Santa Inês - Prefeitura anuncia mil casas populares para a zona rural


Representantes da Prefeitura de Santa Inês estiveram na manhã de ontem, quarta-feira (17), em vários povoados da zona rural do município de Santa Inês para anunciar o lançamento do projeto “Taipa Zero”, que será colocado em prática na zona rural de Santa Inês em parceria com o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a primeira-dama de Santa Inês, Luana Costa, que esteve à frente da comitiva que visitou a zona rural, esse é um dos maiores projetos de construção de casas da região do Vale do Pindaré. Ela explicou também que a primeira parte do programa é a realização de cadastro de lavradores que residam em casas de taipa ou palha.
Serão etapas de cadastramento em cada povoado e o envio por blocos de casas com 50 unidades cada, os quais darão entrada na CEF para a liberação de recursos para a construção. Segundo Luana Costa, a meta é construir mil casas, mas esse número pode ser superior, de acordo com a demanda.
Para ela, o entendimento da Prefeitura de Santa Inês é de que as pessoas da zona rural tenham moradia digna e esse projeto é apenas o início do trabalho.
Pelo programa, as unidades serão construídas em uma área de 45 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia.
Zona urbana
Ainda de acordo com a Prefeitura, a população da zona urbana de Santa Inês será contemplada com 2.500 unidades habitacionais, que serão construídas com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida.

As informações e imagens são das ASCOM de Santa Inês

Bom Jardim - Prefeita demonstra arrogância, prepotência e falta de preparo para exercer o cargo



É lamentável que fatos como este ainda ocorram em pleno seculo XXI, quando vivemos na era da pós modernidade, da liberdade de expressão e em um país onde o estado democrático de direito garante as liberdades individuais, e onde teoricamente os poderes são independentes.

A prefeita Lidiane Rocha (PRB), de apenas 22 anos de idade, foi eleita com  50,28% dos votos válidos para governar o município maranhense de Bom Jardim, localizado a 283 km de São Luís-MA

A confusão começou quando Sônia Brandão e mais três vereadores foram à prefeitura para acompanhar a abertura de envelopes de um processo licitatório. A comissão investigava suspeita de fraude.


A prefeita não gostou da presença dos parlamentares e ordenou aos mesmos que se retirassem do auditório. Os vereadores recusaram-se a deixar a casa e a prefeita teria partido para a agressão verbal.

Visivelmente descontrolada, Lidiane perdeu as estribeiras e atacou a vereadora Sônia, chamando-a de “negra prostituta”.O caso foi parar na delegacia.

Ouvir a fala agressiva e ofensiva da prefeita da pequena cidade de Bom Jardim, que de forma desrespeitosa, arrogante e prepotente ataca vereadores, representantes do povo, que tentam apenas cumprir o seu dever de fiscalizar os atos do poder executivo, nos faz refletir e fazer algumas considerações sobre o vergonhoso, vexatório, escabroso e lamentável fato.
Será que esta prefeita tem condições de administrar o município?

O povo sabe realmente escolher seus representantes?

Ouvi-la falar com tanta segurança nos faz pensar, o que lhe dá tanta segurança? 
será a certeza da impunidade? ela se acha a dona do município? 
acima do bem e do mal?

Como se posiciona o ministério publico e a justiça sobre ato tão grotesco?



As informações e imagens foram retiradas do Blog de Abimael Costa

Igarapé do Meio - Prefeito Visita Dependentes Químicos



No ultimo domingo (14), o prefeito de Igarapé do Meio, Raimundo Mendes Damasceno visitou a Associação Comunidade Terapêutica para Dependentes Químicos Cristo Liberta, localizada às margens da BR 316, município de Bela Vista do Maranhão. 

Raimundinho disse que irá doar umas camas beliches e também ajudará com algumas matérias de limpeza, além de disponibilizar atendimento médico e odontológico aos internos.

O motivo da visita do prefeito foi conhecer as instalações do local e buscar ajudar pessoas que possivelmente tenha envolvimento com drogas ou qualquer outro vício. Acompanharam o prefeito a primeira dama e a secretária das mulheres do município de Igarapé do Meio.


