Igarapé do Meio - Prefeitura Entregou mais de 3 mil prêmios para as mães



A prefeitura de Igarapé do Meio, através da Secretaria de Assistência Social realizou reuniu durante todo o dia de ontem, domingo (12) as mães para homenageá-las, pois o dia daquela que gera a vida e cuida dos filhos não poderia deixa de ser comemorado.

A programação iniciou a partir das 8h com inúmeras homenagens para as mães no CRAS, localizado na Rua da Pimenta. Foram filhos lendo poemas, interpretação teatral, sorteio de brindes. A funcionária do CRAS, Rosidalva Pinto (Rosinha), se emocionou ao interpretar uma peça que retravava a saída de um filho para a cidade grande. Quando perguntamos se era apenas interpretação ela disse: “No momento lembre de meu irmão e de um sobrinho que foram embora em busca de oportunidade.”



A festa continuou na parte da tarde na quadra de esportes, localizada na Avenida Nagib Haickel. Participaram da festa final as mães dos povoados: Vila Diamante, São Benedito, São Vicente, Juçaralzinho, cajazeira e muitos outros.
Em todo município foram mais de 3 mil mães que receberam prêmios e  mais de 7 mil pessoas participaram da ação: “Ser mãe é nunca mais se sentir sozinha” que teve inicio no começo do mês de maio (1º) no povoado Lage Comprida, passando pelo povoado Centro dos Pinacos reunindo também mamães de 6 comunidades.


MEGA CURIOSO - 7 condições médicas bizarras


"Síndromes e doenças cujas descrições parecem dignas das tramas dos livros de terror."

Casos médicos sempre são capazes de deixar aqueles que não acompanham o dia a dia da medicina chocados. Porém, algumas condições bastante curiosas e raras chamam a atenção pela discrição dos sintomas e pela maneira com que fazem que os seus portadores sofram. O site Live Science listou algumas delas que, de tão bizarras, parecem ter saído das páginas de um livro de terror.


Ilusão de Cotard

Trata-se de uma condição extremamente rara em que a pessoa acredita que já morreu, que não existe ou que o seu corpo está em decomposição. A condição é completamente psicológica, mas há uma explicação física para o fato: isso acontece quando a região do cérebro envolvida no reconhecimento facial se desconecta das regiões envolvidas na emoção.

Gêmeo parasítico

Situação que ocorre quando um embrião gêmeo começa a se desenvolver no útero, mas a dupla ainda não está completamente separada. Dessa forma, um dos embriões (o mais forte) “domina” o outro, que passa a se tornar um gêmeo parasita. No nascimento, o gêmeo pode apresentar partes do corpo do outro embrião.

Doença de Morgellons

As pessoas que sofrem da doença de Morgellons sentem como se houvessem coisas rastejando, mordidas ou picadas por baixo da pele. A vontade constante de se arranhar por conta disso pode resultar em insônia e até mesmo lesões de pele. A doença não tem explicação e acredita-se que as manifestações são apenas delírios.


Histeria coletiva

Condição psicológica rara apresentada por um grupo de pessoas, que podem resultar em taquicardia, convulsões e desmaios. Quando acometidos por essa condição, mesmo em boa saúde física, as pessoas podem acreditar que estão doentes ou desenvolver sintomas a partir da observação do comportamento de uma pessoa.

Pica

A síndrome de pica é um desejo incontrolável de comer itens que não sejam alimentos. Acredita-se que ela seja resultado de estresse ou deficiência mineral. As pessoas acometidas por esse mal comem giz, fezes, muco, tinturas, madeira, cabelo e até mesmo partes do corpo.

Insensibilidade congênita à dor

Trata-se de uma mutação genética rara que impede as pessoas de sentir dor. Em um primeiro momento você pode até achar esse fato uma boa coisa, mas é comum que as pessoas que sofrem desse mal tenham morte prematura como resultado de lesões tratáveis que simplesmente não são percebidas.

Transtorno de identidade de integridade corporal

Também conhecido como BIID, esse tipo de transtorno faz com que as pessoas tenham a sensação de que uma parte do corpo não deveria estar lá. A angústia é tanta que algumas pessoas chegam a marcar a parte que gostariam que fosse removida, promovendo até mesmo mutilações por conta disso.



