São Mateus - Sebrae participa do Seminário de Revitalização do Projeto Salangô



Foi realizado em São Mateus, município da região do Médio Mearim, o I Seminário de Revitalização do Projeto Salangô, considerado um dos mais importantes projetos de irrigação do país, destinado aos pequenos produtores para a produção de grãos e cereais. Também participaram do evento secretários estaduais e municipais, prefeitos, deputados, produtores da agricultura familiar, líderes sindicais, universitários, técnicos e público em geral.
O seminário contou com palestras e debates que buscaram soluções para a reativação do projeto de irrigação que é feita a partir do Rio Mearim, até uma área com extensão de três mil hectares, onde quatro bombas de capacitação submersa distribuirão água por um canal de 28 quilômetros.
O Salangô foi criado em 1993 pelo Governo do Estado, com recursos do Ministério da Integração Nacional, mas está paralisado desde 2000. Inicialmente 450 famílias deveriam ser beneficiadas com a produção de grãos e cereais como arroz, milho, feijão, mandioca e gêneros alimentícios de primeira necessidade.

Atualmente, a área produz somente arroz, onde empresários passaram a financiar o plantio. As famílias inscritas no início do programa se endividaram e não conseguiram pagar os empréstimos bancários; e a falta de maquinários e apoio técnico para o cultivo das lavouras também são gargalos a serem superados. A federalização do projeto foi apontada como uma das saídas viáveis para reativar o projeto Salangô.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão e Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Claudio Azevedo, reiterou o apoio do Governo do Estado e do Sebrae ao projeto. Ele afirmou que abrirá um estudo que busque recursos junto ao Governo Federal para ajudar os produtores a pagar, pelo menos, 80% da divida com os bancos envolvidos e a liberação de recurso para novos investimentos.
A notícia agradou o agricultor Raimundo Nonato Bezerra, pequeno produtor da região, que fez um empréstimo de R$ 4.670,00 e se declara sem condições de pagar a dívida. “Facilitar esse pagamento me deixou mais confiante para recomeçar o trabalho no campo”, comemorou o agricultor.
Para a gerente da Unidade Regional do Sebrae Maranhão em Bacabal, Graça Fernandes,  esse é o momento da união de todos, pois  a partir desse projeto muitas  microempresas  podem ser criadas para impulsionar o desenvolvimento econômico da região. “O Sebrae apoia a iniciativa e vê nesse projeto uma importante forma de incentivar a geração de  emprego e renda”, avalia.
Visita – Durante a programação, o Prefeito de São Mateus, Hamilton Aragão, levou os participantes do seminário até a área do projeto, onde explicou como o trabalho pode ser retomado. Ele destacou ainda a importância do Salangô para o crescimento econômico e social do município e da região.
“Estamos numa localização privilegiada, a 180 km do Porto de Itaqui, o que garante a transformação do local em um grande polo de desenvolvimento, como aponta relatório técnico da proposta”, avalia o prefeito.
Entre as autoridades presentes estavam ainda os secretários Conceição Andrade (Sec. Projetos Sociais do Estado) e Pedro Fernandes (Sec. de Estado da Educação), o Deputado Estadual Rubens Júnior e o superintendente da CODEVASF no Maranhão, João Martins.

As informações são da Assessoria de Comunicação do SEBRAE

Santa Inês - Bandidos agem à luz do dia



Bandidos agem durante o dia e parece que não se preocupam muito em mostrar o rosto. Por volta do meio dia de sábado (6), dois homens roubaram uma professora do município de Santa Inês. Kátia Araújo dos Santos, 35 anos de idade, foi surpreendida pelos bandidos quando chegava na casa da mãe dela, localizada na rua Osvaldo Cruz, no bairro Nova Santa Inês.
Os bandidos aproximaram-se da professora subitamente e o carona puxou a bolsa da vítima. O crime foi registrado por uma câmera do circuito de segurança de uma empresa nas proximidades da casa da mãe da vítima.

Kátia conta que os criminosos levaram a bolsa com documentos pessoais, cartões de crédito e débito, além de R$ 600.

Crimes como o que aconteceu com a professora está se tornando comum em Santa Inês, mas os casos ocorriam com mais frequência à noite. Agora os bandidos agem durante o dia, aterrorizando a vida dos moradores.



