Teve
início na terça-feira (02), em Santa Inês, o curso “Excelência no Atendimento
ao Cliente”, promovido pelo Sebrae. Durante quatro dias colaboradores de
empresas do município, estarão passando por uma capacitação que mostra, na prática,
como deve ser o atendimento de qualidade em uma empresa. A oferta do curso se
justifica pela atual mudança de comportamento dos consumidores, que está mais exigente.
Um
dos primeiros questionamentos apresentados aos empresários que procuraram o
Sebrae busca esclarecer se o cliente deve ser bem tratado ou bem atendido. Segundo
Erivaldo Fonseca, consultor e instrutor do serviço, existe uma confusão sobre os
dois conceitos. “O treinamento deixa claro que tratar bem é uma questão de
educação e fazer um bom atendimento implica em resolver a necessidade do
cliente”, diferencia.
Durante
o curso, os participantes aprendem a realizar um bom atendimento –não apenas na
área de vendas, mas em todos os setores que compõem a empresa. Ao todo serão
trabalhadas dez habilidades essenciais ao profissional – e os sete pecados a
serem evitados.
A
chamada “fórmula” da satisfação do cliente, a análise do perfil psicológico do
cliente, e a transformação do cliente de experimentador a fiel usuário de um
serviço também são temas a serem trabalhados pelo curso.
Além
das aulas teóricas na sala de treinamento com dinâmicas e trabalhos em grupos, as
empresas representadas serão visitadas pelo consultor do SEBRAE Erivaldo
Fonseca.
O
gerente da regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz conta que esse tipo
de treinamento tem grande aceitação no mercado, uma vez que o retorno é
imediato para as empresas participantes. “O Sebrae busca o desenvolvimento e a
sustentabilidade dos negócios, entendendo que o sucesso da empresa também parte
de um atendimento de excelência”, avalia.
As informações e imagem são da Assessoria do SEBRAE