Discussões acirradas marcaram a sessão desta sexta-feira na
câmara de Santa Inês, além das indicações dos vereadores pedindo melhorias para
bairros da sede e zona rural do município, cinco projetos de lei entraram em
votação.
Quase todos provocaram discussões Os debates começaram com
o veto do prefeito, a emenda do projeto de lei, que pedia uma compensação
financeira aos estudantes de enfermagem que irão fazer estágio no hospital
público do município, proposta apresentada pelo vereador Aksom. Depois de reavaliada
a emenda, o plenário aprovou o veto.
Os ânimos ficaram exaltados também com a colocação em pauta
do projeto de lei do Prefeito Ribamar Alves, que pede a devolução de terras
públicas do município para a prefeitura de Santa Inês, segundo a justificativa
do projeto, são áreas de terra que foram doadas a grandes empresas e outros
órgãos, com a finalidade de implantar empresas e empreendimentos que
iriam gerar emprego e renda para o
município, no entanto, acabaram sendo ocupadas apenas por moradias e outros
fins privados, sem beneficiar a comunidade.
Como o assunto gerou muita divergência, o assessor jurídico
da prefeitura Antonio Nicolau Júnior,
foi chamado as presas para dar mais explicações, ao final dos debates, a lei foi aprovada com uma alteração proposta
pelo vereador Uchôa.
A criação do conselho
municipal de desenvolvimento ambiental, a autorização para leiloar veículos
e outros bens moveis do poder executivo e a criação da defesa civil do
município também passaram com ampla maioria de votos dos parlamentares
presentes. Todos são projetos de lei do prefeito.
Aprovado também o projeto
do vereador Aksom que dispõe da obrigatoriedade da contratação de
professores de educação física para alunos do ensino fundamental de escolas públicas
do município.
O projeto do vereador Ademarzinho pedindo a denominação do
mercado público do bairro da Coheb de Silvano Santos “o Macaco” também foi aprovado.
Assim como o projeto do vereador Antonio Silva criando a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado Água
Preta.
Fonte - Assessoria de
Comunicação da Câmara de Santa Inês