As informações e imagem são do Blog Notas do Daniel Aguiar

Igarapé do Meio - Prefeito Raimundinho Apresenta Nova Equipe do CRAS



Foi apresentada ao povo de Igarapé do Meio na manhã de quarta-feira (3), à nova equipe de trabalho do Centro de Referencia na Assistência Social - CRAS. Estiveram presentes o prefeito Raimundo Damasceno, a primeira dama, Maria de Lurdes, secretários, assistente social, vereadores, psicólogos, conselho tutelar e a comunidade.

A parceria entre a Secretaria de Assistência Social e moradores, deram o tom da primeira conversa entre o grupo de trabalho do CRAS. 

As atividades irão iniciar a partir de segunda-feira (8).

Quer anunciar, criticar ou mandar sugestões? Envie uma mensagem de texto para o nosso número (98) 8869 - 8564, 9207 - 7993 ou 8224 - 4080.


Santa Inês - VELÓRIO DA MÃE DO VEREADOR BATISTA DE BINÉ É REALIZADO NO SALÃO DA CÂMARA



Os vereadores da Câmara Municipal de Santa Inês estão de luto, pois "choram" pela morte de Maria Tavares, mãe do vereador Batista de Biné. O presidente da 'casa', José Franklin Skeff Seba divulgou Nota de Pesar e enfatizou: “esse é um momento de muita tristeza para todos que tiveram o prazer de conviver com uma das pessoas mais queridas da cidade”. A estrutura funcional da Câmara foi colocada à disposição do vereador enlutado.



O corpo de “Maria de Mundoca” - como era conhecida - esta sendo velado no salão da Câmara Municipal. Muito emocionado, Batista recebeu o apoio dos colegas de parlamento que lamentaram a perda de Maria Tavares.


Parentes, amigos e autoridades do município estam no velório prestando condolências à família. O vereador Batista de Biné é filho único e está inconformado com a perda. 

O vereador Orlando Mendes, Líder do Governo, destacou a presença marcante da falecida nas campanhas politicas do filho Batista: “ela recebia todos com o seu carisma e era muito lembrada por ser uma excelente cozinheira”.

“Maria de Mundoca” tinha 82 anos e morreu na manhã de hoje, sexta-feira (05), de Falência Múltipla dos órgãos.

O enterro será amanhã sábado (6) pela manhã no Cemitério de São Benedito.


 Informações e Fotos são do Assessoria de Comunicação da Câmara de Santa Inês

Santa Inês - Secretaria de Saúde e CTA lançam campanha Fique Sabendo Positivo ou Negativo


O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Santa Inês realiza, quinta-feira (4), e nesta sexta-feira, 5, no auditório da Prefeitura de Santa Inês, o lançamento da campanha nacional Fique Sabendo Positivo ou Negativo e uma oficina de teste rápido de DST e Sífilis.
A primeira etapa da campanha consiste em orientar e capacitar os profissionais da saúde para a importância de fazer o exame de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Aids, para diagnóstico rápido, formas de prevenção e tratamento.
Segundo a coordenadora de DST/Aids, Hilária Vieira, o exame é realizado no CTA de Santa Inês, com resultado imediato e de maneira gratuita. Ela disse que a campanha conta com o apoio integral da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Assistência Psicossocial (Caps) e do Hemonúcleo de Santa Inês.
Hilária Vieira informa que as parcerias são necessárias para o bom desenvolvimento da campanha, pois o Governo Federal, através dos programas Rede Cegonha e Projeto Nascer – vinculados ao Caps – fazem o acompanhamento de gestantes durante os nove meses de gravidez até o nascimento da criança, intensificando nas mesmas o direito da seguridade de vida da mulher e bebê, através do teste de HIV.
A iniciativa do CTA e Caps são para que as gestantes não deixem de realizar o teste. Hilária disse também que a oficina realizada nesta quinta-feira é apenas o primeiro contato de muitos que irão ocorrer no município, pois a ideia é que as oficinas sejam levadas aos bairros de forma itinerante, aproximando mais a comunidade e despertando a consciência critica sobre as doenças sexualmente transmissíveis, em especial a AIDS.
O Centro de Testagem e Aconselhamento está localizado na Avenida Luiz Muniz, Centro de Santa Inês, no prédio da Policlínica e está aberto ao público de segunda à sexta-feira das 8 às 13 horas.


Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

SANTA INÊS - CARRO DE PASSEIO CAI EM BUEIRO NA AVENIDA CASTELO BRANCO



O carro caiu num córrego que fica a céu aberto na esquina da Rua 31 de março, no Bairro Santa Antônio, com a Avenida Castelo Branco. O acidente aconteceu por volta do meio dia de quinta-feira (04). No veículo havia três pessoas. Ninguém ficou ferido. 



A mulher que dirigia o automóvel disse que um motociclista fez com que ela perdesse o controle do carro. O carro ficou no local por quase uma hora. O acidente não prejudicou o tráfego na avenida nem na rua já que o veículo ficou fora da via. A dona do carro solicitou o serviço de guincho sem esperar a pericia.


As informações são e imagens são da TV Remanso

Pindaré-Mirim - O Último Adeus ao 'Pau da Paciência', Patrimônio do Povo


A figueira centenária da praça São Pedro, em Pindaré-Mirim, foi ao chão na manhã de quinta-feira (4). As motosserras barulhentas e impiedosas encarregaram-se de derrubar a árvore que há meses havia morrido, mas permanecia de pé já sem a copa robusta de outrora. 

Dona Raimunda Teixeira acompanhava, com lágrimas nos olhos, a derrubada da figueira. A aposentada de 70 anos diz que ajudou a cuidar do Pau da Paciência desde quando ela ainda era uma criança. "É muito triste ver essa cena, mas eu precisava estar aqui para dar o último adeus à minha companheira de longas datas", lamentou a aposentada.



O prefeito de Pindaré, Walber Furtado, vereadores, secretários municipais, além de dezenas de moradores de Pindaré e de Santa Inês, cidade vizinha, participaram do ato simbólico de substituição do Pau da Paciência.



"Hoje é, ao mesmo tempo um dia de tristeza pela perda inestimável e de felicidade pela renovação das esperanças. Infelizmente, deixaram o nosso patrimônio natural morrer, mas, com apoio de toda a população, vamos revitalizar essa área e Pindaré será um disputado destino de turistas vindos de todas as partes do Brasil", enfatizou o prefeito Walber.

O município de Pindaré-Mirim tem aproximadamente 32 mil habitantes, de acordo com o último senso do IBGE. O pequeno município no interior do Maranhão ficou conhecido em todo o país depois de reportagens exibidas em rede nacional sobre uma figueira solitária e com mais de cem anos de existência habitada por dezenas de bichos-preguiça. A árvore tornou-se ponto turístico e atraía milhares de pessoas que vinham de municípios e estados vizinhos.

O Pau da Paciência chegou a ser tombado como Patrimônio da Humanidade.

Nos últimos seis meses de 2012, a figueira agonizou, silenciosamente. A seiva já não atingia o topo da árvore e esta foi secando de cima para baixo.






A figueira de Pindaré era da espécie Sycomorus, conhecida popularmente como figueira-doida. Uma árvore com raízes profundas e ramos fortes que produzia figos de qualidade inferior às demais 755 espécies de figueiras existentes no mundo.


De acordo com o Laudo Técnico Ambiental, assinado pelo Engenheiro Agrônomo Reginaldo Evangelista,  o Pau da Paciência morreu vítima de ataques de Moscas Brancas. Os ataques comprometeram o estado fisiológico da árvore, deixando-a vulnerável a fungos, facilitando o acesso de doenças como a Ferrugem e o Cancro, por exemplo.

Ainda de acordo com o laudo, o centenário Pau da Paciência poderia ter sido salvo se fossem cumpridos métodos de controle de pragas, juntamente com a poda de ramos afetados, aplicação de calda e adubação de nutrição.


Uma nova figueira, filha da que foi retirada nesta quinta-feira (4), será plantada no local. O plantio deve ser feito depois que área for preparado para receber a planta. A previsão é de que o novo Pau da Paciência seja plantado em um mês.

Pedaços de galhos e do tronco do Pau da Paciência foram recolhidos por moradores que os guardarão como lembrança. O que sobrou será incinerado. Seu Alfredo Mendes não perdeu tempo e separou um pedaço da árvore para levar pra casa. Para o funcionário público, a árvore merece ser lembrada por que faz parte da história do município.



As informações são do Blog do Daniel Aguiar

Santa Inês - Sebrae Oferece Treinamento para Excelência em Atendimento para Empresas



Teve início na terça-feira (02), em Santa Inês, o curso “Excelência no Atendimento ao Cliente”, promovido pelo Sebrae. Durante quatro dias colaboradores de empresas do município, estarão passando por uma capacitação que mostra, na prática, como deve ser o atendimento de qualidade em uma empresa. A oferta do curso se justifica pela atual mudança de comportamento dos consumidores, que está mais exigente.