Por Thiago Lima - Boas noticias para Santa Inês e região!



Depois de 4 meses de persistência o Ministério da Saúde vem aí! (O que se tratando de MS é um recorde, diga-se de passagem).

Antes gostaria de explicar como foi o trabalho para trazê-los para depois explicar o que eles vêm fazer.

Em janeiro comecei a minha peregrinação oficial como secretário municipal de saúde de Santa Inês e presidente da Comissão Intergestora Regional (CIR) de Santa Inês, que engloba 13 municípios e tem população estimada em cerca de 350 mil habitantes.

Triste noticia ao descobrir que fora os funcionários de alto escalão (ministro, secretário executivo, etc.) e o pessoal da assessoria parlamentar, devido a contato direto com o ex-deputado Ribamar Alves, ninguém sabia da existência desse município maranhense, mas nem mesmo os funcionários que trabalham diretamente com o Maranhão, e são mais de 20 que cuidam pura e exclusivamente das questões do nosso estado, logo nem Governo Estadual, nem Governo Municipal, jamais foram lá pedir por nós, pela nossa saúde.

Ora, se o ex-prefeito Roberth Bringel que tanto se orgulha de ser médico e ter uma familía de médicos não dá para entender o motivo desse descaso com a saúde, que antes eu pensava ser moderado, mas então pude concluir que é total, afinal se ele tanto fez para eleger sua esposa dra. Vianey Bringel deputada estadual, por que a mesma não buscou o secretário de estado da saúde, Ricardo Murad, e solicitou que o mesmo pedisse por nós em Brasília?

Pois o secretário de estado foi a Brasília diversas vezes, como sei disso? Simples, ele foi lá pedir pelos seguintes munícipios:

- São Luís
- Imperatriz
- Coroatá – Codó
- Pinheiro
- Caxias

Essa era a ordem na qual o Ministério já possuia sua programação da formatação das redes de saúde para o nosso estado e depois eles iriam para os munícipios que já possuem UPA e SAMU, como:

- Bacabal
- Grajaú
- Barra do Corda
- Etc.

Obs. Quando coloco município eu estou citando na verdade as microrregiões de saúde que possuem esses municípios como pólo e que dão nome a mesma. 

E Santa Inês, bem Santa Inês não tem SAMU (motivo de espanto todas as vezes que falava isso) e não tem UPA alocada ou em construção, ou seja, nós seriamos os últimos no estado a sermos visitados pelo MS.

Mas, depois de muita persistência, idas e vindas, telefonemas e emails, explicações sobre a importância geopolítica e econômica da nossa região, muitos mapas do estado desenhados, muita resenha sobre o fato de Santa Inês hoje atender do Pará até Vitorino Freire nos seus hospitais, conseguimos mudar tudo, furamos a fila literalmente, e tirando as microrregiões de São Luis, Imperatriz e Codó-Coroatá, a próxima agora é Santa Inês.

Foi cansativo, mas recompensador ter conseguido colocar Santa Inês no mapa da saúde nacional.

O que vem fazer o Ministério da Saúde em Santa Inês?
O MS vem com seus técnicos nos ajudar a pactuar as redes de saúde da nossa microrregião. Explico:
- Pactuação é a formalização de um acordo entre os municípios e o estado de como funcionarão nosso fluxo de saúde.
- Redes de saúde é a forma como hoje chamamos esses fluxos, pois entendemos que saúde não é isolada, funciona em sistema de rede (como uma teia de aranha) e que vai se conectando a outras redes até cobrir todo o estado e o país.
- As redes são:
1. Rede de Urgência e Emergência: que cuida dos hospitais, UPAs, SAMUs.
2. Rede de Atenção Psicossocial: que trata das casas de apoio, CAPS.
3. Rede de Doenças Crônicas: que abrange todas as patologias de uso de medicação contínua, mas principalmente toca o tratamento dos pacientes com câncer.
4. Rede Cegonha: maternidades, maternos-infantis, atenção as gestantes. 
5. Rede do Paciente com Deficiência: que vai desde os que nasceram até os que adquiriram alguma deficiência física ou não ao longo da vida.

