Santa Inês - Leia a entrevista de Ribamar Alves a Agência de Notícias Política Real




‎"Vamos procurar fazer em Santa Inês (MA) o que o Lula fez pelo Brasil: regastar a cidadania e cuidar dos mais humildes", declara Ribamar Alves

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias Política Real, o deputado federal Ribamar Alves (PSB), abre o jogo e fala dos seus planos, caso venha ser eleito prefeito da 5ª maior cidade do Maranhão

Gil Maranhão
Agência Politica Real

(Brasília-DF, 30/06/2012) "Vamos quebrar o retrovisor e olhar para o parabrisa; não vamos perder tempo perseguindo adversários, mas trabalhando do primeiro ao último minuto do nosso mandato, sempre olhando para frente; contruindo o presente olhando para o futuro, e, sobretudo, amando a nossa cidade".

Esta é a mensagem que o deputado federal Ribamar Alves (PSB-MA) pretende levar ao palanque, durante a campanha eleitoral rumo à Prefeitura de Santa Inês, a quinta cidade economicamente mais importante do Estado do Maranhão. Em convenção dos socialista realizada há duas semana, ele teve o seu nome confirmado.

Situada em um entrocamento entre as regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste (Maranhão-Pará-Goiás), Santa Inês tem inúmeros problemas na área da segurança (pistolagem/crime organizado), questão fundiária, saúde e educação. Nesta entrevista exclusiva, concedida via telefone, diretamente do interior da cidade, Alves discorre sobre essas questões e como pretende trabalhar cada um, na campanha - e no posto de prefeito, se lograr êxito em outubro.


AGENCIA POLÍTICA REAL - Deputado, confirmado o seu nome na Convenção Municipal do PSB, realizada há duas semanas, quais serão os próximos passo rumo à Prefeitura de Santa Inês?

Bom, agora é tratar os procedimentos legais que o TSE exige, tratar da estrtutruação da campanha e fpcar principalmente a questão da comunicação e marketing da nossa campanha. Priorizar a mídia, principalmente a Televisão. Santa Inês tem bopns canais de TVs e um bom público de televisão, então vamos trabalhar uma quipe de TV para produção de um programa na TV, bem dinâmico, leve, onde o povo possa se ver, opiniar, sugerir, propor, contribuindo para a construção de nossas proposta para o Plano de Governo.

AGENCIA POLÍTICA REAL - Quais os partido que estão coligados com o PSB nesse projeto?

Os partidos que vão estar dialogando com as comunidades, ouvindo seus problemas e até nos ajudando na construção do nosso Plano Estratégico de Governo são: PSB, PT, PCdoB, PTB, PDT, PP, PPS, PR, PSDB e PDTC. 

AGENCIA POLÍTICA REAL - Quem é o seu vice e porque ele foi escolhido? 
O vice é o empreasário Ednaldo, conhecido em nossa cidade como Dino. É um ex-funcionário da Cemar (centrais Elétricas do maranhão), de uma família tradicional da nossa política e com miltância na esquerda. É a combinação perfeita PSB e PT para, juntos, buscarmos, junto ao governo federal a implementação das políticas públicas que Santa Inês precisa. É uma pessoa comprometida com os interesses da cidade e que melhorar a auqlidade de vida da população deste município.

AGENCIA POLÍTICA REAL - Que temas o senhor pretende destacar em seus discursos, reuniões comunitárias, durante a campanha?

Vamos apresentar a população uma proposta dentro do Projeto "Amar Santa Inês", onde será valorizado o cidadão. Aí entra a questão da moradia, da saúde, da educação, a geração de emprego e renda, a produção de alimento, produção artenasal, a segurança pública e outras áreas. É cuidar mais da população pobre, dos necessitados, daquele que realmente precisão de atenção do governo. Procurar fazer em Santa Inês o que o Lula fez pelo Brasil: resgatar a cidadania, proporcionando melhora qualidade de vida para os mais humildes, que é a camada da população que busca o Serviço Público.