Um dos primeiros questionamentos apresentados aos empresários que procuraram o Sebrae busca esclarecer se o cliente deve ser bem tratado ou bem atendido. Segundo Erivaldo Fonseca, consultor e instrutor do serviço, existe uma confusão sobre os dois conceitos. “O treinamento deixa claro que tratar bem é uma questão de educação e fazer um bom atendimento implica em resolver a necessidade do cliente”, diferencia.



Durante o curso, os participantes aprendem a realizar um bom atendimento –não apenas na área de vendas, mas em todos os setores que compõem a empresa. Ao todo serão trabalhadas dez habilidades essenciais ao profissional – e os sete pecados a serem evitados.

A chamada “fórmula” da satisfação do cliente, a análise do perfil psicológico do cliente, e a transformação do cliente de experimentador a fiel usuário de um serviço também são temas a serem trabalhados pelo curso.
Além das aulas teóricas na sala de treinamento com dinâmicas e trabalhos em grupos, as empresas representadas serão visitadas pelo consultor do SEBRAE Erivaldo Fonseca.

O gerente da regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz conta que esse tipo de treinamento tem grande aceitação no mercado, uma vez que o retorno é imediato para as empresas participantes. “O Sebrae busca o desenvolvimento e a sustentabilidade dos negócios, entendendo que o sucesso da empresa também parte de um atendimento de excelência”, avalia.


As informações e imagem são da Assessoria do SEBRAE

Santa Inês - Bairro da Palmeira Começa a ser Asfaltado



A Prefeitura  Municipal de Santa Inês informou que agiu no sentido de ser iniciado o asfaltamento da Rua da Palmeira, uma das mais antigas de Santa Inês, que foi a primeira rua a receber o serviço de esgotamento sanitário que será implantado em grande parte da cidade nesta primeira etapa, e de outras ruas daquele bairro. Segundo o Departamento de Comunicação da Prefeitura, não deu mais para esperar que acabasse o período chuvoso, uma vez que os moradores daquela rua estão sofrendo muito com a situação.


 Por esta razão, a Secretaria de Obras e Urbanismo da Prefeitura solicitou e a empresa responsável pela implantação do sistema de esgotamento sanitário  iniciou as obras de asfaltamento no bairro.

De acordo com a Secretaria de Obras os moradores  que estão sendo beneficiadas com as obras de esgotamento sanitário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal não foram conscientizados dos benefícios que a obra trará para eles. Por isso, a reclamação foi geral, já que as vias começaram a ser escavadas e com a chegada do período chuvoso o lamaçal tornou as ruas intransitáveis.

Agora, com o sistema de esgotamento sanitário implantado em pelo menos 15 ruas do bairro da Palmeira serão asfaltadas nos próximos dias.

A Prefeitura lembra que o sistema de esgotamento sanitário será implantado na maioria dos bairros e em algumas ruas do Centro da cidade de Santa Inês, numa obra que tem previsão para terminar no ano de 2018.

Com relação às obras de asfaltamento, o prefeito Ribamar Alves disse  que esse é apenas o início da era ‘Governo sem Fronteiras’, onde a pretensão é dotar todo o município de infraestrutura de primeira qualidade e acabar com o sofrimento da população santaineisense e também do Vale do Pindaré, já que pessoas de toda a região transitam diariamente em Santa Inês.


Bela Vista do Maranhão - O Filme “No Tempo da Besteira” Terá Lançamento dia 20 de Abril



“No Tempo da Besteira” é o filme cômico produzido por Derleon Pereira e Itamar Lima. Foram oito meses de muita produção na cidade de Bela Vista do Maranhão, Poção de Pedras e algumas cenas produzidas em Santa Inês. Os diretores Derleon Pereira e Itamar Lima planejaram o filme que do jeito que o Brasileiro gosta, com muito humor e algumas cenas lembram perfeitamente os filmes dos Trapalhões, o famoso humor pastelão.

Participam do filme o ator Zé Leitão e a atriz Cléo, (ai que vida), que farão personagens principais na comédia com os nomes bem peculiares, Coronel Chico Bala e Maria Cangaço. O longa será exibido no dia 20 de abril as 19h na rua do Pantanal em Bela Vista do Maranhão. Avisamos que a caravana do filme passará por algumas cidades do Maranhão.