Bacabal - MORTOS E FERIDOS EM COLISÃO ENVOLVENDO DOIS ÔNIBUS NA BR 316



Por volta das 21h30 de ontem, terça-feira (16), um grave acidente envolvendo dois ônibus  na BR-316, perímetro urbano de Bacabal-MA. resultou na morte de algumas pessoas. e muitos feridos foram encaminhados para os hospitais da região.
O acidente ocorreu nas proximidades do Motel Arco Íris, segundo informações de testemunhas, ao tentar desviar de um jumento que estava no meio da pista o micro ônibus da empresa Neto Turismo (placa NHH-7289-BACABAL), que vinha de Teresina-Pi, com 23 passageiros, invadiu a pista contraria e foi atingido de frente pelo ônibus da empresa Santa Clara (placa NPO-5821- FORTALEZA-CE) que trafegava em sentido contrario.

Já foram confirmadas a morte de três pessoas, entre elas o motorista do micro-ônibus, dezena de feridos estão sendo encaminhados para os hospitais de Peritoró e Alto Alegre do Maranhão.



As informações e foto são de Abimael Costa
FOTO: Lunno Alexandre 

Prefeito Ribamar Alves vai a São Luís defender área territorial do município de Santa Inês


O prefeito de Santa Inês, José de Ribamar Costa Alves, esteve reunido ontem, 16, com diretores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Maranhão. Na pauta da reunião, o prefeito defendeu a revisão das delimitações geográficas do município de Santa Inês e requereu a reintegração de parte da unidade territorial.
De acordo como último Censo Demográfico realizado pelo IBGE, a área da unidade territorial do município de Santa Inês é de 381,157 quilômetros quadrados. Porém, dados de pesquisas anteriores mostram que essa área já foi superior a 768 Km2 (IBGE 2007).
Ainda de acordo com Censos anteriores, Santa Inês limita-se com os municípios de Pindaré; Igarapé do Meio; Santa Luzia; Brejo de Areia; Vitorino Freire; Bela Vista e Tufilândia.
De acordo com o prefeito Ribamar Alves, a perda da área territorial de Santa Inês faz com que o município amargue prejuízos e isso precisa ser revisto. Para isso, o prefeito se deslocou para São Luís, e solicitou que o IBGE faça uma revisão na demarcação territorial do município de Santa Inês.

As informações são da ASCOM de Santa Inês

O ESPAÇO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS DE BELEZA E BEM-ESTAR NO FACEBOOK



A página do SEBRAE Beleza no Facebook é o espaço para o pequeno empresário que está em busca de novidades e tendências para incrementar seus negócios. Na área, são postadas semanalmente informações e dicas sobre o segmento, além de entrevistas e depoimentos de profissionais e gestores para inspirar os empresários a incrementar os lucros e aumentar o valor agregado de seus negócios.

Com quase seis mil curtidas, a página também é referência para quem está em busca de informações técnicas para qualificar e legalizar seu empreendimento. Os profissionais também encontram dicas para tornar seu dia-a-dia de trabalho mais sustentável e prático. A área é ainda um espaço que permite aos usuários comentarem e dividirem opiniões sobre tendências e oportunidades.

“O Sebrae Beleza é um espaço rápido e prático que reúne para o pequeno empresário as tendências e possibilidades dos serviços de beleza e bem-estar, o que se torna especialmente importante porque o cliente desse segmento está mais informado e exigente. Outra grande vantagem é que o conteúdo pode ser compartilhado com os demais profissionais da equipe”, destacou a coordenadora nacional da Carteira Serviços, Andrezza Torres.

Para conhecer a página, é só acessar www.facebook.com/sebraebeleza



As informações e imagem são da ASCOM do Sebrae

Igarapé do Meio - Caminhão Carregado de Trilhos Tomba em BR 222


Um caminhão, cor amarela que transportava pedaços de trilho supostamente roubado tombou na madrugada de hoje, terça-feira (16) na BR 222, próximo ao povoado Vila Diamante, município de Igarapé do Meio. Uma testemunha que presenciou a acidente nos contou pelo facebook que de uma hora pra outra o motorista perdeu o controle do caminhão e o veículo rodou na pista.

homem morto embaixo dos trilhos

O motorista desceu do caminhão e ao ver que tinha um homem morto entre os trilhos, de imediato fugiu do local sem prestar socorro às outras vítimas. Ainda segundo a testemunha, o outro jovem disse que não sabia dos trilhos roubados, pois apenas foi contratado pelo motorista para “carregar” o caminhão. “Os ferros ainda estavam quentes.”, contou a testemunha.

O trânsito no local do acidente ficou lento e gerou grande engarrafamento no sentido Igarapé do Meio/São Luis e Igarapé do Meio/Santa Inês, tudo por conta da quantidade de trilho na BR. As vítimas envolvidas no acidente, um homem com a perna fraturada, outro agonizando e outro com a cabeça quebrada, foram encaminhadas para o Hospital Tomas Martins na cidade de Santa Inês. Outro homem assim como o motorista fugiu do local.