AGENCIA POLÍTICA REAL - A cidade de Santa Inês tem, digamos, "uma péssima referência" na questão da segurança pública, sendo refúgio de pistoleiros, chegando até a ser conhecida como "Terra de Pistolagem", por ser um cidade-entrocamento entre Maranhão-Pará-Goiás. Como o senhor pretende reverter essa situação? Quais as medidas que os senhor pretende adotar para combate o crime organizado na cidade e garantir maior segurança à população?

Primeiro, precisamos melhorar a qualidade vida da poupalação em geral, qualificando e dando oportunidade de trabalho para os jovens, principalmente os que estão em situação de risco. Segundo, é aumentar o efetivo da Guarda Municipal de Santa Inês, treinando e qualificando os seus integrantes, e equipando-a devidamente, para auxiliar a Policia Militar - que é de competência do Estado -, e assim, juntos, possam estar mais presente e atuante nas comunidades, o que por si só já inibe a marginalidade. Terceiro, é apoiar a Policia na identificação de pontos de venda de drogas e exigir que seja feito um combate efetivo,permanente e duro. Para isso é preciso dar estrutura, condições necessárias para que o policial desenvolvo um trabalho efitivo e eficiente. Somos defensores de que a segurança pública não é uma responsabilidade unica do Estado: tem que haver a participarção do Município e o envolvimento da comunidade, da sociedade.
AGENCIA POLÍTICA REAL - A questão fundiária também é outro problema do município. O que o senhor pretende fazer para reverter essa situação?
A questão da regularização fundiária realmente precisa ter uma solução. O problema começou porque a prefeitura comprou terras, mas não sabe delimitar o espaço do que foi comprado. Estive, aí em Brasília, na Secretaria Nacional de Regularização Fundiária Urbana, no Ministéerio das Cidades, onde detectei que existe recursos para que seja feito um trabalho de georeferenciamento de áreas urbanas nas cidades. Então vamos fazer isto. E feito esse trabalho, vamos, juntamente com a Comissão de Desenvolvimento Urabano (CDU) da Câmara Federal lutar para colocar emendas de comissão ou emendas de bancada para que o muncipio possa comprar e/ou desapropriar as terras identifacadas no processo de regularização fundiária, oficializá-las no Cartório de Registro de Imóveis e depois doá-las para quem nelas resdiem.
AGENCIA POLÍTICA REAL - Deputado, em seu Plano de Governo que está sendo construído, que áreas o senhor pretende priorizar? O que o senhor pretende fazer principalmente na saúde e educação?

Bem, pretendo priorizar as áreas da Educação, da Cultura, do Esporte, do Lazer, e principalmente incentivar e valorizar a área da a agricultura familiar e o microempresário. Na área da Educação, por exemplo, pretendo implantar em Santa Inês o sistema de escolas em regime integral e estabelecer a meritocracia, ou seja: as escoals que tiverem melhores desempenhos ganharão salário extra, do porteiro ao diretor. Também queremos investir na capacitação permamentoe dos professores e pagar o piso salarial nacional da categoria, que eu defendi e votei à favor na Comissão Especial da Câmara Federal que tratou do assunto..

AGENCIA POLÍTICA REAL - ... e na área da área da sáude?

Nessa área, vamos ter que reabrir os hospitais da cidade, pois só tem um hospital aberto, que é o do prefrito. Queremos também setorizar o atenduimento: um hospitao vai funcionar como materno-infantil, outro como clínicas médcias, um outro hospital só para cirugia geral e de emergência, outro só com ortopedia e de neuro-cirurgia, e assim por diante.
AGENCIA POLÍTICA REAL - Deputado, qual qual a mensagem que o senhor vai levar para o palanque?

Que a partir de 1º de janeiro de 2013, quando tomar posse na Prefeitura de Santa Inês, vamos quebrar o retrovisor e olhar para o parabrisa, ou seja, não vamos perder tempo perseguindo adversários. Vamos trabalhar do primeiro ao último minuto do nosso mandato, sempre olhando para frente; contruindo o presente olhando para o futuro, e, sobretudo, amando a nossa cidade.

texto retirado do facebook de Wady Hadad Neto 
(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

0 comentários :

Postar um comentário