inês - Culto Evangélico Abre Semana de Trabalhos na Prefeitura



“Será uma praxe. Todas as segundas-feiras teremos culto evangélico pela manhã para abençoar nossa semana de trabalho”, disse o prefeito de Santa Inês, José de Ribamar Costa Alves, hoje, segunda-feira (4) pela manhã, ao término do culto evangélico realizado no auditório da Prefeitura de Santa Inês.

Estiveram reunidos pastores de várias igrejas
evangélicas de Santa Inês, os quais oraram para que a gestão municipal tenha êxito na realização de seus projetos.



Além do prefeito Ribamar Alves, vários secretários municipais, diretores de departamentos e servidores da prefeitura participaram do culto. Logo após, foi servido um café da manhã aos presentes.




As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês
Fotos Magno Lima

As Filas Nunca Acabam, O Filme...



Realizar uma transação bancária pode ser tarefa fácil para um empresário de médio ou grande porte, mas para “os demais clientes” é um desafio.

Já se torna comum, as gigantescas filas que se formam nas lotéricas e agências bancárias de Santa Inês. A caixa econômica federal é a agência que mais causa insatisfação aos “clientes”.

O banco do brasil também é alvo de várias reclamações, mesmo não havendo fila fora da agência, “os clientes” esperam horas por um atendimento, isso muitas vezes em pé. O vereador Batista de Biné promete ‘bater’ forte para que a ‘lei da fila’ seja cumprida.



Alguém tem que tomar uma medida para que “os clientes” pelo menos tenham um pouco mais de conforto, já que esperam horas e horas para serem atendidos. Agora resta apenas esperar que os bancos anunciassem alguma mudança ou quem sabe o ministério publico tome as “dores”.

Garota Engravida de Chimpanzé e Revoluciona a Ciência


Um caso misterioso ocorrido em Manicoré, interior do Amazonas, tem chamado a atenção de cientistas de todo o mundo. Uma jovem, de apenas 19 anos de idade, está grávida de um macaco chimpanzé. Na tarde deste sábado (25), alguns médicos e cientistas, brasileiros, japoneses, argentinos, americanos, e também uma equipe da NASA, estiveram no Amazonas para analisar o caso da garota. 


A jovem, cujo nome está sendo preservado para não causar constrangimento, manteve a gravidez em sigilo até a barriga crescer e denunciar. Os pais foram os primeiros a saberem, mas não acreditaram na versão dada pela jovem, de que o pai seria o macaco. 

O repórter de G17.com.br, Felipe Fernando Fonseca Fagundes Farias, conversou com os pais da jovem, neste sábado (25). A mãe da garota, disse que só acreditou na história quando os médicos confirmaram que o DNA do bebê que está sendo gerado pela garota, tem o DNA do macaco. 

Já o pai, disse que desconfiava que a filha tinha um chamego com o macaco, mas achou que era apenas carinho de ser humano para animal de estimação. “Ela dormia na cama com o macaco, mas não imaginei que eles faziam algo demais”, disse o pai. 

Sobre o futuro, o pai afirma que o melhor é promover o casamento da garota com o Chimpanzé. A mãe é contra.




As informações e foto são do G17

Prefeitos e Ex-prefeitos na Mira da Justiça


Segundo relatório de ações judiciais contra prefeitos e ex-prefeitos no Maranhão feito pelo Tribunal de Justiça no Estado, no ano passado 42 prefeitos e ex-prefeitos estiveram envolvidos em denúncias ou processos judiciais. Desse total 17 prefeitos e 4 ex-prefeitos foram condenados. Em janeiro de 2013 já existem dois processos julgados de prefeitos e ex-prefeitos, além de duas condenações de ex-prefeitos. Mas apesar dos números que demonstram maior ação da Justiça, ainda são comuns as idas e vindas de prefeitos no poder, gerando instabilidade administrativa.