Caminhão que tombou
As vítimas/suspeitos, Lucas Feitosa dos Santos, 21, Marcos Paulo Lopes, também de 21 anos, A.S de 17 anos, José Lima, mais conhecido por “Cacátio” foram socorridos e lavadas às pressas para o Hospital Thomaz Martins, já Domingo dos Santos de 16 anos, irmão de A.S, morreu no local do acidente.

homens recolhendo o corpo de uma das vitimas


SÃO LUIS - LIDERANÇAS DO PTB EM SANTA INÊS SE REUNEM COM O PRESIDENTE DO PARTIDO



No ultimo dia 23 de março, em audiência na capital, a executiva do PTB de Santa Inês foi recebida pelo Secretário de Educação e Presidente Estadual do PTB, Deputado Pedro Fernandes.

Na oportunidade foi informado  que já havia sido encaminhado pelo Secretário de Educação, a cessão do Colégio 7 de Setembro para instalação do SENAI-Serviço Nacional da Industria, no município de Santa Inês. O pedido foi enviado a Casa Civil deferido  pelo Secretário. A reivindicação foi feita pelo Prefeito Ribamar Alves aos representantes do PTB/Santa Inês  com apoio dos 03 vereadores e acatado pelo Presidente Estadual do Partido.

A parceria com o SENAI, ira criar 120 vagas na área de informática, para atender os jovens nesse primeiro momento e em abril mais 240 vagas para formação de mão obra na área da construção civil.  Essas são medidas para alavancar os avanços do Governo Municipal, destaca o presidente do PTB  no Município Professor Lucilio que ressalta:  “Essa é a contribuição  do PTB local e de nossos vereadores, pois acreditamos que Santa Inês terá um Governo participativo e vamos estar juntos nessa primeira hora”.

Na reunião em São Luís foi tratado também, sobre o Encontro Estadual de Educação, bem como a atuação da Secretaria de Educação do Município. A comitiva reivindicou também em nome do PTB e dos vereadores do partido a implantação do ensino de nível médio para alunos da zona rural, compromisso de Campanha do Prefeito Ribamar Alves que agora está sendo reforçada pelo Vereador Ademarzinho em conjunto com os professores dos povoados de Santa Inês.

O PTB municipal foi contemplado com a indicação da suplente de vereadora Amanda para a executiva estadual da juventude, cargo  que enriquece e orgulha os membros do partido em Santa Inês. O nome da vereadora foi uma iniciativa do Presidente Estadual do partido para compor o PTB Jovem e ter uma representante da região para lutar pelas questões da juventude.
Além de Pedro Fernandes, participaram da reunião em São Luís Dr. Augusto Pereira, Denílson do PTB Jovem, Enilce do PTB Mulher, vereadora Amanda, Ozielita, Irmão Francisco, Zaire, o empresário Astrogilson e o presidente do PTB em Santa Inês Professor Lucilio.


As informações e foto são da Assessoria da Câmara de Santa Inês

Santa Inês - Vacinação Contra a Gripe Inicia hoje, segunda-feira


Iniciou hoje, segunda-feira (15) e vai até o próximo dia 26, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Gripe (Influenza Sazonal). Em Santa Inês, a meta é imunizar durante a campanha em torno de 12.500 pessoas. Ou seja, o mínimo de 80 por cento das pessoas aptas a tomar a vacina.
De acordo com o secretário de Saúde, Thiago Lima Alves, o dia ‘D’ do combate à gripe será no dia 20, sábado. Segundo o secretário, acampanha tem como objetivo a imunização de crianças entre 6 meses e 2 anos de idade e adultos acima de 60 anos de idade; gestantes; mulheres no período pós-parto e portadores de doenças crônicas.
O secretário explicou também que serão imunizados os profissionais da saúde que participam do programa "Cuidando do Cuidador", criado pela Secretaria de Saúde com o objetivo de prevenir doenças naqueles que levam saúde para toda a população santainesense.
De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Gláucia Costa Oliveira, no dia Dia ‘D’ da campanha, será realizada uma extensa programação em toda a cidade e também na zona rural.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Thiago Lima Alves, em Santa Inês os centros de saúde e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão participando tanto com a disponibilização de vacinas para o público alvo, como para informações e esclarecimentos para toda a população durante o período da campanha.
A campanha
Aproximadamente 65 mil postos de saúde em todo o país participam da campanha de vacinação contra a gripe que se inicia nesta segunda-feira, 15. Essa é a décima quinta campanha contra a gripe e a meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários - as gestantes, os idosos com mais de 60 anos, as crianças entre 6 meses e 2 anos, os profissionais de saúde, índios, a população carcerária; gestantes; mulheres no período pós-parto e os doentes crônicos.
A campanha segue até o dia 26 de abril. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.