Serão três dias, 20, 21 e 22 de maio, de discussões para essa normatização nos quais estaremos reunidos: os 13 secretários de saúde, assessores municipais, os grupos condutores do Estado e os apoiadores do Ministério. 

Isso significa que no dia 23 de maio Santa Inês amanhecerá com uma nova estrutura de saúde? Não, mas nos dará o parametro para podermos lutar por recursos e investimentos, se essa pactuação tivesse sido realizada no ano passado já haveria possibilidade de estarmos recebendo investimentos, ou se tivessem pedido uma UPA ou o SAMU para Santa Inês e região anteriormente seria mais fácil, pois antes se liberava por solicitação, sem a pactuação, que só foi instituida no ano passado, mas pelo menos já saberiam que nós existimos.

A primeira batalha foi vencida: colocamos Santa Inês no mapa e vamos realizar nossa pactuação.

A segunda é mais árdua batalha ainda está por vir: tirar as coisas do papel e transformar em prática, em investimentos.

Mas agora já existe a possibilidade de realizar esse compromisso do prefeito Ribamar Alves, que é o de transformar Santa Inês em um pólo de saúde estadual, e se deixarem até nacional.

Quero agradecer a todos os funcionários da secretaria municipal de saúde, pois graças a eles a secretaria vem apresentando os resultados que buscamos e eles tem dado os subsídios para que eu possa travar essa batalha de buscar benefícios, recursos, estruturação para nossa região.

Para quem não entendia, agora leia com atenção e compreenda:

Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês – MA Saúde Sem Fronteiras Governo Sem Fronteiras
.

Só para concluir: tudo que citei não é politica é um desabafo como médico e como ser humano pelo descaso com o qual trataram a saúde do nosso município!

Igarapé do Meio - Secretaria de Ação Social Homenageará Mães no Domingo (12)



A secretaria de ação social já distribuí muitos prêmios para as mães dos povoados de Igarapé do Meio e agora é a vez das mães da sede do município participarem do sorteio de brindes e vários prêmios.

A festa continuará no dia 12 de maio (dia das mães), no Cras, localizado na rua do acampamento, próximo do posto de saúde Mãe Negra, com uma extensa programação que inicia a partir das 8h com o pronunciamento de autoridades, seguindo de inúmeras homenagens às mães presentes. Já às 10h haverá sorteio de prêmios e fechando com um coffee break.

A alegria não para, pois às 17h e 30min as mães estarão reunidas na Avenida Nagib Haickel, enfrente a quadra de esportes em um momento ecumênico e seguirá com mais homenagens e pronunciamentos. O encerramento será com distribuição de muitos prêmios.

Adquira seu cupom e participe desta festa especialmente organizada para você que é mãe.

Foto de casal morto abraçado em prédio desabado choca Bangladesh



Uma foto feita pela fotógrafa e ativista bengalesa Taslima Akhter que mostra duas vítimas abraçadas entre os escombros do prédio que desabou no mês passado em Savar, perto de Dacca, em Bangladesh, ganhou destaque mundial, em meio ao acidente que deixou mais de 800 mortos e que é considerado a maior tragédia da indústria têxtil do país.

Taslima disse em uma entrevista à revista "Time" que muitas pessoas têm lhe perguntado sobre a imagem do casal morto abraçado em meio aos escombros. No entanto ela diz não saber quem são. “Eu não sei quem são ou qual a relação entre eles", afirmou ela, que tentou descobrir a identidade do casal, mas não teve êxito.

Nesta quarta-feira (8), Familiares ainda tentam identificar os corpos das vítimas, muitos deles em avançado estado de decomposição.
"O balanço agora é de 803 mortos, dos quais 790 correspondem a vítimas encontradas nas ruínas e 13 feridos que faleceram nos hospitais", disse à AFP o tenente Mir Rabbi, porta-voz militar.

O edifício, que tinha cinco unidades de confecção, desabou no dia 24 de abril quando quase 3 mil pessoas trabalhavam no local.

A polícia de Bangladesh prendeu 12 pessoas, incluindo o proprietário do edifício e quatro pessoas responsáveis pelas fábricas, por terem forçados os trabalhadores a permanecer no local apesar das rachaduras constatadas no imóvel um dia antes da tragédia.