Os crimes praticados nas gestões municipais são variados e envolvem mais de 40 municípios. Vão desde improbidade administrativa, o mais comum com 31 casos registrados, contratação irregular de funcionários, licitações irregulares e prestação de contas até ocorrências de porte ilegal de arma de fogo como o caso do ex-prefeito de São João do Paraíso, Raimundo Galdino Leite (PV) que resultou numa pena de dois anos e seis meses de reclusão em regime aberto, suspensão dos direitos políticos a partir do trânsito julgado.
Além desse, destaca-se o curioso registro do Crime de Imprensa por ofender a honra do promotor de Justiça, Alessandro Brandão que resultou em pena de um ano e oito meses de detenção em regime aberto para o ex-prefeito de Buriticupu, Antônio Marcos de Oliveira (PDT) que também foi condenado a dois anos de detenção em regime inicialmente aberto e pagamento de multa de R$ 28.053,60 por manipular resultado de processo licitatório.

Idas e Vindas – Na última terça (26) a prefeita de Axixá, Roberta Barreto (PMDB) foi afastada do cargo por decisão do Ministério Público acusada de improbidade administrativa. Já no dia seguinte, a prefeita conseguiu o direito de retornar ao cargo, conforme noticiado em O Imparcial. Embora essas atitudes criem um clima de instabilidades nos municípios, basta lembrar o episódio Bia Venâncio (PSD) em Paço do Lumiar, podem também sinalizar uma maior presença da justiça nos municípios.
Recentemente em entrevista sobre o aniversário de 33 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) o presidente do Diretório Regional, Monteiro acusou a oposição, parte da imprensa e o judiciário de tentativa de “judicialização” dos casos políticos no Brasil. Para o jurista Carlos Lula, da Consultoria da Assembleia Legislativa do Maranhão, isso ocorre, mas numa perspectiva macro, por conta de uma nova composição do Supremo, diante do que ele faz hoje que não fazia naquela época e do que chama de inércia do Legislativo.
Para ele o Legislativo não consegue mais decidir as questões fundamentais para a sociedade: “Ele deixa um espaço de poder e esse poder está sendo ocupado pelo judiciário.”, analisa o advogado, que acrescenta “Células-tronco, cotas, fidelidade partidária, mensalão, união de pessoas do mesmo sexo que deviam ser temas estariam afetos ao Legislativo, mas que foram decididos pelo Supremo”, conclui.
Cada vez mais questões que poderiam ser decididos no campo político estão sendo decididas pelo campo jurídico. Por outro lado, há um número cada vez maior de demandas eleitorais que são levadas a Justiça Eleitoral. É muito recente na História do Brasil a condenação de agentes políticos por conta de irregularidades que cometeram, não que não cometessem antes, mas por que só depois da Constituição de 1988 se passa ter mecanismos eficazes para combater esses tipos de vícios. A lei que permite a cassação de mandatos por compra de votos é de 2000: “Em 13 anos de lei, a gente teve mais cassação de mandatos que em 500 anos de história do Brasil.”, explica Carlos Lula.
O quantitativo de casos registrados no TJ pode ser o reflexo dessa demanda represada e deve crescer a cada ano com os mecanismos de transparência e fiscalização das gestões públicas. “pela primeira vez os políticos tem os seus atos questionados por não fazerem eleições limpas.”, reforça Lula.
Porém, a questão está no fato de que muitos prefeitos cassados em um dia, logo depois voltam ao poder, sinalizando que ainda temos uma legislação contraditória e com pequenas mudanças ao longo do tempo e a necessidade de uma ampla reforma política.
As informações e foto são do Blog do Luis Cardoso

Arari - PRESOS HOMENS QUE ASSALTARAM ARMAZÉM PARAÍBA EM MIRANDA DO NORTE


Uma ação da Polícia Militar prendeu três homens suspeitos de terem assaltado a Loja Armazém Paraíba do município de Miranda do Norte, no fim da tarde de sexta-feira (1º). Antônio Filho Rodrigues, Railan Bueno da Silva e Waltenir Franca dos Santos foram localizados no município de Arari, quando passavam por uma barreira policial.

A PM chegou aos criminosos após informações de que a loja estava sendo assaltada e de que os bandidos haviam trancado os quatro funcionários dentro do banheiro. Ao chegar ao local, os funcionários, entre eles o gerente, já haviam conseguido arrombar a porta. Eles relataram aos militares que se tratavam de dois assaltantes armados.

Testemunhas que estavam nas proximidades do local no momento da fuga informaram à guarnição que os ladrões haviam fugido em um veículo Gol, cor prata, com placa de Chapadinha, e que outro homem já os aguardava.