As informações e fotos são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês

Santa Inês - Câmara Concede Prazo de 30 dias para Ex-Prefeito Cabral Fazer Nova Prestação de Contas



A Comissão de orçamento se reuniu na quinta-feira (04) e revogou o decreto que julgou as contas do Ex-Prefeito Valdevino Cabral Filho.

A Comissão permanente de Orçamento e Finanças da câmara Municipal,  acatou parecer do relator Dr. Uchôa e revogou o decreto Legislativo 003/2012,  na  oportunidade foi concedido um prazo de 30 dias para que seja feito novo julgamento das contas da Prefeitura de Santa Inês, exercício 2007.

Entenda o caso - Ano passado (2012) a Câmara Municipal acatou o parecer da Comissão Permanente de Orçamento Finanças, Obras Públicas, Planejamento e patrimônio municipal e a época concedeu ao ex-prefeito Valdevino Cabral Filho o prazo de 30 para que o ex-gestor apresentasse sua defesa. Porem estranhamente dois dias depois o projeto de decreto legislativo foi julgado sem que Cabral tivesse tido o direito da garantia constitucional contido no artigo 5º.

Posteriormente, o ex-prefeito ingressou com duas ações de defesa, uma na Justiça e outra na Câmara, onde pediu que fosse revisto a sua situação e que lhe concedessem o prazo para ampla defesa. O relator do processo acatou em parte o pedido em brilhante relatoria que foi seguido pelos demais membros da comissão. Com isso foi concedido o prazo  para que o Valdevino Cabral apresente nova defesa para a conclusão  da sua prestação de contas.



As informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Santa Inês

Igarapé do Meio - Profissionais da Saúde Receberam Treinamento para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe


A Prefeitura de Igarapé do Meio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 3 dias de capacitação com profissionais da saúde sob a orientação da enfermeira Lidyane Sousa Ribeiro. O treinamento diz respeito à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza que ocorre no período de 15 a 26 de abril.

Ontem (11) foi o encerramento da capacitação e os participantes receberam uma dose da vacina. Crianças de 6 meses a 2 anos de idade; gestantes, independente da idade gestacional (meses de gravidez); mulheres no período puerpério, até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores da Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza; população privada de liberdade (população prisional); e, neste ano, estendida também a pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de gripe influenza, estes são os grupos prioritário de vacinação.

Procure uma unidade mais próxima de você.


Santa Inês - Seminário Regional do PSB será realizando sábado (13)


Com o tema Semeando Democracia “ Organização do PSB no Estado do Maranhão”, O Partido Socialista Brasileiro – PSB, realizará no próximo sábado (13), no auditório do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, em Santa Inês, o primeiro seminário do total de cinco, que será realizado em todo Estado, e tem como objetivo principal a reorganização do partido no Maranhão.
O evento reunirá militantes, filiados, parlamentares, executivos socialistas e convidados de diversos municípios do estado.
A abertura solene do seminário acontecerá às 07h, com café da manhã e vai contar com as presenças do Secretário de Organização do PSB/ MA e Prefeito de Santa Inês  Ribamar Alves, do Prefeito de Timon Luciano Leitoa, do Deputado Estadual Marcelo Tavares; da Deputada Estadual Cleide Coutinho, do ex- governador do Maranhão José Reinaldo Tavares entre outras autoridades.
A palestra de abertura será ministrada por Ronald Damasceno representante do Consorcio da Região dos Lagos Maranhenses – CONLAGOS, e tem como tema “A Militância do PSB nas Conferencias Municipais de Cidades”.  Em seguida a Empresária e primeira dama  de Santa Inês, irá expor a palestra “Conferência das Cidades”.  
“A história do nosso Estado está passando por um momento político marcante. É necessário realizarmos seminários como este para melhor refletirmos e trabalharmos pelo nosso Maranhão”. Ressalta Ribamar Alves.