Bangladesh fechou 18 fábricas têxteis por motivos de segurança, anunciou o ministro da Indústria Têxtil, Abdul Latif Sidique.

Dezesseis fábricas foram fechadas em Dacca e duas em Chittagong, a segunda maior cidade do país, explicou Sidique.

Pelo temor de que as marcas ocidentais troquem os fornecedores, o governo anunciou na segunda-feira uma comissão de investigação para inspecionar as quase 4.500 fábricas têxteis.





FONTE: meionorte.com

Santa Inês - ‘JARDIM NOVA FINALMENTE FOI LEMBRADO’



“Nós esperamos por muitos anos um prefeito que tivesse cuidado com nosso bairro e Ribamar chegou.” Foi o que disse Sebastião Freitas de Sousa de 71 anos, quando fomos visitar o bairro Jardim Nova Era, município de Santa Inês e encontramos várias maquinas trabalhando no local.

Além do senhor Sebastião de Sousa, vários moradores informaram que ha mais de 8 anos o bairro estava esquecido e as ruas intrafegáveis, especialmente no período chuvoso. Ainda segundo os moradores: Joelma Crispim de 34 anos, Maria de Jesus Leite de 29 anos, Jairo Oliveira de 30 anos e Leila Azevedo de 25 anos, a comunidade nunca recebeu tal atenção e afirma que o matagal que tinha por lá, servia de refugio para marginais e usuários de drogas.



As ruas São Luis, Natal, Fortaleza e João Pessoas estão sendo recuperadas. Tentamos entrar em contato com o responsável pela limpeza das ruas para saber se as mesmas irão receber asfalto, mas não conseguimos.

Quer anunciar, criticar ou mandar sugestões? Envie uma mensagem de texto para o nosso número (98) 8869 - 8564, 9207 - 7993 ou 8224 - 4080.

Provas do Enem 2013 serão nos dias 26 e 27 de outubro



As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 começam no próximo dia 13 e vão até o dia 27 de maio. A data foi divulgada há pouco pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Os candidatos têm até o dia 29 de maio para pagar a inscrição. O edital com a regras do exame será divulgado amanhã (9). As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, será a prova de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, os candidatos passarão pelo teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.
Fonte - Portal imirante.com

Santa Inês - CÂMARA VAI PROMOVER PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AS MÃES



O Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal Franklin Seba com o apoio dos demais vereadores, na passagem do dia das mães e pretendendo promover uma homenagem as mulheres de Santa Inês, promove a 1ª Semana Minha Amiga Especial, que será realizada no período de 08 a 10 de maio.

O evento irá estabelecer uma interação entre os poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e a sociedade como um todo, levando as mães serviços por meio de palestras, e outras atividades que irão acontecer no plenário da Câmara.

Além das informações que serão passadas por convidados nas palestras que irão acontecer nesses dois dias, na sexta-feira a sessão terá um expediente em homenagem as mães.

A baixo segue a programação da Primeira semana Minha Amiga Especial:


Fonte - Assessoria da Câmara de Santa Inês

PUBLICIDADE - Digital Informatica é mais uma parceira



O Jornal ‘A CORDA’ – Informação que Amarra, tem o orgulho de apresentar mais um parceiro: DIGITAL INFORMÁTICA. São inúmeras as vantagens da Digital Informática: INSTALAÇÃO E REPARAÇÃO, LIMPEZA E RESTAURAÇÃO DE COMPUTADOR, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES EM EMPRESAS COM ÓTIMAS SOLUÇÕES PARA PROVEDORES, CURSOS DE INFORMATICA BÁSICO E AVANÇADOS COM CONTEÚDOS E SISTEMAS DE ULTIMA GERAÇÃO, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE SERVIDORES WINDOWS E LINUX COM ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS MIKROTIK, CISCO E MICROSOFT, VENDA DE COMPUTADORES E ACESSÓRIOS DE INFORMATICA EM GERAL, PROVEDOR DE INTERNET E MUITO MAIS. 