Várias diligências foram feitas em toda a região, inclusive com o repasse de informações à polícia em Arari, que resultaram na prisão dos assaltantes em uma barreira policial naquela cidade.

Em poder do bando, foram apreendidos dois revólveres calibre 38, Taurus, com seis balas cada. Eles foram levados para a delegacia de Miranda e autuados pelo delegado George Marques, da Regional de Itapecuru-Mirim. Railan já tem passagem pela polícia, já que havia sido preso por roubo em Zé Doca.


Texto e foto retirado do Blog do Abimael Costa, com informações do Jornal O Estado

Alto Alegre do Pindaré - Contracheque Online Esta Disponível



A Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré está disponibilizando mais uma ferramenta para facilitar o dia-a-dia do servidor público municipal. A partir de ontem, sexta-feira (1º), o comprovante de recebimento já podia ser feito pelo sistema eletrônico para todos os servidores comissionados e efetivos de todas as Secretarias. O servidor pode acessá-lo através do site da Prefeitura (www.altoalegredopindaré.ma.gov.br) e imprimi-lo de onde estiver, usando seu número de matrícula e senhas, de forma prática, rápida e segura.
Vale lembrar que o servidor, para ter acesso ao serviço, deverá adquirir pessoalmente no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal, com um documento de solicitação (baixar solicitação), sua senha de acesso. É recomendável que o servidor, no seu primeiro acesso ao portal, altere a sua senha.


Segundo Alberto Cruz, Coordenador do RH da Prefeitura, o conteúdo do contracheque online é de total veracidade, exatamente igual ao do impresso e visa a dar ao funcionário público a comodidade de, em qualquer lugar e a qualquer hora, poder emitir seu comprovante de rendimentos e, pelo mesmo procedimento, também poderá ver e imprimir outros documentos que antes eram obtidos somente através do setor de RH. “Com esta inovação, a administração do Prefeito Atemir Botelho sai na frente por ser o primeiro administrador de Alto Alegre do Pindaré a investir neste sistema, buscando a melhoria na prestação de serviços à população, bem como a valorização dos servidores públicos municipais”, ressalta o coordenador.

A forma de acesso é simples. No site da Prefeitura (www.altoalegredopindare.ma.gov.br), clique no banner “Portal do Servidor” que está no meio da página; em seguida, clique em “ÁreaRestrita" e, por fim, preencha os campos "Matricula e Senha".

Fonte: SECOM/PMAAP
Texto e foto retirado do blog de Daniel Aguiar

Santa Inês - Prefeitura Toma Providências para Evitar Interdição do Aeroporto João Silva



Para evitar que o Aeroporto João Silva, em Santa Inês, seja interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Prefeitura Municipal determinou a realização de reparos e adaptações urgentes no local.
Para isso, técnicos de uma empresa especializada em manutenção de aeroportos estiveram hoje, sábado (2), em Santa Inês, para realizar uma checagem na atual estrutura do aeroporto, vistoria essa que foi acompanhada pelo chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Inês, Wady Haddad Neto.
De acordo com Neto Haddad, a Prefeitura de Santa Inês foi notificada pela Anac em setembro do ano passado, e a administração passada não esboçou nenhuma providência para evitar a interdição.

Neto Haddad diz que a atual Administração Municipal está preocupada em revitalizar os setores mais críticos do aeroporto para tentar impedir a interdição, já que isso causaria muitos transtornos a quem se utiliza do aeroporto de Santa Inês, pois nele pousam e decolam aviões que servem a várias cidades da região.
A determinação dos técnicos foi de que seja feita uma limpeza nas margens da pista de pouso; recuperação das cercas do aeroporto para evitar a entrada de animais e o restabelecimento da sinalização visual.
Esse trabalho já foi iniciado e a Prefeitura prevê que o aeroporto esteja em condições apropriadas para pouso e decolagem já nesta semana.

Fotos Jornal 'A CORDA'
As informações são do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

Santa Inês - Prefeitura Reúne com Moradores e Busca Solução para Recuperação de ruas do Bairro da Palmeira



Moradores do Bairro Palmeira participaram na quinta-feira (28), de uma reunião do Núcleo Gestor do bairro com a primeira-dama Luana Costa. O encontro aconteceu na Igreja Presbiteriana do Brasil e serviu para tratar dos problemas decorrentes da implantação do esgotamento sanitário e da recuperação e asfaltamento das ruas do Bairro da Palmeira.

