Santa Inês - Divisão de Zoonozes Recolhe Cães Doentes



Atendendo a dezenas de pedidos de populares, a Divisão de Controle de Zoonoses do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Santa Inês está recolhendo das residências e também das ruas dezenas de cães que estão doentes e oferecendo risco à saúde humana.
De acordo com o médico veterinário Ricardo Soares Almeida, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, o pedido parte dos próprios donos de cães, através de “Autorização para Recolhimento de Cães” assinada na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santa Inês. Segundo ele, na maioria das vezes esses animais apresentam situação crítica, com doenças avançadas e sem condições de tratamento.
Somente no mês de janeiro, diz Ricardo Soares, foram 88 solicitações de recolhimento de cães doentes, sendo 15 casos com resultado positivo para calazar (leishmaniose visceral). Os outros 43 animais tiveram a doença diagnosticada clinicamente. Todos foram encaminhados para serem sacrificados.
O diretor do Departamento de Vigilância Sanitária alerta para a necessidade de as pessoas ficarem atentas e terem cuidado com seus cães, já que no caso de eles estarem doentes representa risco à saúde humana. 

As informações são do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês e fotos Jornal A CORDA

Igarapé do Meio - Deficientes Criam Associação



Ontem, segunda-feira (25), aconteceu na câmara municipal de Igarapé do Meio, a fundação da Associação dos Deficientes de Igarapé do Meio. O objetivo da criação desta associação é defender o direito dos deficientes do município e buscar a esta classe mais oportunidades.

Quem dirigiu os trabalhos foi o cadeirante Batista Axé, onde na oportunidade chamou para compor a mesa de abertura:  Vereador Amaury, Luís de Matos representando os deficientes e a rádio comunitária, José Carlos, secretário de educação, vereadora Maria Luísa, presidente da câmara Adalberto ramos, Eliezer secretário de administração e finanças , Abimael conselheiro tutelar e demais representes.


A vereadora Maria Luísa disse:  “Quando somos criticados por qualquer deficiência dói muito, tanto na mãe como em nós mesmos.” Na oportunidade o secretário de administração e finanças falou que não há diferença entre uma pessoa com deficiência para uma que não tenha deficiência. “quando uma pessoa normal fisicamente cai, o fulano diz: a caiu. Mas quando uma pessoa com deficiência cai diz: ô coitadinho, caiu.” Falou o secretário.  Eliezer conta ainda que a família tem que preparar a pessoa com deficiência para o mundo e finaliza afirmando que nunca se olhou como deficiente.

O Presidente da Câmara Adalberto reconheceu que a câmara não cumpre o seu papel de acessibilidade em pleno 2013. Mas acredita-se que a partir desta reunião o presidente e vereador de primeiro mandato irá adequar a ‘casa do povo’.


Depois de muitos esclarecimentos foi o momento de oficializar a associação que foi votado para ficar na frente dos trabalhos os seguintes membros:



Presidente: Luís de Matos
Vice-presidente: Eliane França dos Santos
1º Secretario: João Batista
2º Secretario: Irene Tavares dos Santos
1º Tesoureiro: Maria Ivanilde
2º Tesoureiro: Eliene Correa

Conselho Fiscal Efetivo

Elcir Licar (chuchu)
Valdite Torres
Elisabete Simão Pereira
1º Suplente: Jainara Santos França
2º Suplente: Maria de Jesus M de Sousa
3º Suplente: Aderson Mendes Lopes  

Santa Inês - Secretária de Saúde Determina Marcação de Consultas e Exames em Horário Integral


Em visita na madrugada de hoje, terça-feira (26), à central de marcação de exames e consultas da rede municipal de saúde de Santa Inês (Centro de Saúde Djalma Marques), o secretário municipal de Saúde, Thiago Lima Alves, anunciou medidas que serão tomadas pela Secretaria de Saúde visando extinguir as filas que se formam para marcação de consultas e exames.



O Secretário de Saúde, depois de  visitar as pessoas que dormiam na fila em busca de atendimento, determina que a marcação de exames e consultas seja feita no período de 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira-feira. Essa medida visa também por fim à questão da comercialização de senhas para marcação.