Todas estas vantagens você pode encontrar no seguinte endereço: Avenida Nagib Haickel – Centro – Igarapé do Meio – MA. E para você que não mora em Igarapé do Meio pode ligar para os fones: (98) 3376-1160 ou 9991-8551 que um técnico irá atender em sua residência.

Venha ser um parceiro do Jornal ‘A CORDA’ e tenha sua marca anunciada para todo o mundo!

Quer anunciar, criticar ou mandar sugestões? Envie uma mensagem de texto para o nosso número (98) 8869 - 8564, 9207 - 7993 ou 8224 - 4080.

Balsas - Flávio Dino é recebido por prefeito


O presidente da Embratur, Flávio Dino, visitou no último dia 27 o gabinete do prefeito Luís Rocha, acompanhado de outras lideranças políticas como Roberto Rocha (PSB), Weverton Rocha (PDT), Deoclides Macedo (PDT) e Carlinhos Amorim (PDT). No encontro, foram discutidas expectativas e diretrizes para o desenvolvimento da região.
Flávio Dino enfatizou a necessidade do município em estreitar laços com cidades circunvizinhas e a tarefa da cidade pólo de buscar recursos e benefícios que contemplem a todos.
“Balsas é uma cidade com imenso potencial em setores como agricultura e pecuária. Os esforços precisam ser contínuos no empenho em busca de recursos junto ao governo estadual e federal para incentivá-los ao crescimento”, explicou o presidente da Embratur.
O vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, lembrou que o Fórum Intermunicipal de Agricultura e Pecuária foi o primeiro de uma série de eventos que a administração municipal fará para discutir o desenvolvimento da região.
“Está claro o empenho do prefeito Rochinha em buscar desenvolvimento para a região. Este último evento é a prova disso. Confio na gestão que o prefeito fará”, afirmou Roberto Rocha.
Weverton Rocha também parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Aqui estão muitos dos grandes produtores da agropecuária maranhense, a organização deste evento pela prefeitura representa uma ação estratégica para o desenvolvimento do estado”, destacou Weverton Rocha.
O prefeito da cidade, Luís Rocha, reiterou seu compromisso com a cidade e com o desenvolvimento da região. “Encontrei a prefeitura em total abandono, mas estou lutando para mudar a realidade não só da nossa cidade, mas de toda a região”, reforçou o prefeito.

Santa Inês - Ribamar Alves decide dar posse a concursados



A 1ª Vara de Justiça da comarca de Santa Inês realizou no fim da tarde de ontem, segunda-feira (6) a primeira audiência de conciliação entre a prefeitura de Santa Inês e o Ministério Público, no que se refere ao concurso público do município. Ao fim da audiência, nesta primeira parte do acordo, foi decidido que a prefeitura irá nomear e dar posse a, pelo menos, 129 dos 605 candidatos aprovados no concurso. Uma nova audiência está marcada para ocorrer no dia 20 de maio.

A iniciativa de nomear e dar posse aos aprovados partiu do próprio Ribamar Alves. O prefeito disse que, em no máximo 30 dias, 115 professores, 10 técnicos em Enfermagem e 4 enfermeiros já estarão ocupando seus respectivos postos de trabalho.


No dia 20 de maio deste ano, um dos assuntos em pauta será a denúncia feita pelo município sobre a não realização de estudo de impacto financeiro no município para a realização do concurso com 605 vagas disponíveis.

No dia 12 de março deste ano, o prefeito Ribamar Alves (PSB) decretou a suspensão do certame realizado em abril de 2012 alegando irregularidades no processo de licitação. O Ministério Público afirma que o concurso foi legal e exige nomeação e posse dos aprovados. O caso foi parar na Justiça e a titular da 1ª Vara, Denise Cysneiro Milhomem convocou as partes envolvidas.



Fonte - Notas do Daniel Aguiar
Foto - Daniel Aguiar

Igarapé do Meio - Domingo foi de muita aventura para os "AMIGOS NA LAMA"



2ª TRILHA AMIGOS NA LAMA - Na manhã de ontem, domingo (05), aconteceu o segundo encontro: “AMIGOS NA LAMA”. O evento foi idealizado por Luizinho da Rode Bem e reuniu apaixonados por aventuras de várias cidades.