Os moradores reclamaram que várias ruas do bairro estão intransitáveis depois do início das obras de implantação do esgotamento sanitário. Segundos eles, a empresa que está executando o serviço não está recuperando as ruas e isso gera transtornos a quem transita pelas vidas afetadas.
Depois de ouvir o depoimento dos integrantes do Núcleo Gestor e de moradores, a primeira-dama Luana Costa marcou outra reunião para definir sobre uma solução para o problema e disse que a criação do Núcleo Gestor do Bairro da Palmeira representa um grande avanço no modelo administrativo do município de Santa Inês. Segunda ela, o núcleo gestor é uma ferramenta democrática, onde a comunidade participa das decisões das administrações governamentais.

Luana Costa enfatizou também que os núcleos gestores dos bairros serão os responsáveis por uma administração participativa, onde os moradores elegem as pessoas que tenham o comprometimento em resolver os problemas sociais da comunidade, levando em consideração as prioridades de cada bairro. De posse dessas informações, o poder público do município terá condições de atender os anseios da população.
Ao final da reunião, o Núcleo Gestor do Bairro da Palmeira elaborou um documento abordando os principais problemas enfrentados pela comunidade do bairro para ser encaminhado para a Prefeitura de Santa Inês; para a Promotoria do município e para a empresa responsável pela obra de esgotamento sanitário.


Fotos do Jornal 'A CORDA'
As informações são do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

Santa Inês - Prefeitura Solicita e Superintendência da CEF Fará Vistoria em Obras do Minha Casa Minha Vida



Está agendada para os próximos dias uma visita técnica de uma equipe da Superintendência da Caixa Econômica Federal do Maranhão ao residencial Minha Casa Minha Vida de Santa Inês – Sol Nascente.

O objetivo da vistoria será verificar a situação em que se encontram as obras de infraestrutura realizadas pelas construtoras responsáveis pela edificação das mil unidades do residencial em Santa Inês.

O assunto veio à tona depois que o prefeito de Santa Inês, José de Ribamar Costa Alves, a primeira-dama do município Luana Costa e o chefe de Gabinete Wady Haddad Neto estiveram em visita ao Residencial Sol Nascente e constataram a situação em que se encontram as obras, construídas com recursos do Governo Federal em parceria com a Prefeitura.



De acordo com o prefeito Ribamar Alves o residencial está com sua estrutura comprometida e a atual Administração Municipal pretende tomar providências legais para estudar como contornar essa situação. “Estivemos no residencial e comprovamos o estado em que se encontram as obras. Inacabadas, com infiltrações na estrutura das residências e vários outros problemas”, disse Ribamar Alves.

O gestor ressalta ainda que a Prefeitura de Santa Inês vai acompanhar a comissão de visitação da CEF para tentar resolver essa situação de forma imediata, haja vista as obras serem da ordem de 37 milhões e aos olhos da presidente Dilma Rousseff o residencial já está com uma qualidade de excelência e pronto para ser habitado. “Queremos acabar com o déficit habitacional de Santa Inês, mas com obras de qualidade, não da forma em que se encontra o Residencial Sol Nascente”, enfatizou Ribamar Alves.


De acordo com o chefe de Gabinete Neto Haddad, restam apenas 10 por cento tanto de obras a serem executadas quanto de recursos a serem aplicados no Minha Casa Minha Vida de Santa Inês e esse trabalho precisa ser feito de forma que deixe a obra finalizada e as unidades prontas para serem habitadas.

Segundo ele, a previsão da Prefeitura é de que depois desse levantamento que será feito, as mil unidades sejam entregues no mês de junho deste ano, quando será feito o sorteio dos endereços dos beneficiados com a moradia.


CEF explica

O superintendente em exercício da Caixa Econômica no Maranhão, Antonio Lairton Nunes Silva, através de matéria veiculada na Imprensa da capital São Luís, tomou conhecimento da situação do Minha Casa Minha Vida de Santa Inês e confirmou a visita de uma equipe técnica da CEF ao residencial.

Ele confirmou também que o empreendimento está estimado em 37 milhões, valor este destinado para a construção de mil unidades, obra a ser executada por cinco construtoras, cada um responsabilizando-se por 200 unidades.