Saiba mais sobre o filme, veja a sinopse:

Depois de um parto bizarro nasce a figura mais besta e esperta de todos os tempos. Zé Besteira (Luís Saraiva) é um pobre matuto que sai de sua terra para se aventurar no mundo e conhecer a cidade grande, mas antes que chegue ao seu destino ele conhece Ciça (Leilde Meneses) que logo ao vê-la se apaixona e em seguida acaba nas mãos do poderoso Coronel Chico Bala (Zé Leitão) e de Maria Cangaço a cangaceira mais temida da região (Toinha Catingueiro). Enquanto a cangaceira persegue Zé Besteira pelo sertão, ele vai deixando onde passa muitas confusões e situações engraçadas geradas pela inocência do povo e do próprio personagem.

BOM JESUS DAS SELVAS - SUPERMERCADO PEGA FOGO NO CENTRO DA CIDADE



O supermercado ESPAÇO ECONÔMICO pertencente ao senhor Zaqueu fica localizado à Rua das Macieiras esquina com  a Presidente Dutra, município de Bom Jesus das Selvas, foi  totalmente destruído com um incêndio  na noite de ontem terça (3), no centro da cidade em BJS . O fogo teria começado na entrada principal do comercio próximo ao caixa  e se alastrado por todo o estabelecimento.


Tudo aconteceu muito rápido e o incêndio só foi controlado com a ajuda de populares e  pessoas  do corpo de bombeiros civil local recém formados que foram solidários e utilizaram vários pipas d'águas para conter as chamas. As causas do incêndio são investigadas, mas a principal suspeita é que um curto-circuito tenha causado o incêndio.

Segundo informações obtidas pelo jovem wesley filho do dona do supermercado não houve vitimas fatais  alem de um dos amigos que desmaiou quando ajudava a conter as chamas e foi levado no SAMU para Açailândia mas passa bem. 


As informações e fotos são do "BJS Noticias"

Igarapé do Meio - Governo de Raimundinho Completará 100 dias



O prefeito de Igarapé do Meio, Raimundo Mendes Damasceno - PRB completará 100 dias de governo e, o grande desafio é a elaboração de projetos e encaminhá-los ao governo federal. 

Na constatação dos problemas, deixados aos cofres públicos, o atual gestor a todo instante ‘corre atrás do prejuízo’. Mesmo com a ‘gigantesca burocracia’, o prefeito Raimundinho pagou funcionários concursados, onde muitos destes estavam com atraso tanto no salário, quanto no 13º salário. Vale lembrar que funcionários contratados pelo ex-prefeito Zé Filho ainda não foram pagos porque o prefeito aguarda resposta da promotoria.

Com o slogan: “GOVERNAR PARA TODOS”, o prefeito já solucionou problemas como: a falta de água no centro da cidade, a limpeza da caixa d’água da rua do pau d’arco, conserto de pontes das estradas vicinais e muitas outras. 

Na edição impressa você terá mais detalhes de todas as ações dos “cem dias de governo”.

Quer anunciar, criticar ou mandar sugestões? Envie uma mensagem de texto para o nosso número (98) 8869 - 8564, 9207 - 7993 ou 8224 - 4080.

Santa Inês - Secretaria de Saúde Inicia Projeto em Parceria com o Hemonúcleo


Tem início nesta quarta-feira, 3, o projeto “Doe Vida”, idealizado pela enfermeira Lidiane Belga. Em parceria com o Hemonúcleo de Santa Inês, a primeira parte do projeto acontece a partir das 14 horas, com uma palestra de capacitação para os profissionais da saúde, onde a enfermeira Lidiane Belga e a assistente social Patrícia Cruz, ambas do Hemonúcleo de Santa Inês, farão explanações da importância do ato de ser doador.
A Secretaria de Saúde disponibilizará aos profissionais camisetas padronizadas com o slogan da campanha, além de fornecer todo o aparato necessário para a concretização da mesma.
Segundo Lidiane Belga, está será a primeira de muitas ações que serão desenvolvidas pelo Hemonúcleo de Santa Inês em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Inês. A segunda fase do Projeto se estenderá as principais ruas da cidade, com blitz de conscientização, onde serão distribuídos panfletos informativos sobre a importância do projeto.
Lidiane informou ainda que o projeto alcançará as escolas da Rede Municipal de Ensino, através da Secretaria Municipal de Educação, que já confirmou participação na segunda fase.
O projeto preocupa-se em conquistar mais doadores de sangue, por isso, a importância de conscientizar e incentivar a doação. O Hemonúcleo de Santa Inês está aberto ao público de segunda à sexta-feira das 7 da manhã às 13 horas.
As informações são da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Santa Inês.