As informações e foto são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa 

Alto Alegre do Maranhão - Criança é Levada de Hospital



Uma criança com poucas horas de vida foi levada, no início da tarde de ontem, segunda-feira (25), do Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão, cidade localizada a 205 quilômetros da capital, na região leste do Estado. Segundo informações da coordenação da emergência a unidade de saúde, uma mulher, aparentando 30 anos, se passou por acompanhante para levar a criança.
“Ela ficou aqui boa parte da manhã, dizendo que era acompanhante. Na hora do almoço ela foi para a fila do refeitório, mas disse que precisaria voltar para pegar uns documentos. Ela chegou ao quarto e disse à mãe que precisaria levar o bebê ao centro cirúrgico. Então ela saiu com o bebê, passou na portaria dizendo que a mãe viria logo depois e pegou um mototaxi”, afirmou Regilene de Almeida Rodrigues, da coordenação da emergência.
A criança teria nascido às 23h e 40min de domingo (25) e levada ainda com a pulseira de identificação.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a diretoria do hospital já acionou as polícias Civil e Militar. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também está ajudando no caso, mas até o momento a pessoa que levou a criança não foi identificada.
Em depoimento, o mototaxista disse que a suspeita do crime pediu que fosse levada até a avenida onde funciona a rodoviária do município, onde teria tomado um carro sentido à cidade de Peritoró.
O serviço social do hospital disponibilizou o número (99) 3638-1380 para que receber informações ou denúncias sobre a localização da criança.

As informações são do Jornal Pequeno on-line

Santa Inês - Vítimas Vivem Momentos de Tensão Durante Assalto


Cinco pessoas viveram momentos de tensão em Santa Inês, MA. Eles foram trancados nos fundos de um restaurante por assaltantes, que fugiram levando o carro do proprietário do local.
O comerciante contou que dois bandidos armados invadiram o estabelecimento, na Av. Castelo Branco, naquela cidade. Ele foi rendido, assim como as outras pessoas que estavam no local, e levados para os fundos do restaurante.
Segundo o dono, os assaltantes mandaram todos deitarem no chão, pediram os celulares e ameaçaram atirar. O comparsa já estava com as chaves do carro, esperando para fugir, quando o outro trancou as pessoas no local e levou a chave e os celulares.
A vítima diz que não reagiu ao assalto, mas conseguiu saltar pela janela sair em tempo de ver os assaltantes virando a a esquina com o veículo. O dono do carro contou que chegou a procurar o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fechar o cerco.
O carro roubado tem placa de Santa Inês. Qualquer informação deve ser passada à polícia pelo 190, ou à PRF no telefone (98) 3653-2702.


As informações são do G1 e a foto tv mirante

SANTA INÊS - ACIDENTE DE TRANSITO RESULTA EM DUAS MORTES



O que motivou o grave acidente de transito que resultou na morte de duas pessoas ontem, domingo (24), em Santa Inês?

Excesso de velocidade, imprudência, fatalidade, imperícia?

Segundo informações o acidente ocorreu no perímetro urbano de Santa Inês, no contorno da BR 316, por volta das 16h e 30min, próximo a empresa Ferronorte, envolvendo um automóvel modelo Fiat Strada, uma moto e um caminhão boiadeiro.


  
Testemunhas dizem que após colidir com a motocicleta, o Fiat Strada  invadiu a pista contrária e foi surpreendido por um caminhão boiadeiro que não conseguiu desviar e atingiu em cheio o automóvel, o impacto causou a morte imediata do motorista do Fiat Strada, Domingos Moraes, de 45 anos, morador do bairro Sabbak em Santa Inês. 

O condutor da motocicleta, André José de Aguiar de 38 anos, natural do Ceará,  que ainda foi socorrido com vida e levado ao Hospital Tomaz Martins, não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois dar entrada naquela casa de saúde.



As informações são do Abimael Costa e fotos do g1 e tv remanso

Igarapé do Meio - TCE/MA Julgará Prestação de Contas de ex-prefeito na Quarta-feira (27).


