Livro sobre a história do Moto Club será lançado em setembro



Um dos maiores clubes de futebol do Maranhão e do Nordeste terá sua história contada em livro. O pesquisador e professor Hugo José Saraiva Ribeiro está em fase final de conclusão do livro “Memória rubro-negra – de Moto Club a eterno Papão do Norte”, que contará a trajetória do Moto Club de São Luís, fundado em 1937 e campeão estadual 24 vezes. O lançamento da publicação está previsto para setembro.

O autor explica que a ideia de publicar a história do Moto partiu de uma notícia sobre o falecimento de um dos fundadores do clube. “Em Abril de 2010, vi uma matéria falando sobre a morte de João Moucherek, o último fundador do Moto, que me chamou a atenção. Nesse dia pensei sobre a história dele, sobre o fato de que ninguém conheceria essa história. A partir desse dia, fiz um esboço sem muita pretensão, passei a pesquisar a história, frequentar jogos do Moto, conversar com torcedores e gente ligada ao clube. Entre torcedores, ex-jogadores, treinadores e dirigentes, foram mais de 60 pessoas dando depoimentos para o livro”, explicou o autor.
Torcedor do Sampaio e autor de “Sampaio Corrêa – Uma paixão dos maranhenses”, Hugo conta que houve uma boa aceitação da torcida do Moto em relação ao livro, mesmo sendo escrito por um torcedor do maior rival. Em relação aos torcedores do Sampaio, diz o autor, poucos apoiaram, mas a maioria não entendeu. “O livro do Moto é um trabalho. Sou profissional. O livro quase não tem retorno financeiro e não estou interessado nisso, quero mostrar o material e deixar pronto uma base para todos contando a história do Moto”, afirmou.
Sobre o livro, o autor explica que contará também sobre histórias anteriores à fundação do clube, como a origem e a popularização do futebol no Maranhão e o surgimento dos motoclubes no Brasil. Sobre o motociclismo, Hugo afirma que o livro contará sobre as competições disputadas na modalidade. Além das origens, o livro conta sobre a criação do departamento de futebol, a “era alviverde” do Moto, além de campanhas históricas, grandes times, curiosidades, participações em torneios nacionais e excursões internacionais. Haverá também capítulos dedicados a ídolos do clube, figuras marcantes e é claro, sobre o Superclássico contra o maior rival Sampaio Corrêa.
O livro será lançado no dia 18 de setembro, a partir das 19h, no auditório da Faculdade São Luís. O local foi escolhido por ser mais próximo do Centro de São Luís e por oferecer mais conforto ao torcedor que for prestigiar o lançamento. Estarão presentes no lançamento quatro ídolos históricos do Moto: os atacantes Kleber Pereira, Jack Jone, Zé Roberto e Hamilton, este último o maior artilheiro da história do rubro-negro. Além deles, outros jogadores do passado do clube e que deram depoimentos para o livro devem comparecer ao evento. “Será a reunião do passado do Moto”, explica Hugo.
Os torcedores que querem acompanhar as notícias sobre o livro, bem como os locais de venda após o lançamento e promoções, devem acompanhar a página do livro na internet: https://www.facebook.com/LivroDoPapao. O livro tem o apoio da Faculdade São Luís, Soft Inn Hotéis, Centro de Formação de Craques, Oxigênio Propaganda, Malharia Pontual, Canto das Torcidas, Jacaré Rodas, Invista e blog Futebol Maranhense.


0 comentários :

Postar um comentário