Santa Inês - Lançada a Campanha contra a Tuberculose



A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santa Inês realiza durante esta semana a campanha contra a tuberculose. A ação iniciou na última segunda-feira, 1º, e está sendo desenvolvida no Centro de Saúde Djalma Marques.
Segundo a coordenadora do Departamento de Combate à Hanseníase e Tuberculose, Helena Viveiros, a campanha acontece em caráter primordial no combate a doença. Sua transmissão, formas de prevenção e tratamento.
No Centro de Saúde de Santa Inês, é feito o exame de escarro para diagnosticar a doença, de maneira gratuita. Caso a doença seja detectada, o paciente recebe tratamento adequado, este com duração mínima de seis meses, não podendo o paciente abandonar o mesmo.
A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer também em outras partes do corpo. A doença tem cura e após os primeiros 15 dias de tratamento a doença deixa de ser contagiosa.
Para saber mais sobre a doença e suas formas de tratamento e prevenção, a Secretaria de Saúde de Santa Inês disponibiliza atendimento no horário das 8 às 18 horas, em sua sede, na Rua 21 de Agosto, Centro, anexa ao Centro de Saúde Djalma Marques.
As Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos bairros, também disponibilizam informações sobre a doença, tal como direcionam encaminhamentos para o Centro de Saúde para maiores detalhamentos. O Ministério da Saúde mantém uma linha direta com o cidadão através do telefone: 0800 61 1997. 
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

Santa Inês - RIBAMAR ALVES SE DECLARA FIRME NA OPOSIÇÃO



Depois de várias especulações, sobre em qual lado estaria Ribamar Alves(PSB) em 2014,muitos dando conta que o prefeito de Santa Inês estaria no grupo sarneysta. O ex-deputado federal, atual prefeito de Santa Inês, declarou  está apoiando Flávio Dino, mostrando uma unidade da oposição. 

Veja abaixo uma publicação de Jonh Cutrim.

Para a tristeza do grupo Sarney, que apostava numa cisão entre o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB) e o grupo de Flávio Dino, a oposição está mais unida que nunca.

Em Barreirinhas durante o evento Diálogos pelo Maranhão, com a presença ainda dos deputados Rubens Pereira Junior, Bira do Pindaré, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha e o prefeito Leo Costa, Alves diz que é com muito prazer que ele está “no momento certo, com a presença certa, de todos vocês. Era como Pelé e Romário, sempre estavam no lugar certo pronto pra fazer o gol.”

A declaração do prefeito de Santa Inês sobre estar do lado certo e falar da reconstrução do partido ao lado de Roberto Rocha mostra o empenho da oposição como um todo em trabalhar num projeto de mudança para o Maranhão. A esposa de Ribamar Alves, Luana Costa, também esteve presente e fez um discurso emocionante sobre as perspectivas de mudança para o Maranhão.

O movimento Diálogos tem agenda prevista para Santa Inês, mas sem data divulgada até o momento. No evento de Barreirinhas, Flávio Dino e Ribamar trocaram figurinhas sobre projeto político de oposição no Maranhão.



As informações e imagem foram retiradas do Blog do Walney Batista

Sebrae Inicia Negociação para Implementação da Lei Geral em Governador Nunes Freire e Godofredo Viana



O Gerente da Unidade Regional do SEBRAE – MA em Santa Inês, Aluízio Muniz e o Gestor do Projeto Território da Cidadania no Alto Turi e Gurupi, Adalberto Fraga, estiverem com o Prefeito de Governador Nunes Freire, Everton Dantas, para tratar da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no município, da renovação do convênio de operacionalização do Posto de Atendimento do SEBRAE-MA e demais ações de fomento ao desenvolvimento local.

O Prefeito reafirmou a parceria com a Unidade Regional do Sebrae MA em Santa Inês, com o propósito de dar continuidade ao atendimento das demandas dos empreendedores urbanos e rurais do município. “Reiteramos ao Gestor Municipal a necessidade de capacitar setores estratégicos da Prefeitura, tais como finanças, tributos, a fim de trabalhar o eixo desburocratização e criar as condições para os fornecedores locais acessarem as compras governamentais do município”, enfatizou Aluízio Muniz.