Santa Inês - Município Recebe Conselho Itinerante e II Ciclo de Atualização Farmacêutica.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão realiza nos dias 12 e 13 de abril, em Santa Inês - MA, a segunda edição do Conselho Itinerante, com o II Ciclo de Atualização Farmacêutica do CRF. O evento é voltado à classe farmacêutica e aos empresários do setor das cidades de Arari, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Pindaré, Pio XII, Santa Inês, Santa Luzia e Vitória do Mearim. 

De acordo com o Presidente do CRF-MA, Dr. Ronaldo Ferreira Pereira Filho, esta iniciativa tem como objetivo levar toda a estrutura do Conselho até às regionais maranhenses, sendo um momento oportuno para que o público participe de treinamentos, palestras e cursos, além de, regularizarem a situação profissional com a entidade, com a presença da Diretoria no auxílio aos atendimentos. 


O evento acontecerá no Auditório da Clube de Diretores Lojistas de Santa Inês, sito à Rua Nova, Nº 131, Centro, sendo que o atendimento no dia 12 será das 08:30 as 12:00 horas e das 14:30 às 19 horas, e no sábado dia 13/04 das 08:30 horas às 12:00 horas. 

Serviços Disponibilizados: Alteração do Horário de Assistência, Alteração do Horário de Funcionamento, Alteração Social, Atualização Cadastral Profissional, Baixa de Responsabilidade Técnica, Baixa de Firma, Cédula de Identidade, Certidão de Regularidade, Carteira Profissional, Denúncia/Reclamações, Declaração Provisória, Emissão Boleto, Homologação de Responsabilidade Técnica, Justificativa ao Auto de Infração, Registro de Diploma, Registro de Firma, Recadastramento, Quitação Anuidade, Transferências de CRF, Negociação e Parcelamento de Dívidas (Pessoa Física e Pessoa Jurídica), dentre outros.

Serão emitidas para os (as) farmacêuticos (as) que ainda não possuem, as novas Cédulas de Identidade Profissional (azul) como também serão entregues as Carteiras Profissionais (marrom), para os farmacêuticos que ainda não a receberam. Para tanto, o (a) profissional deverá apresentar os seguintes documentos:

Cópia do diploma (frente e verso); Cópia do título eleitoral; Cópia do exame de tipagem sanguínea e fator Rh; Cópia do RG; Cópia do CPF e 1 foto 3x4 colorida e recente.

Programação a ser realizada no II Ciclo de Atualização Farmacêutica do CRF-MA:

Dia 12 de Abril de 2013 (Sexta-Feira)

09:00h – 12:00h: Palestra: "RDC 20 – Dispensação e Escrituração de Antimicrobianos", ministrada por Dr. Paulo Jessé Silva Gonçalves – SUVISA/MA, direcionada aos proprietários de Farmácia e aos funcionários das Vigilâncias Sanitárias Municipais.

15:00h – 16:00h: Palestra: "RDC 20 – Dispensação e Escrituração de Antimicrobianos", ministrada por Dr. Paulo Jessé Silva Gonçalves – SUVISA/MA, direcionada aos Farmacêuticos Responsáveis Técnicos das Farmácias e Drogarias.

16:00h – 16:15h: Intervalo

16:15h – 17:00h: Palestra: "RDC 20 – Dispensação e Escrituração de Antimicrobianos", ministrada por Dr. Paulo Jessé Silva Gonçalves – SUVISA/MA, direcionada aos Farmacêuticos Responsáveis Técnicos das Farmácias e Drogarias.

17:00h – 18:00h: Palestra: “Avaliação da Assistência Farmacêutica na Região do Baixo Pindaré”, ministrada por Dr. Ronaldo Ferreira Pereira Filho – Presidente do CRF-MA.
18:00h – 19:00h Palestra: “Perspectivas da Profissão Farmacêutica: uma visão do CFF”, ministrada por Dra. Mary Jane Lopes Limeira, Conselheira Federal de Farmácia do Maranhão.

Dia 13 de Abril de 2013 (Sábado)

Palestra Técnica, com o tema "Atualização em Parasitologia Clínica", ministrada por Dra. Débora Luana Ribeiro Pessoa, Coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras e membro da Comissão de Ensino do CRF-MA. Local: Auditório do CDL das 09 às 12 horas.

A secretaria do CRF-MA funcionará nos dois dias no mesmo local em uma sala em frente ao Auditório do CDL para atender as demandas dos Farmacêuticos e dos proprietários de estabelecimentos.

Contamos com a sua participação!
Atenciosamente,


Dr. Ronaldo Ferreira Pereira Filho
Presidente do CRF-MA



Monção - Presidente da Câmara Desrespeita Direitos Fundamentais de Vereadores e da População.