O Tribunal de Contas do Maranhão irá julgar 75 processos na próxima quarta-feira (27). Entre os processos a serem julgados está o da prefeitura de Igarapé do Meio onde na época o responsável era o ex-prefeito  Antônio Berto Carreiro dos Santos.
Confira abaixo os processos:
73 - PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL DO PREFEITO Nº 4377/2009
Prefeitura Municipal de Igarape do Meio
Responsável..: Antonio Berto Carreiro Dos Santos
Ministério Público: 
Relator..........: Osmário Freire Guimarães
Advogado.....: Paulo Humberto Freire Castelo Branco - Oab/ma 7488-a

74 - TOMADA DE CONTAS DOS GESTORES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA Nº 4379/2009
Prefeitura Municipal de Igarape do Meio
Responsável..: Antonio Berto Carreiro Dos Santos
Ministério Público: Paulo Henrique Araújo dos Reis 
Relator..........: Osmário Freire Guimarães
Advogado.....: Paulo Humberto Freire Castelo Branco - Oab/ma 7488-a
Observação...: . Recurso de reconsideração.


Santa Inês - Finais Movimentam Futebol Amador



Final de semana bastante movimentado no futebol amador do município de Santa Inês. No último sábado, 23, aconteceram as finais das categorias Veteranos e Principal da Copa 40 de Futebol Amador. Ontem, domingo (24) foi a grande final da zona rural.



Pela categoria Veteranos, o título ficou com a equipe do Caveirão, que derrotou nos pênaltis o time do CSF, pelo placar de 5 x 4, depois de empate em 2 x 2 no tempo normal de jogo.

Pela categoria Principal, vitória do GSB (bairro São Benedito) sobre o União Santa Cruz (Sabbak) também por 5 x 4 na cobrança de penalidades, depois de empate em 1 x 1 no tempo normal.

O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, esteve no estádio Binezão, onde prestigiou a realização das finais e juntamente com o vice-prefeito Dino, vereadores e chefes de departamento fez a entrega dos troféus aos finalistas.
Zona rural

Pela zona rural, a final aconteceu na tarde de ontem (24), onde uma multidão esteve presente no povoado Três Satubas, para ver o time da casa conquistar o título de campeão, ao vencer na final a equipe do Bom Jesus pelo placar de 4 x 0.

Para a entrega dos troféus de campeão e vice foram convidados o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, e a primeira-dama Luana Alves, que estiveram presentes no povoado Três Satubas prestigiando a final, depois de terem visitado vários outros povoados daquela região. 

A Copa 40 de Futebol Amador foi organizada pelo desportista Magalhães Filho, com apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Santa Inês, que tem como diretor Marcos Luís de Sousa Corrêa.
CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO:







As informações são da ASCOM de Santa Inês, com fotos de Jornal 'A CORDA'

Barreirinhas - Polícia Civil Destrói Plantação de Maconha



Em mais um trabalho de combate ao tráfico de drogas no interior do estado, investigadores lotados na delegacia de Barreirinhas descobriram, no final da tarde desta quarta-feira (20), mais uma plantação de maconha na região dos Lençóis Maranhenses. Ao todo, foram destruídos cerca de 25 pés do entorpecente, encontrados em uma área do Povoado Estiva, distante 40 km da sede do município.

O trabalho é uma continuidade das ações determinadas pelo superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair Lima de Paiva Junior, para intensificar as investigações contra o tráfico em todos os municípios.
Segundo informações do delegado Cristiano Moritta, denúncias anônimas indicaram a existência da plantação naquela localidade. “Após tomarmos conhecimento da plantação, na última segunda-feira (18), montamos a logística e nos deslocamos para o local. Ao chegarmos, nos deparamos no canteiro central com toda a plantação”, contou o delegado titular de Barreirinhas.
O delegado explicou ainda que, pelo tamanho das plantas, os proprietários já se preparavam para a nova colheita. O entorpecente, ainda segundo Cristiano Morrita, abasteceria as “bocas de fumo” de toda a região.
Durante a ação, um suspeito identificado apenas pelo nome de Domingos, conhecido como “Garrote”, empreendeu fuga ao perceber a presença da polícia. As investigações vão continuar a fim de identificar os outros envolvidos.

As informações e fotos são do Jornal Pequeno

Coroatá - Rebelião e Fuga em Delegacia Deixam a Cidade em Pânico



Nas primeiras horas da madrugada de hoje, sábado (23), presos que estavam  'trancafiados' na delegacia de Coroatá realizaram uma grande rebelião.
 