Já Everton Dantas destacou a atuação do Sebrae no município e colocou sua equipe de secretários a disposição da instituição para discutir as prioridades de cada área de atuação. O gerente regional lembrou a importância de implementação da Sala do Empreendedor, no próprio Posto de Atendimento do Sebrae, a fim de estimular e intensificar o atendimento aos potenciais empreendedores individuais do município e região.

VISITA AO MUNICÍPIO DE GODOFREDO VIANA- O Prefeito de Godofredo Viana, Marcelo Jorge Torres, também recebeu a equipe do Sebrae para tratar da
regulamentação da Lei Geral, da implantação da sala do Empreendedor e da indicação do Agente de Desenvolvimento Local para ser capacitado pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas.

Foi discutido ainda o desenvolvimento de ações de fomento ao empreendedorismo nas escolas municipais; o apoio para criação de Associação Comercial; na capacitação e organização de entidades coletivas de produtores rurais que atuam na produção e beneficiamento de frutas regionais e na capacitação de grupos de mulheres empreendedoras;

O Prefeito Marcelo Jorge declarou que pretende priorizar o desenvolvimento local a partir do apoio aos pequenos negócios e espera contar com o apoio do Sebrae MA como parceiro na sua implementação.

O gestor municipal chegou a marcar data para a entrega da Sala do Empreendedor ao município – será no 19 de abril, oportunidade em que também deve entregar à população uma biblioteca pública.

As informações e imagem são da Assessoria de Comunicação do Sebrae
Na foto estão Aluízio Muniz (Gerente da UR SEBRAE/ Santa Inês), Mazinho (Prefeito de Cândido Mendes), Dr. Cláudio Azevedo ( Pres. Do Conselho Deliberativo do SEBRAE-MA) e Marcelo Jorge Torres (Prefeito de Godofredo Viana ).

Poetisa Maranhense Recebe Prêmio 'Melhores do Ano'



A poetisa de Santa Luzia-MA, Anna Elizandra Gomes Ribeiro, está entre os 80 melhores poetas e poetisas deste ano. A maranhense foi agraciada na noite do último sábado (30), na cerimônia do Prêmio Luso-Brasileiro de Poesia 2013. O título foi concedido a poetas da língua portuguesa que se destacaram com trabalhos publicados em 2012/2013.

A premiação foi realizada no salão de eventos do Hotel Golden Tulip Regente, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Anna Elizandra é formada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e professora das Línguas Portuguesa e Inglesa. Entre as suas obras estão: "Quatro Mãos: todas com poesia", “Converse com alguém que sente” e “Disperso em Verso”.



Zé Doca - Está sendo Julgado o Acusado de Matar duas Meninas em 2008



Um crime bárbaro que chocou a população do município de Zé Doca, na tarde de segunda- feira dia 11 de novembro de 2008, quando duas meninas, de 9 e 13 anos, foram estranguladas, tiveram o pescoço fraturado e depois de mortas foram jogadas em um açude. Os crimes ocorreram na ‘Quadra Fé em Deus’ e os corpos foram encontrados por Francisco das Chagas Montelo, pai do acusado, que foi preso pela PM e autuado em flagrante.

Segundo o delegado Regional de Zé Doca, Luís Cláudio de Sousa Balby, o açude fica a uns 200 metros da casa de Leomar Viana Montelo, 25 anos, que ainda ajudou a polícia durante o resgate dos corpos das meninas Thaisa Ribeiro da Silva, 9 anos, e Suelane da Silva Pereira, 13 anos. As duas apresentavam sinais de estrangulamento e o pescoço fraturado, durante os exames periciais foram constatados ainda sinais de violência sexual.

Após confessar ser o autor das mortes, embora sem admitir uma motivação, o criminoso foi transferido para Santa Inês, tendo em vista a falta de segurança na Delegacia de Zé Doca. O delegado tentou evitar um linchamento que estava sendo ‘ensaiado’ por moradores revoltados com a barbaridade.

Logo após a descoberta dos corpos a polícia foi acionada e deu início às as investigações, ouvindo uma garotinha de quatro anos que teria visto o autor na companhia das vítimas. Leomar Viana Montelo foi detido, interrogado e acabou por confessar os crimes, revelando inclusive detalhes da morte das crianças. Por questão de segurança, o acusado foi transferido para a Delegacia Regional de Santa Inês.


Aguarde mais informações!