Antonio Lairton disse também que as construtoras alegam que o comprometimento das obras de infraestrutura se deve a problemas de drenagem.



Fotos Jornal A CORDA
As informações são do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

Pio XII - PLACA BEM HUMORADA CHAMA ATENÇÃO PARA LAMAÇAL



Como é de costume, todos os dias por volta de uma hora da tarde, levo meus filhos a escola onde eles estudam, e sempre observei um grande buraco coberto por uma lâmina d’água bem próximo da escola, aquela água e lama sempre me chamou atenção, mas hoje, (01/03) sem duvidas foi bem mais marcante, tudo devido essa pequena placa pedindo socorro, (ver foto) claro que é uma manifestação bem humorada, mas sem duvida chamando a atenção dos poderes executivo e legislativo do município para o problema que há anos permanece no local, de acordo com uma vizinha do local, os próprios moradores já colocaram por varias vezes pedaços de tijolos para tentar amenizar a situação de incômodo, mas segundo ela, nada resolveu o problema.



Além desse lamaçal ser um problema para os moradores da rua, e para quem necessita da via para trafegar, o local ainda fica bem em frente uma escola, onde todos os dias recebe centenas de crianças. Sem duvidas esse problema, se ainda não ocasionou um incidente, coloca os alunos seriamente em risco, principalmente agora com a chegada do inverno, pois quando chove aumenta a lama no local.

O local do lamaçal fica na esquina da Rua Senador Vitorino Freire com a Avenida Frei Heraldo, um local de muito trafego, principalmente no horário da entrada e saída dos estudantes.



Acredito que as autoridades responsáveis pela administração Municipal "tão logo tenham conhecimentos do problema" possam estar resolvendo o mesmo.



As informações e fotos são do Blog do Marcony Mesquita

Coroatá - Empresa que Vendeu Móveis Escolares é Alvo de Denúncias em Vários Estados



A Delta, empresa que vendeu carteiras escolares sem licitação para a prefeitura de Coroatá, foi investigada e responde a processos em alguns estados por superfaturamento nos preços e qualidade do material.
Sediada em uma humilde casa, a Delta foi denunciada em Pernanbuco e principalmente em diversos municípios da Paraíba. Aqui no Maranhão ela foi contratada pela prefeita Teresa Murad para a aquisição de mobiliário escolas ao valor de quase R$ 1 milhão.
Além da dispensa de licitação, a Delta entregou o material fora do prazo, retardando o cronograma escolar. Veja abaixo uma denúncia contra a Delta feita por um deputado da Paraíba:

Relatório da Controladoria Geral da PB confirma irregularidades na compra de móveis escolares
O empresário Rodolfo Pinheiro procurou nosso blog para denunciar fatos estarrecedores, parte deles já revelados na tribuna da Assembléia Legislativa da Paraíba, quando o mesmo aproveitou o depoimento do também empresário, Daniel Cosme (denunciante do escândalo dos livros) para revelar um suposto esquema que envolve a compra superfaturada de móveis escolares.
No dia 6 de junho deste ano o Diário Oficial do estado da Paraíba tornou pública a compra de 50 mil cadeiras acadêmicas no valor de R$ 8,7 milhões da empresa Delta Produtos e Serviços Ltda., conforme a ata de registro de preços  nº LXXI do Governo do estado do Piauí (Pregão Presencial 080/2010), com a Secretaria de Educação da Paraíba.
O caso foi parar na controladoria Geral do Estado, que emitiu o relatório nº 050/2011, onde restam evidenciadas as seguintes irregularidades:
1)      O contrato foi assinado por representante da empresa com procuração vencida.
2)      Parte do pagamento de R$ 4,5 milhões foi efetivado com certificado de regularidade do FGTS também vencido e sem a apresentação de certidão negativa de débitos municipais. Resumindo, o governo jamais poderia ter pagado um centavo sequer a empresa…
3)      Há divergência da Ata de Registro de Preços e o que foi pago pelo governo .
Nos bastidores, segundo Rodolfo, Delta e Desk são empresas que pertencem a mesma família, sendo que a segunda se encontra com condenação por envolvimento em crime de improbidade no estado de São Paulo.
Veja a “sede” da empresa que negocia móveis escolares em todo Brasil.