Uma comissão formada pelos vereadores Marcos Aurélio, Deyvit Araújo, Jonsson Matos e Célio Pereira (Chixola), resolveu travar uma luta, inclusive na justiça, para terem assegurados direitos já garantidos pela Constituição Federal e pelo regimento interno da Câmara de Monção. 

Tudo começou quando o prefeito João Queiroz enviou à Câmara no mês de fevereiro deste ano, dois projetos de lei (001/2013) e (002/2013) que tratam de contratação temporária de pessoal e readequação da máquina administrativa, criando secretarias, departamentos e outros. 

Estes projetos foram enviados para votação da câmara a toque de caixa, sem que houvesse sequer a criação das comissões permanentes, que são órgãos técnicos responsáveis pelo estudo das matérias a serem votadas. Com um voto contra do vereador Deyvit Araújo e as abstenções dos vereadores Marcos Aurélio, Jonsson e Célio Pereira (Chixola), os projetos foram votados e aprovados, pois a bancada governista tem maioria na câmara. 

Os vereadores reclamantes acionaram a justiça e denunciaram o que, segundo eles, é um claro ato de desobediência ao regimento interno da câmara; tanto é que no dia 05 de março de 2013, a Juíza Kariny Pereira Reis concedeu liminar cancelando os efeitos dos referidos projetos de lei, entendendo que da forma que eles foram aprovados pode representar um grande prejuízo à sociedade monçonense e ao herário público. Com essa decisão da justiça, ficam suspensas todas as contratações por parte da prefeitura de Monção, até que sejam obedecidas todas as normas regimentais. 

Não bastasse isso, a mesma comissão iniciou uma nova luta em busca de informações. Desta vez a solicitação foi de cópias dos editais de licitação 01/2013, 02/2013, e das tomadas de preços 01/2013 e 02/2013, que tratam de contratação de empresa de limpeza pública, locação de veículos, serviços contábeis e jurídicos. 

Mesmo sem que os vereadores tivessem acesso aos editais, todos eles já foram publicados no diário oficial, e até agora a presidente da comissão permanente de licitação, Elza Gomes, não atendeu ao pedido dos quatro vereadores. Mais uma vez os reclamantes procuraram o Ministério Público e aguardam a decisão judicial. 



Quem pensa que a coisa parou por aí, se enganou. Os quatro vereadores da comissão solicitaram ao presidente da casa, o vereador governista Joady Aroucha Rocha, as folhas de pagamento da câmara desde dezembro de 2012 até janeiro de 2013, bem como os balanços relativos aos recebimentos e despesas do mesmo período, em conformidade com a lei orgânica do município, que diz em seu inciso XV, ser dever do presidente da câmara apresentar ao plenário da casa até o dia 15 de cada mês, o balanço relativo aos recursos recebidos e despesas realizadas no mês anterior. E adivinhem, mais uma vez os vereadores oposicionistas Deyvit Araújo, Jonsson Matos, Célio Pereira (Chixola) e o vereador que se denomina independente, Marcos Aurélio, tiveram seus pedidos negados, mas já ingressaram junto ao Ministério Público pedido de acesso a essa documentação para análise completa do seu conteúdo.

A gente aqui fica aguardando o desfecho dessa história.



As Informações são do Blog de Geovane Macedo

Igarapé do Meio - Ex-prefeito Pode se Tornar Inelegível



O ex-prefeito de Igarapé do Meio, José Costa Soares Filho, aparece na lista divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado como inadimplente. Zé Filho esta entre os 39 ex-prefeitos/prefeitos que não entregaram ao TCE/MA suas prestações de contas referentes ao ano de 2012.

O ex-vereador e ex-presidente de câmara de Igarapé do Meio, Raimundo Mendes Barbosa também consta na lista, pois o mesmo deixou de repassar as informações para a instituição. Nona Barbosa acompanha mais 51 ex-presidentes de câmaras que ‘esqueceram’ de declarar os gastos do dinheiro público.

Confiras as listas.