Foram mais de 130 Km percorrido pelos participantes e no percurso tinha, literalmente bastante lama. Estava do jeitinho que os aventureiros gostam.
Segundo a organização do evento, mais de 300 pessoas participaram do encontro.




Fotos e vídeo – Irandy Garcia

Quer anunciar, criticar ou mandar sugestões? Envie uma mensagem de texto para o nosso número (98) 8869 - 8564, 9207 - 7993 ou 8224 - 4080.


JUSTIÇA DECIDE QUE BLOG ANÔNIMO DEVE SER RETIRADO DA INTERNET EM 48 HORAS



A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso IV, dispõe que é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Com base na norma, a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJMA) manteve decisão de primeira instância, que determinou ao Google Brasil deixar de hospedar, em 48 horas, blog de autor anônimo com informações sobre o município de Imperatriz e seus gestores.

Também fica mantida a liminar para que o provedor de acesso identifique, por meio de endereços IP, os computadores usados para alimentar o blog, no prazo de cinco dias. O município, representado pelo prefeito Sebastião Madeira, havia entrado com ação cautelar, com o objetivo de obter os dados e para que fossem excluídos os posts.

O autor da ação alegou que os administradores de Imperatriz passaram a ter suas vidas devassadas por meio de publicações diárias no blog anônimo, que estaria utilizando de forma falsa o nome do tabloide eletrônico Wikileaks, conhecido pelo vazamento de documentos internacionais considerados secretos. Afirmou que o blog é colocado à disposição de todos pelo Google e disse que, entre os supostos crimes cometidos pelo autor anônimo, estaria a publicação de informações privadas de servidores, capturadas do site da Prefeitura por meios ilícitos.

O provedor de internet considerou a decisão da Justiça de 1º grau uma violação aos princípios constitucionais, assim como às convenções internacionais das quais o Brasil faz parte. Disse que o conteúdo do blog não transcende os padrões socialmente aceitáveis. Acrescentou não exercer controle preventivo ou monitoramento sobre o conteúdo das páginas pessoais criadas por usuários e afirmou que, ao acessar o site Blogger para criar uma conta, o autor aceita e contrata com o Google os termos de serviço, toma conhecimento de informações e recomendações, além de assumir obrigações.

O Google ainda sustentou não ser possível fornecer o endereço IP, tendo em vista a necessidade de identificação dos conteúdos específicos (URLs), uma vez que se trata de site genérico. Também considerou elevada a multa diária, de R$ 5 mil, fixada pelo juiz para caso de descumprimento da decisão.

A desembargadora Maria das Graças Duarte (relatora) afirmou que não procede o inconformismo do Google no que diz respeito aos princípios constitucionais e convenções internacionais, tendo em vista que os conteúdos publicados no blog são anônimos, não devendo prevalecer, portanto, o princípio da liberdade de expressão.

A relatora citou decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com mesmo entendimento, e que obriga o agravante a viabilizar o IP do computador utilizado para cadastramento de conta na internet. A desembargadora votou pelo provimento parcial do recurso do Google, apenas para reduzir a multa-diária para R$ 1 mil, por considerar o valor original excessivo. Os desembargadores Nelma Sarney e Raimundo Barros acompanharam o voto.

Fonte - Abimael Costa

Santa Inês - Laborarte dá ‘show’ fim de semana


Sucesso absoluto o trabalho do grupo artístico Laborarte no município de Santa Inês. No sábado, 4, o grupo de teatro realizou uma oficina no auditório da escola José Sarney.  No domingo, 5, o grupo apresentou a peça teatral “A Peleja de Casemiro em Lendas Emaranhadas”.
Na opinião de quem esteve participando dos dois eventos, foi literalmente um ‘show’ o trabalho do Laborarte em Santa Inês. No sábado, o grupo ministrou uma oficina sob o tema “Dinâmica Corporal para o Teatro de Rua”, onde os integrantes do Laborarte fizeram explicações teóricas e demonstrações práticas do trabalho teatral.
No domingo, na praça de eventos Dona Zima, o elenco do Laborarte realizou a encenação da peça “A Peleja de Casemiro em Lendas Emaranhadas”.
O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, esteve prestigiando as apresentações do Laborarte e ficou impressionado com o talento e a qualidade do trabalho do grupo.

SANTA INÊS - VÁRIOS PROJETOS DE LEI SÃO APROVADOS ESTÁ SEMANA NA CÂMARA



Discussões acirradas marcaram a sessão desta sexta-feira na câmara de Santa Inês, além das indicações dos vereadores pedindo melhorias para bairros da sede e zona rural do município, cinco projetos de lei entraram em votação.
Quase todos provocaram discussões  Os debates começaram com o veto do prefeito, a emenda do projeto de lei, que pedia uma compensação financeira aos estudantes de enfermagem que irão fazer estágio no hospital público do município, proposta apresentada pelo vereador Aksom. Depois de reavaliada a emenda, o plenário aprovou o veto. 

Os ânimos ficaram exaltados também com a colocação em pauta do projeto de lei do Prefeito Ribamar Alves, que pede a devolução de terras públicas do município para a prefeitura de Santa Inês, segundo a justificativa do projeto, são áreas de terra que foram doadas a grandes empresas e outros órgãos, com  a finalidade  de implantar empresas e empreendimentos que iriam gerar emprego e  renda para o município, no entanto, acabaram sendo ocupadas apenas por moradias e outros fins privados, sem beneficiar a comunidade.
Como o assunto gerou muita divergência, o assessor jurídico da prefeitura  Antonio Nicolau Júnior, foi chamado as presas para dar mais explicações, ao final dos debates,  a lei foi aprovada com uma alteração proposta pelo vereador Uchôa.

A criação do conselho  municipal de desenvolvimento ambiental, a autorização para leiloar veículos e outros bens moveis do poder executivo e a criação da defesa civil do município também passaram com ampla maioria de votos dos parlamentares presentes. Todos são projetos de lei do prefeito.
Aprovado também o projeto  do vereador Aksom que dispõe da obrigatoriedade da contratação de professores de educação física para alunos do ensino fundamental de escolas públicas do município.
O projeto do vereador Ademarzinho pedindo a denominação do mercado público do bairro da Coheb de Silvano Santos “o Macaco”  também foi aprovado.

Assim como o projeto do  vereador Antonio Silva criando a Associação  dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado Água Preta.


Fonte -  Assessoria de Comunicação da Câmara de Santa Inês

Igarapé do Meio - Colisão mata um e deixa dois feridos em BR 222



Quatro irmãos haviam partido do povoado Areias, município de Pindaré-Mirim com destino a cidade de Viana, onde acontecia o velório de um parente. Mas por volta das 14h de ontem, quinta-feira (2), o motorista de uma pick-up, cor preta, perdeu o controle e colidiu com duas motos, interrompendo de forma trágica a viagem da família.

O acidente aconteceu em uma curva que fica próximo do povoado São Vicente, município de Igarapé do Meio. A moto conduzida por Davi Bastos Cutrim de 34 anos atingiu a lateral do carro, chegando a ‘entrar parcialmente no veículo’. A outra moto atingiu o automóvel com tanta força que motor do courier foi arremessado a certa distancia e a motocicleta incendiou.


Algumas pessoas informaram que o motorista estava bebendo em um bar, momentos antes da colisão. Valber Bastos que vinha na terceira moto, porém um pouco distante dos outros irmãos, contou que presenciou o momento do impacto. Ele contou que na caçamba do carro tinha alguns pedaços de carne e bebida. 

Davi Bastos morreu na hora e os irmãos Domingos Bastos Cutrim e Augusto Bastos Cutrim foram encaminhados para um hospital de Santa Inês.

Fotos - Josiel Lima


Arame - PREFEITO E VEREADORES PEDEM SEGURANÇA PARA O MUNICÍPIO



O prefeito de Arame, Marcelo Farias, acompanhado do seu vice, Taurino, mais uma comissão de vereadores, estiveram reunidos com o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Laércio Costa, na terça-feira (30). Durante a reunião, que aconteceu na sede da SSP, em São Luís, foi discutida a situação de insegurança pela qual está passando aquele município, ocasião na qual a comitiva pediu apoio do secretário no sentido de adotar medidas para diminuir o índice de violência no lugar.

Marcelo Farias e os vereadores relataram para o secretário-adjunto que Arame se tornou uma cidade altamente perigosa, pois se já não bastassem os assaltos que costumam acontecer na estrada que liga Arame a Grajaú e na que liga Arame a Entroncamento, agora também estão acontecendo crimes de homicídios a qualquer hora e em qualquer lugar. Segundo o prefeito, a criminalidade no município está sendo facilitada pela falta de estrutura da delegacia local, que não possui delegado e é comandada por apenas quatro policiais civis, que pouco aparecem para trabalhar. “A população está insatisfeita com o trabalho desses quatro agentes, que não fazem o seu trabalho de investigação a contento”, ressaltou o prefeito.

De acordo com os prefeitos e os vereadores, em Arame existe um destacamento da Polícia Militar, que funciona em situação bastante precária, principalmente pela falta de condições dignas de trabalho para os quatro policiais militares que atuam no lugar. O prefeito afirmou que o município, atualmente, possui 34 mil habitantes e que, esse número distribuído entre o total de PMs, resulta em uma estimativa de 10 mil habitantes para um policial. “Fora isso, está o fato de esses militares não possuírem condições para desempenhar seu trabalho de forma satisfatória, pois a viatura quase não tem mais forças para rodar, devida à sua precariedade; e os rádios de comunicação também pouco funcionam”, contou Farias.

Na audiência, com Laércio Costa, o prefeito pediu um efetivo de, ao menos, mais seis policiais militares, a fim de totalizar dez, juntando com os quatro que já existem no município. Marcelo Farias disse que sua preocupação se torna maior porque Arame é um pouco isolada, cercada de matas, o que tem facilitado a circulação de drogas na cidade, com a predominância do crack, que está chegando até mesmo entre os jovens.

“Esta é uma situação que nos entristece. Mas pedimos que o secretário-adjunto de Segurança se sensibilize com o problema e nos ajude a resolvê-lo. Até mesmo porque as duas cidades mais próximas de Arame, Grajaú e Buriticupu, ficam numa distância de 125 quilômetros e as estradas são desertas e cheias de buraco, o que facilita a ação dos criminosos”, apelou Marcelo Farias.



As informações são do  Jornal Pequeno

Monção - Onibus escolar atola no centro em pleno dia de sol


Neste dia 2 de Maio (quinta-feira) com um sol escaldante uma cena lamentável! Como visto nas imagens um ônibus escolar atolado EM PLENO CENTRO da nossa cidade! Após 120 dias de governo da atual administração nenhum metro de asfalto ou calcamento foi colocado nas ruas de monção, a estrada que nos liga até nosso vizinho Igarapé do Meio está uma calamidade, a estrada que liga Trizidela até areias nem cavalo passa, a poucos dias um ônibus tombou cheio de alunos e quase provocava uma tragédia...o que se ver é um completo abandono, um governo focado nas perseguições politicas e um desenfreado sistema de aquisições de bens materiais!

Igarapé do Meio - Prefeitura entrega brindes em comemoração ao dia das mães



O dia do trabalho foi de muita alegria para as mães da zona rural do município de Igarapé do Meio. O motivo de tamanha alegria foi porque a Secretaria de Assistência Social com o apoio de várias secretarias promoveram a distribuição de brindes e prêmios para as mães de aproximadamente 10 comunidades.

A comemoração antecipada para o dia das mães iniciou no povoado Lage Comprida por volta das 17h de ontem, quarta-feira (1º) com muita música. Foram sorteados fogões, ventiladores, liquidificadores, geladeiras, DVD’s e muitos outros itens.

Segundo a organização do evento, mais de mil pessoas estiveram presentes prestigiando a ação realizada pela prefeitura. A ação: “Ser mãe é nunca mais se sentir sozinha” acontecerá no próximo sábado (4) no povoado Pinacos por volta das 16h.

O enceramento será dia 12 de maio, data que se comemora o dia das mães – segundo domingo de maio - na praça do retorno.

Quer anunciar, criticar ou mandar sugestões? Envie uma mensagem de texto para o nosso número (98) 8869 - 8564, 9207 - 7993 ou 8224 - 4080. 

Foto - Izenilde Veras