As informações e fotos são do blog do Luis Cardoso

Buriticupu - Trem da Vale Descarrila e Estrada de Ferro Carajás é Obstruída



Um trem da companhia Vale descarrilou na madrugada de hoje, sexta-feira (1), nas proximidades do município de Buriticupu, no Maranhão.  Ao todo, 11 vagões descarrilaram. Por conta do acidente, a Estrada de Ferro Carajás foi obstruída e o trem de passageiros não realizará viagens até o próximo domingo (3).
Em nota, a Vale lamentou o acontecido e informou que já tomou medidas de segurança para evitar riscos ao meio ambiente. Veja, abaixo, a nota na íntegra.
 
"A Vale esclarece que nesta sexta-feira, 01/03, por volta das 03h47, parte de uma composição formada por 30 vagões tanque descarrilou no Km 356 da Estrada de Ferro Carajás (EFC), no município de Buriticupu (MA). Ao todo, 11 vagões descarrilaram e estão obstruindo o trecho da ferrovia. A empresa já tomou as medidas de segurança necessárias para evitar riscos ao meio ambiente. Em razão do descarrilamento, as viagens no trem de passageiros estão canceladas até domingo, 3/03.

A partir de segunda-feira (4/03), os passageiros que já haviam adquirido seus bilhetes podem se dirigir às estações para remarcar sua passagem ou solicitar reembolso. Mais informações podem ser obtidas pelo Alô Ferrovias: 0800 285 7000. A Vale lamenta pelos transtornos e reitera seu compromisso com a segurança de suas operações e das comunidades ao longo da ferrovia"

As informações são do G1 MA
Foto Ilunstrativa

Santa Inês - Projovem Adolescente Está com Inscrições Abertas



A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Santa Inês informa que estão abertas as inscrições para o Projovem Adolescente, programa que oferece aulas gratuitas de esporte e cidadania, capoeira, violão, inclusão digital e muito mais.
Podem ser matriculados jovens com idade entre 15 e 17 anos. As inscrições podem ser feitas no horário das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30, no prédio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), na Rua da Bacabeira, Santa Inês.

Para as inscrições, os candidatos devem estar munidos de certidão de nascimento original e declaração escolar do adolescente, além de CPF, RG, cartão do Bolsa Família e comprovante de residência dos pais ou responsáveis.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

POLITICA - Flávio Dino Visita Região dos Cocais Neste Fim de Semana



Inauguração de escolas, quadras e reunião com lideranças comunitárias locais marcarão o final de semana da região leste do estado
Matões inaugura mais uma escola, duas quadras esportivas cobertas e se destaca como uma das mais ousadas gestões de educação no Maranhão. Administradas por Suely Pereira (PSB), a cidade conta hoje com 30 escolas funcionando em tempo integral. A escola rural será implantada no povoado Mandacaru (20 km da sede do município) e deve dar mais qualidade de vida às crianças e famílias da região.
A inauguração da nova unidade escolar e dos espaços de esporte e lazer em Matões acontecerá na noite de hoje, sexta (1º) e contará com a presença de lideranças da oposição estadual, como o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB) e os deputados estaduais Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Bira do Pindaré (PT). Líderes regionais e comunitários também marcarão presença no evento.
A gestão da Educação Pública em Matões tem sido um dos pontos fortes da administração da cidade, beneficiando mais de 5 mil crianças com a educação em tempo integral. A escola do povoado Mandacaru é o exemplo de mais um avanço na educação pública oferecida ao povo de Matões.
Ato em Caxias
O PDT faz mais um encontro regional para discutir a realidade maranhense. Neste fim de semana, o evento ocorre em Caxias. A convite do diretório estadual do PDT, Flávio Dino também marcará presença no evento junto com lideranças da região dos Cocais e Maranhão Central.
Em reunião regional do PDT no último sábado (23), Flávio Dino fez um convite à  população do Maranhão pela celebração da esperança, para virar a página do domínio oligárquico no Maranhão.
“Precisamos pôr fim a essas páginas tristes, de abandono e de exclusão que acompanham o nosso estado. O Maranhão não pode mais esperar pelas grandes promessas que são feitas e não são cumpridas. As crianças que morrem nos hospitais à espera de atendimento, as pessoas que estão sofrendo nos hospitais, os jovens de Imperatriz que não têm aula por falta de escola não podem mais esperar,” enfatizou