PREFEITURAS CUJOS GESTORES DEIXARAM DE ENTREGAR PC DO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012

Relação atualizada até a data de 09/04/2013

Nº ORDEM MUNICIPIO GESTOR(*)
1. Alcântara Raimundo Soares do Nascimento
2. Água Doce do Maranhão José Eliomar da Costa Dias
3. Anajatuba Nilton da Silva Lima Filho
4. Apicum-Açu Sebastião Lopes Monteiro
5. Araguanã Márcio Regino Mendonça Weba
6. Bacabal Raimundo Nonato Lisboa
7. Benedito Leite Raimundo Coelho Júnior
8. Brejo José Farias de Castro
9. Cajapió Francisco Xavier Silva Neto
10. Campestre do Maranhão Emivaldo Vasconcelos Macedo
11. Central do Maranhão Iran Monteiro Costa
12. Davinópolis Francisco Pereira Lima
13. Dom Pedro Maria Arlene Barros Costa
14. Formosa da Serra Negra Enésio Lima Milhomem
15. Graça Aranha Edvânio Nunes Pessoa
16. Icatu Juarez Alves Lima
17. Igarapé do Meio José Costa Soares Filho
18. Joselândia Maria Edila de Queiroz Abreu
19. Maracaçumé José Francisco Costa de Oliveira
20. Parnarama Raimundo Silva Rodrigues da Silveira
21. Peritoró Agamenon Lima Milhomem
22. Pinheiro José Arlindo Silva Sousa
23. Pirapemas Elizeu Barroso de Carvalho Moura
24. Porto Rico do Ma Celso Cesar do Nascimento Mendes
25. Santa Luzia do Paruá José Nelton Marreiros Ferraz
26. Santo Amaro do Ma Francisco Lisboa da Silva
27. São Domingos do Azeitão Sebastião Fernandes Barros
28. São Francisco do Brejão Alexande Araújo dos Santos
29. São Francisco do Maranhão Francisco Ademar dos Santos
30. São João do Paraíso Evaíres Martins do Vale
31. São José dos Basílios João da Cruz Ferreira 
32. São Vicente de Férrer João Batista Freitas
33. Senador La Roque João Alves Alencar
34. Serrano do Ma Maunis Rocha Rodrigues
35. Timon Maria do Socorro Almeida Waquim
36. Trizidela do Vale Janio de Sousa Freitas
37. Turilândia Domingos Sávio Fonseca da Silva
38. Viana Rivalmar Luis Gonçalves Moura e Benito Coelho Filho
39. Vila Nova dos Matírios Wellington de Sousa Pinto

(*) Nomes dos gestores fornecidos pelo Setor de Cadastro - SETRI

CÂMARAS CUJOS GESTORES DEIXARAM DE ENTREGAR PC DO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012

Relação atualizada até a data- 09/04/2013

Nº ORDEM MUNICIPIO GESTOR (*)
1. Afonso Cunha José Oton Medeiros de Melo
2. Alto Alegre do Ma José Ribamar Lopes da Silva
3. Alto Alegre do Pindaré Allan Kardec Félix de Sousa
4. Amapá do Maranhão Reginaldo Araújo de Souza
5. Amarante do maranhão Valkíria Narrina Carreiro Sampaio
6. Anapurus Renato Luiz Ribeiro Oliveira
7. Apicum-Açu Neil Wagner Santos Castro
8. Araguanã Luís Gomes de Carvalho
9. Araioses Wilson Rocha de Miranda
10. Barreirinhas Charles Enoque Constantino Silva
11. Bela Vista Valdemir Lima
12. Bequimão Jorge Ascenção Rodrigues Filho
13. Bom Jesus das Selvas Antonio Barbosa Silva
14. Cajapió Romualdo Dias Costa
15. Central do Maranhão Valter Costa
16. Cidelândia Ataíde Sampaio
17. Codó João de Deus Sousa Bonfim
18. Conceição do Lago Açu José Alcoforado de Albuquerque 
19. Estreito Reginalva Alves Pereira dos Santos
20. Feira Nova do Maranhão Joci Goes de Arruda
21. Gov Newton Belo Manoel Eufrázio Cardoso
22. Graça Aranha Agamenon Damasceno
23. Icatu Osimar Oliveira de Jesus
24. Igarapé do Meio Raimundo Mendes Barbosa
25. Jatobá Brás Alves Moraes
26. Junco do MA Ivaldo Castro de Carvalho
27. Lago Verde Marlon da Silva Costa
28. Lagoa Grande do Ma Antônio Francisco Carvalho
29. Lajeado Novo Sebastião Rafael de Oliveira
30. Luiz Domingues Francisco Queiroz da Silva
31. Matões Fernando Araújo Coutinho
32. Monção Lauro de Sousa Santana Agenildo
33. Montes Altos Cirilo Neves Cardoso
34. Morros Izaias Lopes Bezerra
35. Nova Olinda do Maranhão Milton Moreira da Silva
36. Palmeirândia Edson Luiz Sousa Costa 
37. Paraibano Getúlio Noleto de Carvalho
38. Pastos Bons Pedro Coelho de Sá
39. Penalva Flaviomar Matos Moreira
40. Rosário Nestor Bertolino Lemos Cerejo
41. Santana do Ma Francisco das Chagas Rocha
42. São Bernardo Ronaldo de Oliveira Sousa
43. São Francisco do Brejão Ivan Cosmo Brito
44. São Francisco do Maranhão Genivan Nunes Bezerra
45. São João do Paraíso Eldemir Aguiar da Silva
46. São João do Sóter Cícero de Jesus Costa Rocha
47. São José dos Basílios Minelvina Soares de Alencar
48. São Mateus do Maranhão Antonio Lisboa Amorin Neto
49. Senador Alexandre Costa Vieiras Pereira Brito
50. Serrano do Ma Osvaldo Cimas Júnior
51. Timon Thales Waquim Martins
52. Urbano Santos Gerardo Amélio Rodrigues Filho