As informações e imagem são do Blog do Maycon Alves

Por Reginaldo de Souza* - Os furtos Realizados por Empregada (o)s Domestica (o) s


Será que ao contratarmos um empregada(o) doméstica(o), estamos trazendo para dentro de casa o conflito de classe? Esse realmente é um problema enfrentado por todos aquele(a)s que dependem dos serviços dessa categoria de trabalhadores pois, em nossa sociedade capitalista o trabalho manual, rotineiro e de manutenção é sempre considerado menor e, portanto, pouco valorizado, os que exercem essas funções sentem-se totalmente desamparados. Por outro lado, abrir a sua casa é expor a sua intimidade, a sua segurança, é dividir a sua rotina com pessoas estranhas aos seus hábitos.
A verdade é mais comum do que imaginamos. Sumiço de objetos, valores etc. Essa postura de “pegar emprestado” sem pedir, ser “roubada” de forma descarada, a maioria de nós passa ou passará por estes “empréstimos”. Confesso que não sei o porquê de muitas dela(e)s fazerem isto. Vergonha de pedir, medo de receber um não, descaso conosco? Facilidade, pois ninguém irá perceber, não sei… Sumiço de frutas, cotonetes, sabonetes, perfumes, camisetas, vestidos, sapatos, material de limpeza, eletrônicos, copos, pratos, canetas, pilhas, dinheiro e até alimentos.
Qual é o problema? Muitas donas de casa contratam empregadas sem referências e também não checam as mesmas. Poderiam pedir: o numero de contato, endereço completo, comprovante de residência e duas referências. Ligava para as casas de patroas que elas davam em dia e horários diferentes. Será que traria a segurança? Qual a diferença de pagar o justo ou pagar pouco, tratar bem ou com rispidez a sua funcionaria domestica se a mesma trai sua confiança? Primeiro, qualquer funcionária não importa a função deve ser tratada com todo o respeito e ser valorizada em suas funções. Segundo, não temos bola de cristal! Acontece, a mudança da qualidade após um ou dois anos de trabalho. Desvio de caráter, quebra de confiança? É comum ouvirmos reclamações toda vez que colocamos coisas relacionadas a controle da geladeira e do ambiente. Devemos esconder as coisas? Filmar tudo?
A lei para câmeras funciona da mesma forma que em qualquer estabelecimento. Tem que ter avisos pela casa (Sorria, você está sendo filmado!) e deve ser avisado a qualquer empregado, de preferência, por escrito, com a assinatura deles dizendo que estão cientes do procedimento. Não pode ter câmeras em banheiros e no quarto de empregada. A medida é muito comum. Quando acontecem os furtos “empréstimos”, poucos empregadores recorrem a justiça, seja registrando um boletim de ocorrência ou dando prosseguimento a uma ação penal. Estaríamos nós referendando o principio da insignificância? Segundo, (HC n.º 84.412/SP, Ministro Celso de Mello, STF, DJ de 19/11/2004) “Recurso Especial. Furto. Abuso de Confiança. Princípio da Insignificância. Aplicação. IMPOSSIBILIDADE. 1. Para a incidência do princípio da insignificância, são necessários a mínima ofensividade da conduta do agente, nenhuma periculosidade social da ação, o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica provocada.
Resta-nos, portanto, comemorarmos a aprovação da PEC das empregadas domésticas, que segundo o (IBGE), o Brasil tem cerca de 9 milhões de trabalhadores domésticos. No Estado de São Paulo são 3 milhões e, na Grande São Paulo, 800 mil. A proposta, estabelece novas regras, que vão se somar àquelas já existentes, como 13º salário, descanso semanal, férias anuais e licença gestante, são eles: jornada diária de trabalho de oito horas e 44 horas semanais, pagamento de hora extra de, no mínimo, 50% da hora normal. Aguardam ainda regulamentação antes de entrar em vigor sete dos 17 itens: direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), hoje facultativo, o seguro contra acidentes de trabalho, o seguro-desemprego, a obrigação de creches e pré-escolas para filhos e dependentes até seis anos de idade, o salário família e a demissão sem justa causa. Uma coisa é certa, a grande maioria é de confiança e merece sua valorização. Afinal, a segurança de nossos filhos, nossa alimentação, a manutenção do aconchego de nosso lar continuará nas mãos deste(a)s profissionais!

* Prof. Dr. Reginaldo de Souza Silva, coordenador do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.