Revoltados com as condições de tratamento que lhes são impostas, atearam fogo nos colchões e em outros materiais e alguns empreenderam fuga.
 
Na cidade, notadamente nos bairros próximo da delegacia, o clima é de apreensão. Um dos fugitivos invadiu uma residência e levou dinheiro e outros pertences dos donos da casa.

 
A polícia caiu em campo para localizar os fugitivos. A policia civil informou que não houve reféns, mas o clima é de pânico na cidade. 

Comerciantes optaram por fechar as portas mais cedo.



As informações são de Luis Cardoso e de Coroatá On-line
Foto e vídeo são do Coroatá On-line

Chapadinha - Secretário de Saúde Mutilou Paciente.


Trinta dias após a publicação da denúncia de uma empresária que foi vítima de erros em cirurgias plástica mal sucedidas em São Luís, a paciente do secretário de Saúde de Chapadinha, médico e cirurgião – Dr. Charles Faria Bacellar responsável pelo procedimento -, autorizou a equipe do Blog do Neto Ferreira, a divulgação da forte imagem após o implante de próteses de mama.


A empresária vítima do médico, anunciou que entrou na Justiça contra ele há meses alegando ter sofrido uma mutilação em uma cirurgia. Segundo ela, a cirurgia foi realizada na Clínica Fisiofran e Charles Bacellar foi denunciado ao Conselho Regional de Medicina e responde processno na Justiça no que pode resultar em condenação.
Dr. Charles Bacellar.
Mas os problemas da empresária, depois da cirurgia, não eram apenas com a estética. “Eu o contratei para dar maior beleza ao meu corpo e ele me multilou e junto com isso veio a depressão”, declarou, informando que hoje toma medicamentos.
O cirurgião Charles Bacelar é casado com a filha do ex-prefeito Isaías Fortes, e atual secretário de Saúde do governo Maria Dulcilene Pontes (Belezinha) em Chapadinha.
As informações e foto são do Blog do Ayrton Carvalho

Santa Inês - Vereadores Votam a Favor do Consórcio CONLAGOS em Primeira Sessão Ordinária



A segunda sessão ordinária de 2013 realizada ontem, sexta-feira (22/92), com indicações e discursões acaloradas entre os vereadores, demonstrou que agora o ano legislativo começou de fato na câmara municipal de Santa Inês. Os 17 vereadores participaram da sessão.
O presidente da Câmara, vereador Franklin Seba, anunciou o líder do governo na casa, vereador Batista de Bine,  e Aldoniro Muniz se apresentou como a liderança da bancada de oposição.
A principal discursão foi em torno do projeto de manutenção do contrato de Santa Inês com o Consórcio CONLAGOS,  Instituição que visa facilitar a aquisição de recursos em setores importantes para o desenvolvimento do município, como saúde, educação e infraestrutura. Atualmente 22 municípios fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses- CONLAGOS.

A matéria apresentada em regime de urgência, urgentíssima, foi aprovada por unanimidade, mas gerou muita discursão.  O diretor executivo do consórcio CONLAGOS, Ronald Damasceno que estava presente à sessão teve que  respondeu muitas perguntas e esclarecer duvidas dos vereadores.
Outras 15 indicações foram apresentadas na reunião, todas solicitando melhorias e serviços para as comunidades, como limpeza de bueiros e praças e melhoramento de vias urbanas.
A galeria da Câmara estava lotada, entre os presentes, muitos dos candidatos aprovados no ultimo concurso público do município de Santa Inês, que aproveitaram para cobrar dos vereadores, a efetivação nos cargos.
 O presidente da Câmara decidiu nomear de imediato uma comissão, formada pelos vereadores Otacília Rios, Professora Vera e Dr. Thomas  para acompanhar o caso e posteriormente, fazer esclarecimentos  aos concursados.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara de Santa Inês

Igarapé do Meio - Aconteceu hoje (22) o Dia 'D' Contra a Dengue



Uma ação ao combate a dengue mobilizou mais de 100 pessoas esta manhã, sexta-feira (22), no centro de Igarapé do Meio. O dia “D” contra a DENGUE, reuniu funcionários públicos e voluntários que tiveram auxilio de duas caçambas recolhendo todo o lixo recolhido pelos ‘agentes do mutirão’.
A mobilização teve início no retorno da palmeirinha, seguindo em grupo de pessoas pela Avenida Nagibe Haickel. O foco da ação esta sendo a eliminação dos criadores do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença da DENGUE.

O principal articulador do dia “D” ao combate a dengue em Igarapé do Meio, o secretário de saúde Gilberto Barros, não mediu esforços e trabalhou na frente da ação, recolhendo o lixo largado pelas ruas e colocando em um saco plástico.


O prefeito Raimundo Damasceno também esteve presente na mobilização do Mutirão da Limpeza. A mobilização continuará amanhã, sábado (23), a partir da 7 horas da manhã no retorno da palmeirinha.

Santa Inês - Neste final de Semana Acontecem as Finais da Copa 40 de Futebol Amador

Sábado (23) e Domingo (24) acontecerão as finais da 'Copa 40 de Futebol Amador'. As partidas serão realizadas no estádio Binezão e no povoado Três Satubas.
No sábado (23), a partir das 15h e 30min, acontece rodada dupla no estádio Artema Santos (Binezão), com final da categoria Veteranos, entre as equipes do Caveirão x Crediário São Francisco. Em seguida, pela categoria principal, jogam GSB x União Santa Cruz.

Domingo (24) é a vez da final da Copa 40 da zona rural, a partir das 15h e 30min, entre as equipes: Três Satubas x Bom Jesus. O jogo acontece no povoado Três Satubas.
Além de troféus, os campeões e vices receberão ainda premiação em dinheiro.

Santa Inês - Acompanhe o que Será Debatido na Câmara Municipal


Amanhã, sexta-feira (22) é dia de sessão na câmara de vereadores de Santa Inês. Acompanhe o que será discutido pelos 17 parlamentares.
-Votação da renovação do contrato com o consórcio CONLAGOS;
- Votação das comissões permanentes que estarão à frente dos trabalhos em vários setores que são elas:
I - Comissão Permanente de Constituição, Justiça, Legislação, Administração, Assuntos Municipais e Redação Final

Franklin SebaAldoniro Muniz
Irmão Machado
Creuza
Professora Vera
Orlando Mendes

II – Comissão Permanente de Orçamento, finanças, Obras Públicas, Planejamento e Patrimônio Municipal.

Ademarzinho
Franklin Seba
Otacília Rios
Solange Nerval
Dr. Uchôa
Batista de Biné

III – Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social e Trabalho.

Madeira de Melo

Enfermeiro Victor
Dr. Thómas
Akson
Carla Sousa
Antonio Silva




Ainda temos as  indicações dos vereadores Aldoniro, Vera, Akson e Solange Nerval. Confira loga a seguir:

-Indicação do Vereador Aldoniro Muniz - Pavimento Asfáltico da Rua da Palmeira, localizada no Bairro da Palmeira e Perfuração de um Poço Artesiano na Vila Parente;
-Indicação da Vereadora Professora Vera - Limpeza dos Bueiros localizados no Bairro Saback, Restauração do Pavimento Asfáltico das ruas do mesmo bairro citado anteriormente e Limpeza e Reforma da praça também do Bairro saback;
- Indicação do Vereador Akson – Construção de dois (02) redutores de Velocidade para a Rua Pedro Teixeira localizada no Bairro Santo Antônio e Construção de uma Praça no Povoado Boa Vista do Cassiano;
-Indicação da Vereadora Solange Nerval – Implantação de um Cano Geral para captação de água na Rua Elizeu de Albuquerque, localizada no Bairro da Palmeira.

As informações são da Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de Santa Inês e foto Jornal ' ACORDA'

Santa Inês - Secretaria de Desenvolvimento Social Convoca para Recadastramento do Bolsa Família



A Secretaria de Desenvolvimento Social comunica a todos os beneficiários do Bolsa Família de Santa Inês que de 25 a 28 de fevereiro estará sendo realizado atendimento para aquelas famílias com o cadastro desatualizados e que estejam com seu cartão bloqueado.

Para que o beneficiário poder regularizar sua situação é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Título Eleitoral, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento e Declaração Escolar.



O atendimento iniciará a partir das 8 horas, na rua Wady Hadad, enfrente ao viva cidadão.