(*) Nomes dos gestores fornecidos pelo Setor de Cadastro – SETRI – MEMO nº 08/2013


As informações são do TCE/MA

Bom Jardim - Prefeita Chama Vereadora de 'Negra Prostituta'



O título desta matéria é uma afirmação da denunciante.

Em entrevista concedida à TV Remanso, afiliada à Record em Santa Inês, nessa terça-feira (9) a vereadora Sônia Brandão de Jesus (PSC) chamou a prefeita do município de Bom Jardim, Lidiana Rocha de desequilibrada. 

A confusão começou quando uma comissão de vereadores oposicionistas foi à prefeitura para acompanhar a abertura de envelopes de um processo licitatório. A comissão afirma que havia suspeita de fraude. A prefeita não gostou da presença dos parlamentares e ordenou aos mesmos que se retirassem do auditório. Os vereadores recusaram-se a deixar a casa e a prefeita teria partido para a agressão verbal. Visivelmente descontrolada, Lidiane Rocha perdeu as estribeiras e atacou a vereadora Sônia Brandão, chamando-a de "negra prostituta", afirmou a vereadora. O caso foi parar na delegacia.

Vereadora Sônia Brandão
(Foto:bomjardimma.com)


A vereadora afirmou que vai representar criminalmente contra a prefeita por injúria, difamação e racismo. Sônia Brandão exige que a prefeita se retrate publicamente sobre o episódio lamentável, com ela e com os colegas da Câmara de Vereadores de Bom Jardim.

A acusação é séria e e merece resposta imediata da Polícia e da Justiça.

As informações são do blog Notas do Daniel Aguiar e segundo o blog não conseguiu contato com a prefeita de Bom Jardim.

Santa Inês - Nesta quinta acontece nova ação do “Projeto Doe Vida”


Acontecer na manhã desta quinta-feira (11), na Praça das Laranjeiras, em Santa Inês, a segunda etapa do “Projeto Doe Vida”, idealizado pela enfermeira Lidiane Belga, do Hemonúcleo de Santa Inês. O projeto acontece em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e tem como finalidade conscientizar e incentivar a população à doação de sangue.
De acordo com a enfermeira Samara Pinheiro Meireles, diretora Hemonúcleo de Santa Inês, a etapa desta quinta-feira consiste em orientar a população de Santa Inês e região sobre a importância de doar sangue. Por isso, diz Samara Meireles, o Parque das Laranjeiras foi escolhido pela grande movimentação de pessoas de outros municípios que circulam constantemente pelo local.
Segundo Samara Meireles, durante o evento serão oferecidos serviços de aferição de pressão, testes de glicemia e testes rápidos de HIV, além da distribuição de panfletos informativos.
O projeto “Doe Vida” está sendo desenvolvido com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através do secretário Thiago Lima Alves, que está dando todo o suporte.
Lidiane Belga e Samara Meireles informam que o projeto dispõe de uma terceira etapa, que acontecerá em parceria com a Secretaria de Educação, priorizando os alunos da Rede Municipal de Ensino do 6° ao 9º ano.
Samara Meireles disse que é importante orientar a comunidade desde cedo. Por essa razão, a parceria com as escolas. Lembrando que os serviços oferecidos durante a ação são disponibilizados até esta sexta-feira, 12, das 8 às 13 horas, no prédio da Policlínica, localizado na Rua da Barreirinha, no Centro de Santa Inês, onde funcionam o CTA e o Hemonúcleo de Santa Inês.

As informações e imagens são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês